segunda-feira, 14 de agosto de 2017

EDIÇÃO GENÉTICA. ELA VAI ACABAR COM O MUNDO COMO O CONHECEMOS


  Em parceria com Le Figaro
 (photo: )

A mais recente, bem sucedida e promissora pesquisa de edição genética de embriões humanos a partir da técnica CRISPR foi dirigida por Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon (noroeste dos EUA) e fartamente noticiada no início do mês de agosto. O CRISPR permite eliminar do genoma determinadas sequências de DNA indesejadas, como genes que predispõem a algumas doenças. Nesta entrevista, o oncologista indiano Siddhartha Mukherjee alerta sobre os perigos que essa tecnologia representa.



Entrevista a: Daniel Mediavilla – Fonte: Jornal El País

O que acontece quando uma máquina aprende a ler e escrever seu próprio manual de instruções? Esta é a pergunta que o oncologista Siddhartha Mukherjee (Nova Delhi, Índia, 1970), vencedor do prêmio Pulitzer em 2010 por sua biografia do câncerO imperador de todos os males (Companhia das Letras) quer responder com seu último livro. Em O gene: uma história íntima (Companhia das Letras), este oncologista entrelaça três narrativas como em uma tripla hélice: uma pessoal, em torno de sua própria família, afetada por doenças mentais hereditárias; uma história que acompanha os cientistas e as experiências que deram origem à genética moderna; e uma chamada de atenção sobre como as tecnologias derivadas desse conhecimento podem mudar a sociedade, e a discussão necessária para que não tenhamos de nos arrepender do que aprendemos.
O oncologista indiano Siddhartha Mukherjee.
O oncologista indiano Siddhartha Mukherjee.

Imunologia, esquizofrenia e autismo
Em recente e importante congresso de câncer, realizado em Chicago, Mukherjee propôs diante de milhares de médicos um exemplo concreto da relevância dessa discussão. Os testes genéticos permitiram descobrir mutações que podem predispor a sofrer um tumor e em muitos casos melhorou o prognóstico. No entanto, também corre-se o risco de transformar o câncer em uma instituição total na qual o paciente é “constantemente vigiado” e a quem se recorda com frequência demais a ameaça da morte. É um caso em que o conhecimento do genoma pode condicionar a forma de viver nossa vida.
Daniel Mediavilla - Os nazistas utilizaram a poderosa ideia da genética para justificar seus delírios de limpeza racial e os soviéticos a rechaçaram, negando toda evidência científica, porque a consideravam uma ideia burguesa. Você reconhece agora o uso dessa ideia científica como justificativa para determinadas ideologias?
Siddhartha Mukherjee - A eugenia privatizada não é diferente da imposta pelo Estado. Só mudam os atores. Um dos últimos desenhos no livro (em que aparece uma família chinesa que só tem filhos homens) mostra o que acontece às populações humanas quando se privatiza a capacidade das pessoas de tomar decisões sobre as características genéticas de seus filhos. Que tenhamos desmantelado a eugenia estatal não significa que não sejamos capazes de propor as mesmas escolhas individualmente, e é igualmente perigoso.
DM - Se conseguimos desenvolver uma tecnologia para melhorar os humanos, tornando-os mais inteligentes ou mais bonitos, é possível evitar que as pessoas façam isso com seus filhos?
Dizer que um conhecimento é perigoso incita a buscá-lo.
SM - Acho que estamos rumando lentamente para uma nova era. Há poucos meses, a Academia Nacional de Medicina dos EUA tomou uma decisão muito interessante e muito importante. Estava-se debatendo se as alterações genéticas podiam ser permitidas em espermatozoides, óvulos e embriões humanos. Até agora, no Ocidente, decidimos que a engenharia genética é aceitável em células humanas desde que não mude permanentemente o genoma humano. Se em seu corpo você muda as células do sangue ou os neurônios ou as células do câncer, tudo isso não faz com que as mudanças se tornem parte permanente do genoma humano.

