sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ex-presidente Lula diz que Obama deve humildemente pedir desculpas ao Brasil


obamadivulalta
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “muito grave” a denúncia de que os Estados Unidos espionaram e-mails e telefonemas de Dilma Rousseff. Ele afirmou que não opinará sobre como a presidenta deve agir em torno da questão, mas cobrou uma resposta clara de Barack Obama sobre o episódio.
“Nós, que passamos a vida inteira lutando por soberania, lutando por democracia, nós não podemos admitir, a pretexto nenhum, que um país se dê o luxo de ficar tentando gravar, copiar e-mails, telefonemas de um país como fizeram com a Dilma. Acho que a resposta americana não pode ser uma resposta via diplomacia porque a espionagem não foi via diplomacia. Espionagem foi espionagem. Cabe ao Obama humildemente pedir desculpas à presidenta Dilma e pedir desculpas ao Brasil”, disse, durante conversa com jornalistas na sede do Instituto Lula, na zona sul de São Paulo, após se reunir com deputados estaduais do PT.
A entrevista foi gravada antes da reunião entre os presidentes de Brasil e Estados Unidos, que mantiveram encontro particular em paralelo à reunião do G20 realizada hoje e amanhã em São Petersburgo, na Rússia. O Palácio do Planalto e a Casa Branca confirmam que Dilma e Barack Obama discutiram a questão, mas não dão detalhes sobre a conversa, realizada após a recente denúncia de que os norte-americanos interceptaram e-mails e telefonemas da chefe de Estado no âmbito do esquema de espionagem promovido pelo país.
“O que acho é que a soberania dos Estados está sendo colocada em risco com o comportamento americano”, acrescentou Lula, que lamentou o argumento do governo norte-americano de que a espionagem é necessária para proteger o mundo. “Os Estados Unidos não foram nomeados para serem xerifes do mundo. Ninguém pediu. Se quer saber alguma coisa da Dilma, que pergunte. Não tem que ficar bisbilhotando. Foi grave. Muito grave. Os americanos passaram do limite do respeito à soberania dos países. Sempre haverá no Brasil um vira-lata que acha que o Brasil pode tudo. Sempre haverá.”
O ex-presidente acredita que a denúncia expõe ainda a maneira como a Casa Branca enxerga o maior país da América do Sul. “A verdade é que os americanos não suportam o fato de o Brasil ter virado um ator global. No fundo, no fundo, o mais que eles aceitam é que o Brasil continue subalterno como sempre foi. Quando o Brasil cria orgulho próprio, cria a Unasul, não aceita a Alca, faz a união América do Sul-América Latina, os americanos acham que estamos incomodando.”
Após a denúncia, Dilma decidiu cancelar a viagem que diplomatas fariam no próximo fim de semana aos Estados Unidos para preparar a missão oficial da presidenta a Washington, o que colocou em dúvida a visita agendada para outubro.
Para Lula, o episódio serve também para mostrar a vulnerabilidade do sistema de transmissão de dados do Brasil. “É importante que a gente desafie nossas universidades, nossos cientistas, nossos pesquisadores a construírem e apresentarem ao governo um programa de comunicação que dê à presidenta a segurança de passar um e-mail para a filha dela e não tenha ninguém bisbilhotando, que faça um telefonema entre chefes de Estado e não tenha ninguém ouvindo esse telefonema.” As Informações são do Brasil 247.

Blog do Bill Art´s

Estatuto do Desarmamento reduziu a taxa de homicídios em 12,6%, afirma Ipea


desarmamento
Dez anos depois de virar lei, o Estatuto do Desarmamento provocou queda de 12,6% na taxa de homicídios do país, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os resultados do estatuto foram debatidos nesta quinta-feira (5) na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara.
De acordo com o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Daniel Cerqueira, há uma “relação de causalidade” entre a redução do número de armas com a queda dos homicídios. “Onde se tem uma maior difusão de armas de fogo aumenta a taxa de homicídios em 1% ou 2%”, disse.
Pelo estudo do Ipea, frisou Cerqueira, não há como relacionar, contudo, a redução dos crimes contra o patrimônio com o aumento do número de armas de fogo pelos cidadãos. “Ou seja, é uma lenda aquela história de que o pai de família armado vai dissuadir o criminoso de perpetrar os seus crimes. Isso, do ponto de vista empírico, não acontece no Brasil”.
O presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa, disse que a política de desarmamento é mais “ideológica do que técnica”. Ele questionou o estudo do Ipea e afirmou não ser possível estabelecer uma relação entre o número de armas de fogo e os índices de homicídios. “Arma não comete crime. Quem comete crime é o ser humano”, disse.
“A história de que a arma roubada do cidadão vai parar na mão do criminoso é uma prova disso. Se tenho um celular roubado, e ele vai para dentro de uma penitenciária, e ele é usado para um sequestro, a culpa é minha? Precisamos definir quem é vítima de verdade”, argumentou Barbosa. As informações são da Agência Brasil.