Com a CRISPR (uma nova ferramenta de edição do genoma] e outras tecnologias estamos chegando ao ponto em que podemos nos perguntar se deveríamos editar o genoma humano de forma permanente. E a academia decidiu permitir isso. Mas há algumas limitações. A primeira, a de que deveria haver uma relação causal entre o gene e o objetivo que tentamos alcançar. A maioria dos traços humanos têm sua origem em vários genes, efeitos ambientais, o acaso... Mas alguns são muito autônomos e para essas doenças em que há uma causa direta entre gene e a doença poderíamos tornar essas mudanças permanentes.
A segunda limitação é mais complicada. Diz que se permitiria realizar essas mudanças se houver um sofrimento extraordinário que se quer evitar. Mas sofrimento extraordinário segundo quem? Quem vai estabelecer os limites? É um sofrimento extraordinário ser mulher em uma sociedade em que se pode enfrentar uma discriminação pavorosa? Definiríamos o sofrimento extraordinário segundo uma doença? Ou perguntando às pessoas se estão sofrendo, se querem continuar vivendo assim? É uma decisão muito complicada e no fim tem a ver com quem somos, com como nos definimos.
DM - No livro, você fala dos problemas mentais hereditários que sofreu em sua família. Se tivesse a possibilidade de eliminar esse problema com edição genética, o faria?
SM - Não tenho nenhuma dúvida de que no futuro será possível encontrar uma relação entre doenças como a esquizofrenia ou o transtorno bipolar e talvez 10 ou 20 variantes de genes que, combinados, podem predizer que o risco de alguém sofrer essas doenças se multiplica por 10 ou 20. Uma vez que começarmos a conhecer essas combinações, o que vamos fazer?
Imagine um experimento no qual sequenciamos 10 ou 15 milhões de genomas humanos e, depois, para cada um desses 15 milhões, registramos as vidas dessas pessoas. Em seguida utilizamos técnicas de computação para cruzar essas informações e começamos a entender bem como essas combinações de genes – ou até mesmo a combinação desses genes com fatores ambientais – aumentam ou diminuem o risco de sofrer determinadas doenças. No final, você pode imaginar como em uma família como a minha 10 variantes genéticas em combinação multiplicam por 10 o risco de uma doença terrível. Você sequenciaria o genoma de seus filhos para ver qual carrega esse risco?
DM - Se eu puder fazer algo a respeito, seguramente sim. Se não, preferiria não saber. Já fazemos isso com a síndrome de Dawn, mas poderíamos começar a descartar particularidades genéticas muito mais sutis.
SM - Depende do que você considere poder fazer algo a respeito ou mudar algo. Uma das possibilidades, que teremos à disposição logo, pode ser algo como selecionar embriões e só implantar aqueles que não têm determinadas combinações de genes.
DM - Mas já fazemos isso. Quase não nascem mais pessoas com síndrome de Down.
SM - Verdade. Já fazemos isso com as trissomias (presença de três cromossomos e não dois como seria o normal), mas poderíamos fazer com particularidade genéticas muito mais sutis. Acho que só veremos isso daqui a 10 ou 15 anos.
Já o fazemos com a síndrome de Down, mas poderíamos começar a descartar particularidades genéticas bem mais sutis.
DM - E você concorda com isso?
SM - Não estou seguro de que tenhamos nem a compreensão científica nem humanística do que vai acontecer uma vez que comecemos a adotar essas tecnologias. Acredito que o público crê que os genes produzem características, que são iguais a características, e claramente esse não é o caso. Agora sabemos que para a maioria das características humanas o normal é que vários genes ajam em conjunto e que o ambiente desempenhe um papel muito importante. Tampouco creio que tenhamos uma compreensão humanística sobre o tipo de mundo em que viveremos uma vez que começarmos a levar a cabo esse tipo de manipulação. O que aconteceria se essas tecnologias só estivessem disponíveis para os ricos? Teríamos uma sociedade que não só estaria dividida por uma brecha econômica como também as novas tecnologias criariam uma subclasse genética. Me parece que o perigo é enorme. Não sou pessimista sobre o poder de utilizar essas tecnologias genéticas tão potentes para curar doenças, mas também creio que todos nós deveríamos parar para pensar antes de avançar com demasiada rapidez em direção a esse futuro.
DM - Quando se fala de edição genética, parece aceitável empregá-la para curar uma doença, mas há mais dúvidas se a intenção é melhorar alguém que já está bem.
SM - O que você está perguntando é onde está a fronteira entre a doença e a normalidade. Essa linha mudou durante nossa própria vida. A homossexualidade era considerada uma doença até pouco tempo atrás. Vinte anos depois, no ocidente, percebemos que é fundamentalmente uma variação humana. Em muitas sociedades ainda é considerada uma doença e você pode ser morto por causa disso. As linhas entre a normalidade e a doença são flexíveis. A pergunta é como começaremos a saber o que significa um sofrimento extraordinário para você. Quem pode definir isso? O Estado vai fazer uma lista. As linhas são flexíveis. Quem vai delimitá-las?
Não conheço as respostas mas sei que não cabe aos cientistas responder a essas perguntas sozinhos. Estamos capacitados para desenvolver uma tecnologia, para explorar a natureza e criar novas tecnologias. Mas não estamos preparados para compreender as imensas implicações dessas tecnologias, particularmente do genoma humano, que é o que mais temos de humano. Nossa decisão para intervir nisso não pode ser tomada apenas por cientistas. Tem que ser um processo político muito mais amplo. E para fazer isso precisamos do vocabulário, dos antecedentes, da história, e precisamos compreender as limitações e pensar sobre o futuro. É disso que o livro fala.
DM - Jennifer Doudna, uma das criadoras do sistema de edição Crispr, disse ser uma sorte o fato de não conhecermos em detalhes a origem genética de traços complexos como a inteligência, porque isso tornaria impossível um programa de melhoria humana. Há conhecimentos que é melhor não obtermos?