Blog do Bill Art´s

Bahia: mulher atacada com soda cáustica morre no Hospital


violencia contra a mulher - 4
A mulher que estava internada desde o final de julho após ter sido atacada com soda cáustica morreu nesta quinta-feira (5) no Hospital do Subúrbio em Salvador, segundo confirmou a unidade de saúde. Simone de Jesus Nogueira, de 30 anos, sofreu uma piora e não resistiu aos ferimentos. Ela sofreu queimaduras no tórax, abdômen, pernas e face e respirava com ajuda de aparelhos.
O crime aconteceu em Paripe, no Subúrbio, no dia 31 de julho, quando Simones aguardava um ônibus no ponto. Segundo a policia, o crime foi motivado por ciúmes do motorista do coletivo. Jurineide Oliveira dos Santos, de 39 anos, acusada de atacar Simone confessou o crime na 5ª Delegacia e disse que usou um produto conhecido como Tufão, que serve para desentupir pias e vasos para, atacar a vítima.
O motorista de ônibus que provocou os ciúmes de Jurineide também prestou depoimento e afirmou que não teve participação no crime. Além de estar namorando com a autora do crime, Olival Lima Santos, de 40 anos, estaria paquerando a vítima e é casado com uma terceira mulher.
Ainda segundo a 5ª Delegacia, a vítima do crime havia saído algumas vezes com o rodoviário, mas a família de Simone afirmou que não havia nenhum relacionamento entre os dois. Jurineide também ficou ferida no crime ao deixar derramar o produto no próprio pé. Ela já foi indiciada, mas como não foi presa em flagrante, vai responder pelo crime em liberdade. As informações são do Correio 24 horas.

Blog do Bill Art´s

Agora é oficial: Ministério da Agricultura declara Pernambuco livre da febre aftosa


febre aftosa
Pernambuco será declarado livre da febre aftosa, através de uma instrução normativa, efetivada nesta quinta-feira (5), pelo Governo do Estado. O documento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento oficializa o reconhecimento de sete estados brasileiros, tornando a carne livre da doença e própria para venda em qualquer estado do País. A solenidade acontece na sede provisória da administração estadual, instalada no Centro de Convenções, em Olinda.
De acordo com o órgão federal, o objetivo é ampliar a quantidade de abate e de comércio de carne, além de ampliar o número de criadores. A medida também visa o favorecimento de investimentos no setor. A liberação não elimina a política de vacinação, que deverá ser mantida para que o mal continue afastado dos animais.
Os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí também devem ser declarados livres da doença. O último caso de febre aftosa registrado em Pernambuco foi há 15 anos, no município de Itaíba. Para tornar o Estado uma área livre de febre aftosa foram investidos cerca de R$ 5 milhões por ano. As informações são da Folha Pernambuco.

Blog do Bill Art´s

MEC divulga guia da redação do Enem 2013

Enem-2013
O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, divulgaram nesta quinta-feira (5) o Guia do Participante Enem 2013, com as novas regras para a redação do exame. O ministro voltou a afirmar que na edição deste ano do exame haverá mais rigor na correção de redações das provas do que nos anos anteriores.
 “Se o jovem inserir no texto informações totalmente diferentes do que foi pedido, há grande risco de que ele tire zero. No ano passado, ele perdia só metade da nota”, alertou Mercadante.
Os candidatos poderão consultar o espelho da redação depois da divulgação dos resultados, conforme Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público Federal e o Ministério da Educação.
O Enem também prevê recursos de ofício, avaliados por uma dupla de corretores. Se a diferença máxima entre as notas de cada avaliador ultrapassar 100 pontos, um terceiro corretor será convocado. Até o exame de 2012, a discrepância limite era de 200 pontos. Nos casos em que permanece a distorção, o texto será avaliado por uma banca de três especialistas.
A participação prevista para o exame neste ano é de 7,2 milhões de estudantes. As informações são da Agência Estado.