SM - Eu também tenho um conflito com essa pergunta. Acho que dizer que certo conhecimento é perigoso leva imediatamente alguém a buscá-lo e disseminá-lo, o que o torna mais sedutor. Por outro lado, creio que há ideias que são fundamentalmente perigosas, e precisamos de uma compreensão profundamente humanística dessas ideias antes de começarmos a explorá-las como se fosse algo sem maior relevância.
As linhas entre a normalidade e a doença são flexíveis. Quem as vai delimitar?
Um exemplo: a inteligência é um conceito popular com uma longa história, que em parte também é depreciável. Depreciável porque uma das capacidades que os nazistas queriam medir e melhorar era justamente essa. Mas agora é um conceito popular, o utilizamos em conversas informais. Quando os cientistas utilizam a palavra inteligência, têm que pegar esse conceito e fazer um código e convertê-lo em algo que se possa definir e medir. No momento em que dissermos que a inteligência é algo sobre o que não se pode falar, alguns cientistas dirão: ‘Não, vou estudar justamente esse problema’.
O que quero fazer com esse livro é dar um passo atrás e pensar na linhagem desse conceito popular do gene, de onde ele vem, como se utilizava no passado, se estamos utilizando com precisão quando um cientista transforma esse conceito popular em uma medida.
Minha ideia não é restringir o conhecimento, não acredito nisso. Minha ideia é explorar desde o fundamental como obtemos o conhecimento, o que significam as palavras. Para que quando comecemos a utilizar palavras como inteligência, reconheçamos que há uma história por trás do uso dessa palavra na ciência, e que se vamos ter um debate público pediria que paremos um segundo e falemos sobre a transformação de um conceito popular em uma medida científica. Porque se não reconhecermos essa transição, cometeremos muitos erros horríveis. Não quero restringir o conhecimento, mas sim reconhecer a anatomia do conhecimento.(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS

INSPIRADOS NO PODEMOS, GRUPOS DE ESQUERDA LANÇAM O MOVIMENTO “VAMOS!”