Blog do Bill Art´s

Projeto do Deputado Adalberto Cavalcanti pode beneficiar zona rural de Pernambuco


adalberto em dormentes
Projeto de Lei (PL) que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), de autoria do deputado Adalberto Cavalcanti (PHS), determina que as empresas concessionárias como Compesa, Celpe, de telefonia e assemelhadas, deverão emitir e enviar mensalmente a fatura de seus respectivos serviços para as propriedades das zonas rurais dos municípios pernambucanos.
Em sua justificativa, o deputado afirma que, atualmente, as famílias que residem nessas áreas recebem suas contas de consumo, em especial, água e energia elétrica a cada 3 meses, implicando em uma conta de valores altos que acaba atrapalhando o planejamento financeiro. Para Adalberto, o projeto normatiza a obrigatoriedade de leitura desses consumos, para quê, de forma igualitária às cidades, tenha-se esse procedimento de leitura e envio de forma continua mensalmente. A proposta alivia, e muito, aquele povo que já é castigado com o sofrimento que a seca os impõe.
Para quem descumprir o estabelecido no PL, pode ser sofrer desde uma advertência, quando da primeira autuação da infração, até uma multa, que pode variar de R$ 1.000,00 (um mil reais) e R$ 10.000,00 (dez mil reais), a depender do porte do empreendimento, das circunstâncias da infração, e do número de reincidências, tendo seu valor atualizado pelo IPCA ou qualquer outro índice que venha substituí-lo.

Blog do Bill Art´s

Cassação: defesa de Julio Lossio já começou no TSE


julio lossio
O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), recorreu, nesta quarta-feira (4), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que cassou – por quatro votos a três – o seu mandato e o tornou inelegível por oito anos. No recurso impetrado no TSE, a defesa de Lossio contesta a acusação da coligação do PSB, que denunciou uma suposta entrega de terrenos do loteamento Terras do Sul à população, pela gestão municipal, no período eleitoral.
O prefeito nega que foi realizada a entrega/distribuição de lotes e alega que o ato público realizado no durante o período da campanha de 2012, não tinha intenções eleitorais e tratou-se, apenas, da “assinatura de uma sanção de desapropriação de área” para fins de regularização fundiária.
Para Lossio o que houve na verdade foi que a oposição, “induziu o TRE ao erro”, por isso, a decisão precisou de um voto de minerva.

Blog do Bill Art´s

Dilma Rousseff entregará casas do Programa Minha Casa Minha Vida em Ouricuri



A Presidenta Dilma afirmou  que o governo tomará as medidas investigativas cabíveis para apurar a informação de que empresas de telefonia teriam ajudado os Estados Unidos no processo de espionagem
Conforme foi anunciado pelo superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) no interior de Pernambuco, Martoni Sobral, o conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em Ouricuri está agendado para ser entregue a população no dia 07 de Outubro. Ainda faltando mais de mês para essa data, no entanto, 07 de Outubro é a data que já está fixada na agenda da presidente Dilma Rousseff para está em Ouricuri.
A data de inauguração das 821 casas foi divulgada na manhã dessa quarta-feira (04), na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Fernando Bezerra em Ouricuri, onde foi realizado um evento para sortear os contemplados no tocante a localidade que cada família irá ocupar nas Ruas do conjunto habitacional.(Blog Cariri Filho)

Blog do Bill Art´s

Parceria entre a Prefeitura e a UPE proporciona atividades práticas a estudantes e benefícios a idosos


Publicado em

DSC00882 
Aquecimento, alongamento, aferição de pressão, caminhada, e, por fim, a socialização, foram as atividades realizadas por idosos dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) Vó Pulú e Mimi Cruz durante a manhã desta quinta-feira (5), no Parque Municipal Josepha Coelho. A ação, realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Saúde, e a Universidade de Pernambuco (UPE), proporciona aos estudantes da disciplina de Promoção e Prevenção do curso de Fisioterapia a oportunidade de praticar os conhecimentos abordados em sala de aula.
A parceria entre os Centros de Convivência e a Universidade existe há aproximadamente um ano e meio e promove, além de atividades físicas, palestras, com o objetivo de estimular a independência dos idosos para que eles se mantenham ativos e saudáveis, evitando a redução da mobilidade e retirando o estigma de que as pessoas com mais de 60 anos de idade devem viver reclusas.
Para a professora da disciplina Promoção e Prevenção do curso de Fisioterapia da UPE, Denise Brito, estas atividades beneficiam os estudantes ao promover a aplicação do conteúdo teórico e o contato com o público-alvo que estudam. “Essa parceria permite que eles, quando se formem, saibam lidar com essa população, principalmente no que diz respeito à promoção e prevenção, pois ainda existe aquela visão de que fisioterapeuta é apenas reabilitador. Queremos mostrar aos estudantes que eles podem atuar dentro da atenção primária promovendo e prevenindo a saúde”, afirma.
 Os interessados em participar dos Centros de Convivência de Idosos devem realizar a inscrição nos próprios CCI´s (Vó Pulú e Mimi Cruz) ou na Diretoria de Atenção ao Idoso, portando as cópias de RG, CPF, Comprovante de Residência e duas fotos 3 x 4. O CCI Mimi Cruz está localizado na Rua 25, s/nº, bairro Alto do Cocar. Já o Vó Pulú fica na Rua Sizenando Coelho, nº30, Loteamento Eduardo. A Diretoria de Atenção ao Idoso funciona na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), na Rua Valério Pereira, nº 515, Centro.
Raoni Santos

Blog do Bill Art´s

Programa Tudo Limpo realiza mutirão de limpeza no bairro Vila dos Ingás

limpo 
Zelar da cidade, proporcionando aos moradores boas condições de saúde e segurança é uma das metas da secretaria de Infraestrutura de Petrolina, que esta semana está realizando mais um mutirão de limpeza do programa Tudo Limpo no bairro Vila dos Ingás.
O mutirão que foi realizado na última semana no bairro São José, está prestando serviços de limpeza com varrição, pintura de meio fio, capina, poda e retirada do lixo que fica acumulado nas vias.
“ Trabalhamos para manter a cidade limpa, realizando periodicamente a limpeza das vias públicas pelo programa Tudo Limpo”, reforça o secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha

Blog do Bill Art´s

Adutora do Parque Josepha Coelho é usada em replantio de mudas


Unidade Móvel De Atendimento Médico De Petrolina Estará Na Comunidade De Poço Da Cruz Na Próxima Segunda


unidade movel(1) 
A comunidade de Poço da Cruz será visitada pela equipe de profissionais da Unidade Móvel de Atendimento Médico, da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), nesta segunda-feira (09), somente no período da tarde.
A unidade visita as comunidades da zona rural do município, levando um médico e uma técnica de enfermagem. Os profissionais acolhem o paciente, mede a pressão arterial, dispensa medicamentos e solicita exames, caso seja necessário. Para se consultar, o paciente deve ir ao encontro da equipe, não é necessário realizar agendamento.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

Blog do Bill Art´s

Tudo Limpo realiza mais uma ação de limpeza

Cuidar da limpeza da cidade e proporcionar aos moradores condições mais dignas e seguras, são algumas das ações que vêm sendo desenvolvidas pela secretaria de Infraestrutura de Petrolina.
DSC_ 5943 01 

Nesta semana, as equipes do Programa Tudo Limpo além de promoverem mutirões de limpeza em bairros da cidade, também estão realizando mais uma ação pontual e que faz parte da rotina no roteiro de limpeza entre o Hospital de Traumas e o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. O local recebe o serviço de retirada de lixo e entulho, onde ao mesmo tempo, segundo o Secretário de Infraestrutura, devido ao costume irregular, populares continuam despejando resíduos, mesmo com o maquinário em execução de serviço.
“É preciso reforçar com a população que a cidade limpa traz inúmeros benefícios para todos, mas além disso, também temos que ter a consciência de que é dever nosso manter esses espaços bem zelados”, complementa Rocha.
Texto: Sheila Feitosa
Fotos: Gilson Santos

Blog do Bill Art´s

Funcionamento do River Shopping será normal no 7 de setembro

River_4 
O River Shopping, em Petrolina, irá manter o funcionamento normal no feriado de 7 de setembro – Proclamação da Independência do Brasil. As lojas abrirão das 10h às 22h; o Hiper Bompreço das 8h às 22h e a praça de alimentação e lazer das 10h às 22h. O Expresso Cidadão estará fechado.
Serviço:
River Shopping
Endereço: Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 100 – Centro – Petrolina-PE
Informações: (87) 2101-3737
LIDIANE DIAS

Blog do Bill Art´s

Homem morre afagado no Rio São Francisco


Homem morre afogado no rio São Francisco. O Instituto Médico Legal (IML) registrou o afogamento no final da tarde desta quarta-feira (04) no ponto das barquinhas orla de Petrolina.
De acordo com informações do instituto, repassadas pela família, a vítima sofria de distúrbios mentais. Manoel Pereira Ribeiro, de 43 anos, foi encontrado pelos próprios familiares que sentiram a sua falta.
(GRFM)

Blog do Bill Art´s

Serrote do Urubu é a primeira área rural a receber Ocupação Social


União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...