Um novo movimento está nascendo na esquerda brasileira. Vários integrantes de partidos políticos, movimentos sociais, estudantis, além de intelectuais se juntaram para discutir os projetos para o País e o futuro da esquerda no Brasil.
O grupo fará uma série de debates em locais públicos, que serão transmitidos ao vivo pela internet e com participação de internautas. 
O site foi batizado de Vamos! e é inspirado no movimento que originou o partido Podemos, na Espanha, que tem como um dos pilares a horizontalidade. O primeiro debate está previsto para 26 de agosto em São Paulo. Já há outros programados em Belém, Recife, Rio, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte.
A articulação para criação do movimento surgiu da Frente Povo Sem Medo, que tem entre os seus líderes o filósofo Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O Vamos! contará também com integrantes de PSOL, PT, PCB, UNE, Uneafro, CUT, Intersindical, MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e outros.
"A ideia é assegurar uma participação que não seja restrita a militantes. Essa ferramenta de rede permite que mais gente participe, pessoas que às vezes não têm o costume de se organizar e atuar em movimentos de rua", explicou Guilherme Boulos à Folha sobre o movimento. "A gente entende que há uma demanda de participação política na sociedade, em especial na juventude, e que isso tem se expressado muito por rede social", acrescentou. 
Do mundo político virão representantes do Podemos espanhol, os petistas Tarso Genro e Lindbergh Farias, Luiza Erundina e Chico Alencar, do PSOL, e outros. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

GOVERNADOR DO CEARÁ CLASSIFICA CORTES NO BOLSA FAMÍLIA COMO “CRIME”


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), definiu como "um crime" o corte do governo Temer no programa Bolsa Família. Em entrevista à TV Ceará, ele afirmou que não são os mais pobres que devem pagar a conta da crise econômica do País.
"Fiquei muito triste com a notícia que foi veiculada nos meios de comunicação. Pra mim isso é um crime. Na situação do Brasil, quem deve pagar a conta dos erros da má administração do País não é a classe mais pobre, os mais humildes. Infelizmente é o que tá acontecendo", criticou.
Na maior redução de beneficiários da história do programa, o governo atingiu 543 mil benefícios em todo o Brasil com o corte anunciado. Os estados mais afetados foram São Paulo (100.699), Bahia (57.451), Minas Gerais (47.227) e Ceará (41.691).(247).

Blog do BILL NOTICIAS

EX-MINISTRA ALEMÃ VAI DENUNCIAR, NA EUROPA, GOLPE E PERSEGUIÇÃO A LULA

Foto: João Heitor

 Em viagem ao Brasil para participar de uma série de eventos, a jurista, ex-deputada e ex-ministra da Justiça da Alemanha Herta Däubler-Gmelin anunciou nesta segunda-feira 14, durante encontro com a presidente eleita Dilma Rousseff, que pretende denunciar na Europa o golpe parlamentar contra ela e a perseguição judiciária contra o ex-presidente Lula. 
"Estou chocada como esses fatos não chegaram na Alemanha e na Europa geral. Vou procurar os partidos, vou relatar estes fatos, buscar os jovens, pedir ajuda às redes sociais, para que possamos refletir sobre o caráter de tudo que está acontecendo aqui" disse, segundo post sobre o encontro feito na página de Dilma no Facebook.
Ela já havia dito à imprensa alemã que o "Brasil é outro mundo". Na semana passada, ela declarou que "há dúvidas sobre a isenção da Justiça no Brasil".
A Dilma, a ex-ministra alemã afirmou ainda que a comunidade política de seu país não conhece a verdade sobre o impeachment no Brasil. Nem sobre o caráter do golpe parlamentar ocorrido em 2016, nem sobre a situação atual do país e a crise política, econômica e institucional, ou mesmo as estratégias persecutórias para impedir Lula de ser candidato em 2018.
Ela incentivou a presidente deposta: a senhora tem que ir imediatamente à Alemanha, conversar com seus líderes, é muito grave o que está ocorrendo no Brasil.
As duas líderes políticas conversaram durante mais de uma hora na sede da Fundação Perseu Abramo, ao lado da representação brasileira da Fundação Frederich Ebert Stiftung.
A ex-ministra quis ouvir de Dilma os detalhes políticos do impeachment, após ter recebido do ex-ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, os aspectos jurídicos que particularmente lhe interessam. Herta Däubler-Gmelin é professora de Ciência Política da Universidade Livre de Berlin, presidindo o Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos do Partido Social democrata da Alemanha.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Jovem é violentada após falsa entrevista de emprego em Camaragibe

Estudante de 19 anos apresentava escoriações e queimaduras em todo o corpo, além de um corte profundo no pescoço
Mulher foi encontrada em um matagal
Mulher foi encontrada em um matagalFoto: Reprodução/Facebook

Uma estudante de radiologia foi encontrada com sinais de violência, na manhã desta segunda-feira (14), em um matagal no bairro do Timbi, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A jovem de 19 anos estava desaparecida desde a manhã do último sábado (12), quando saiu de casa para uma suposta entrevista de emprego em uma academia.

A mulher, que foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, apresentava escoriações e queimaduras em todo o corpo, além de um corte profundo no pescoço. Ela foi socorrida e levada ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área Central do Recife, onde passou por diversos exames, além de uma cirurgia para a reconstrução do pescoço. 

O estado de saúde é considerado estável e a estudante, que está sedada, permanece na sala de recuperação. O cunhado da vítima, José Diniz, de 53 anos, informou que a jovem foi abordada por um homem, na última sexta-feira (11), quando chegava no curso técnico. "O homem ofereceu um trabalho de recepcionista para ela. Ele disse que ela era bonita, alta e que poderia trabalhar em uma academia no bairro de Boa Viagem", comentou o cunhado.

José Diniz informou que o homem marcou de encontrar com a jovem, no sábado (12), às 10h, em frente à Prefeitura de Camaragibe. "Ele disse que ela fosse para entrevista usando roupa de malhar", comentou. No dia do desaparecimento, o cunhado informou que ela acordou cedo e informou para a mãe que estava indo para a entrevista de emprego. 

"Ela juntou todos os documentos, como carteira de trabalho e identidade, e ligou, do telefone da mãe, para o rapaz ", disse o cunhado. Os familiares começaram a ficar preocupados quando a jovem não retornou para a casa e chegaram a ligar para o homem que teria oferecido a proposta de emprego. O homem, que se apresentou como Riquinho, disse que não encontrou a jovem e depois não atendeu às ligações.

Buscas foram feitas no Instituto Médico Legal (IML), em hospitais da região, no HR e em delegacias. Os familiares fizeram uma publicação no Facebook para tentar localizar a jovem. Eles informaram que outras mulheres informaram, na publicação, que foram abordadas pelo mesmo homem, que usava uma calça jeans preta, camisa vermelha e sandálias Havaianas de cor azul.

"Ele tem 1,68m, branco, cabelo liso castanho escuro, aparenta ter entre 25 e 30 anos, rosto com espinhas e dentes salientes", diz trecho da nota. Somente nesta segunda a jovem foi encontrada e, imediatamente, levada para o Hospital da Restauração. A família prestou queixa do desaparecimento da jovem na Delegacia de Camaragibe, no domingo (13). A Polícia Civil de Pernambuco já começou a investigar o caso.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Sebrae abre vagas para processo seletivo com salário de até R$ 6.739,62

Inscrições devem ser feitas por meio da internet - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

26 deste mês, para o processo seletivo da instituição. As oportunidades são destinadas para cargos de nível superior. 
A seleção formará cadastro de reserva para 12 diferentes cargos de analista I e II. As remunerações variam de R$ 4.222,61 a R$ 6.739,62.
Os interessados devem acessar o site da Concepção Consultoria Especializada - empresa que realizará a seleção - e efetuar a inscrição até as 23h59. A taxa de inscrição é de R$ 65.
A jornada de trabalho dos cargos disponíveis é de 40 horas semanais. Há vagas para Salvador, mas alguns aprovados poderão ser destinados a outras cidades baianas, a depender da demanda.
Atuação
Segundo a assessoria de comunicação do Sebrae, será possível atuar em diversas áreas, como a jurídica, a de tecnologia da informação e de comunicação, a de administração, de atendimento e orientação empresarial, de gestão de projetos e de suporte administrativo e financeiro.
Os cargos que compõem a seleção estão disponíveis em cadastro de reserva para ampla concorrência e para pessoas com deficiência (PCD).
Seleção
O processo seletivo é composto de três etapas. A primeira é a de avaliação de conhecimentos, com provas objetivas e questão discursiva, prevista para o dia 10 de setembro. Os candidatos habilitados nesta etapa seguirão para a próxima, de avaliação curricular e documental, que também tem caráter eliminatório e classificatório.
Os candidatos com maior pontuação acumulada nas duas primeiras etapas serão convocados para a entrevista individual por competências.
Benefícios
Além do salário, os colaboradores têm benefícios de assistência médica e odontológica com coparticipação, previdência privada (facultativa), seguro de vida, vale transporte, auxílio alimentação e/ou refeição e auxílio creche/escola.
As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no comunicado nº 01/2017, no site da Concepção Consultoria Técnica Especializada. (Via:atarde.uol).


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina abre processo seletivo para contratação de estagiários em diversas áreas


A Prefeitura de Petrolina abriu inscrições para processo seletivo para a contratação de 204 estagiários remunerados. As vagas são para níveis médio, técnico e superior nas seguintes áreas: Administração; Arquitetura; Ciências Contábeis; Ciências da Computação; Jornalismo, Publicidade e Propaganda; Direito; Economia; Educação Física; Engenharia Agronômica; Engenharia da Computação; Engenharia Química; Geologia; Pedagogia; Comunicação Social; Serviço Social; Magistério; Técnico em Administração; Técnico em Alimentos; Técnico em Edificações; Técnico em Agricultura; Técnico em informática.  
Os estagiários selecionados, que cumprirão carga de seis horas diárias, receberão uma bolsa de R$500, além de auxílio transporte.  As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site da Facape (www.facape.br), até as 18h do dia 25 de agosto deste ano.  O processo seletivo será composto de uma única etapa de caráter classificatório e eliminatório que será uma prova objetiva com 30 questões do tipo múltipla escolha, para outras informações, o candidato deve acessar o edital (http://www2.petrolina.pe.gov.br/new/diariooficial.html)
Poderão participar desse processo seletivo os estudantes de nível superior que estejam cursando a partir do 3° período; os estudantes dos níveis médio e técnico que estejam cursando a partir do 1° ano de curso e os estudantes do normal médio que estejam cursando a partir do 2° ano.
Todas as informações relativas à seleção, editais, comunicados, convocações, avisos, resultados, homologação, e eventuais alterações no edital serão publicados no Diário Oficial do Município e no site da Facape, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

ZANIN: CANDIDATURA DE LULA DEVE RESULTAR DE SUA ABSOLVIÇÃO


O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu entrevista conjunta ao 247 e ao Diário do Centro do Mundo (DCM). Em conversa com os jornalistas Paulo Moreira Leite e Joaquim de Carvalho, Zanin voltou a apontar ilegalidades na decisão do juiz Sérgio Moro que condenou Lula a nove anos e meio de prisão, mais pagamento de multa de R$ 16 milhões na ação penal do caso do triplex do Guarujá.
Segundo Zanin, a própria sentença de Moro revela sua "inconsistência jurídica". "É preciso lembrar que a sentença não aponta nenhum ato de ofício praticado pelo ex-presidente Lula e nenhum benefício patrimonial. Mais do que isso, ela (sentença) reconhece que Lula não recebeu qualquer valor proveniente de contratos firmados entre a Petrobras e a OAS", diz Zanin. "Só esse fato teriam 2 consequências jurídicas: primeiro, nega a competência da Lava Jato para apreciar o caso. Segundo, (...) se a sentença não aponta o ato de ofício, o benefício patrimonial (recebido por Lula), a sentença tem que ser anulada", disse.
"A prova da culpa cabe ao Ministério Público fazer. Neste caso, não só o Ministério Público não apresentou a prova da culpa, mas como nós apresentamos a prova da inocência. Nós ouvimos 73 testemunhas, nenhuma delas fez qualquer afirmação que pudesse envolver o ex-presidente Lula em contratos firmados pela Petrobras ou ao benefício patrimonial relacionado a esse chamado triplex do Guarujá. Tanto é verdade que em suas alegações finais, o Ministério Público reconheceu a dificuldade probatória", afirmou o advogado.
Para Zanin, a candidatura de Lula em 2018 deverá ser decorrente de sua absolvição, na segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). "Nós fizemos a prova da inocência no processo. Lamentavelmente, a sentença não reflete o conteúdo do processo. Mas nós temos a expectativa de que esta prova inocência será apreciada numa instância superior e que o ex-presidente Lula seja absolvido. Então, a questão eleitoral tem que ser uma consequência da absolvição", afirmou. 
"Você não pode tratar o processo penal como um processo em que pode prevalecer uma posição política. Isso não pode acontecer, porque se hoje isso prejudica o ex-presidente Lula, poderá prejudicar qualquer cidadão", acrescentou Cristiano Zanin.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Cerca de 50 cegonheiros continuam parados na orla da Zona Sul

Eles ocupam as faixas de estacionamento em protesto contra a contratação de profissionais de outros estados para o escoamento da produção da Jeep-Fiat, em Goiana, na Mata Norte
Caminhão parado em Boa Viagem, na Zona Sul
Caminhão parado em Boa Viagem, na Zona SulFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Cerca de 50 caminhões-cegonha permanecem estacionados entre a orla de Piedade e a de Boa Viagem, na Zona Sul, na altura do Hospital da Aeronáutica e da Antônio Falcão, aguardando o Governo do Estado atender o pedido de reunião com os diretores do movimento. Eles ocupam as faixas de estacionamento em protesto contra a contratação de profissionais de outros estados para o escoamento da produção da Jeep-Fiat, em Goiana, na Mata Norte.

Os veículos saíram do Centro do Recife na madrugada do sábado (12) e se juntaram aos demais que já estavam por lá. Eles atenderam a decisão da Justiça de saírem das ruas do Centro nas últimas 72h.

Leia também:
Cegonheiros saem do Centro do Recife e continuam protesto em Boa Viagem
Cegonheiros agora também estão na avenida Boa Viagem, na Zona Sul


Segundo informações da assessoria de imprensa do Sindicato dos Transportadores Autônomos e Micro Empresas de Veículos Congêneres do Estado de Pernambuco Cegonheiros (Sintraveic-PE), na última segunda-feira (7) foi protocolado um pedido de audiência com o Governador e, assim, eles continuaram parados até serem ouvidos.

Próximo ao semáforo que dá acesso à Av. Armindo Moura, o enfileiramento de carros é maior do que em relação aos outros pontos. Já em frente ao Parque Dona Lindu, banhistas se preocupavam com o número de vagas ocupado pelos caminhões. “A gente fica pensando nos horários de pico, porque eles estão em quatro vagas, pelo menos, mas também no direito deles de reivindicar”, ponderou a esteticista Ana Ferreira, que mora em Boa Viagem. (Folhape).

Trânsito intenso ainda em Piedade, Jaboatão dos Guararapes
Trânsito intenso ainda em Piedade, Jaboatão dos GuararapesFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Cegonheiros parados em Boa Viagem, na Zona Sul
Cegonheiros parados em Boa Viagem, na Zona SulFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Blog do BILL NOTICIAS

Unidades de Saúde em Petrolina vão sofrer interdição ética do Cremepe

A plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) homologará na próxima plenária geral da entidade, nesta segunda-feira, 14 de agosto, o indicativo de interdição ética das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pedrinhas e Bebedouro, localizadas em Petrolina. A decisão foi tomada após fiscalização do Conselho solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A partir do indicativo a gestão das unidades terá que apresentar em até 30 dias um cronograma de regularização, de acordo com as considerações do relatório de fiscalização do Cremepe.
Vale salientar que o Simepe realizou uma Assembleia Geral em Petrolina, onde ficou deliberado que solicitaria ao Cremepe a fiscalização das unidades básicas da Zona Rural do município denunciadas por não apresentarem condições de trabalho para o exercício da medicina. O Conselho recebeu a solicitação e em 19 de julho fiscalizou as quatro unidades solicitadas, destas, duas indicou a interdição ética dos serviços. Baseado na Resolução CFM Nº 2062/2013 os “estabelecimentos médicos de qualquer natureza, quando não apresentarem condições mínimas exigidas para o exercício ético da medicina estabelecidas na Resolução N° 2056/2013 e de atendimento adequado para população podem ser passiveis de interdição ética”.
Assim, o indicativo de interdição ética ocorrerá por falta de adequação do ambiente físico e de edificações que permitam o trabalho médico com salubridade, segurança e inviolabilidade do sigilo profissional.
AGRAVANTE – UBS Bebedouro, localizada no Projeto Bebedouro S/N, Vila NS2 já foi  interditada em novembro de 2015 após desabamento. Os funcionários foram realocados para outra estrutura em 2016 com nova interdição por desabamento. Até que em março deste ano (2017) a unidade passou a funcionar em duas salas improvisadas. A primeira funciona o pré-atendimento, atendimento de enfermagem, vacinas, farmácia, prevenção, arquivo e administrativo. A espera para consulta é na calçada, com marcação em área aberta na frente da unidade onde só existe uma banca e duas cadeiras.
A plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) homologará na próxima plenária geral da entidade, nesta segunda-feira, 14 de agosto, o indicativo de interdição ética das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pedrinhas e Bebedouro, localizadas em Petrolina. A decisão foi tomada após fiscalização do Conselho solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A partir do indicativo a gestão das unidades terá que apresentar em até 30 dias um cronograma de regularização, de acordo com as considerações do relatório de fiscalização do Cremepe.
Vale salientar que o Simepe realizou uma Assembleia Geral em Petrolina, onde ficou deliberado que solicitaria ao Cremepe a fiscalização das unidades básicas da Zona Rural do município denunciadas por não apresentarem condições de trabalho para o exercício da medicina. O Conselho recebeu a solicitação e em 19 de julho fiscalizou as quatro unidades solicitadas, destas, duas indicou a interdição ética dos serviços. Baseado na Resolução CFM Nº 2062/2013 os “estabelecimentos médicos de qualquer natureza, quando não apresentarem condições mínimas exigidas para o exercício ético da medicina estabelecidas na Resolução N° 2056/2013 e de atendimento adequado para população podem ser passiveis de interdição ética”.
Assim, o indicativo de interdição ética ocorrerá por falta de adequação do ambiente físico e de edificações que permitam o trabalho médico com salubridade, segurança e inviolabilidade do sigilo profissional.
AGRAVANTE – UBS Bebedouro, localizada no Projeto Bebedouro S/N, Vila NS2 já foi  interditada em novembro de 2015 após desabamento. Os funcionários foram realocados para outra estrutura em 2016 com nova interdição por desabamento. Até que em março deste ano (2017) a unidade passou a funcionar em duas salas improvisadas. A primeira funciona o pré-atendimento, atendimento de enfermagem, vacinas, farmácia, prevenção, arquivo e administrativo. A espera para consulta é na calçada, com marcação em área aberta na frente da unidade onde só existe uma banca e duas cadeiras.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: ROMBO DA PREVIDÊNCIA É INCOMPETÊNCIA DE TEMER

Foto: Filipe Araújo

Em discurso na quadra da Império Serrano, em Madureira, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula disse neste sábado que Michel Temer é culpado pelo rombo na Previdência Social, que o problema é "resultado da incompetência" do governo, que "está de forma pouco democrática governando o país".
Ele afirmou que a reforma da Previdência proposta por Temer "não pode jogar em cima do trabalhador" a responsabilidade pela crise.
"No meu governo, a previdência social foi superavitária pela quantidade de empregos que criamos, pelo aumento do salário mínimo. Quando cresce emprego e salário mínimo, cresce a contribuição previdenciária. Não podemos aceitar que tentem jogar em cima do trabalhador a responsabilidade pela falta de dinheiro da previdência. É resultado da incompetência dessa gente que está de forma pouco democrática governando o país", afirmou Lula em evento da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Lula disse que vai "brigar" para ser candidato em 2018. "Eu vou provar que esse país pode voltar a sorrir, a ser respeitado, a voltar a ter a Petrobras como uma empresa brasileira".
O ex-presidente prometeu ainda que fará a regulação dos meios de comunicação. E anunciou que no próximo dia 17 embarcará numa viagem de 22 dias pela região Nordeste, para "conversar com o nosso povo". No futuro, pretende fazer incursões às regiões Sul e Sudeste.(247).

Blog do BILL NOTICIAS


A meta de Temer é a que ele conseguir


Michel Temer é aquele aluno que passa de ano com a nota que conseguir porque é o dono da escola. Se a média for seis e ele tirar seis, ótimo. Mas se levar cinco, passa assim mesmo. Se conseguir quatro, três, dois, um, zero... tanto faz porque ele já está aprovado por antecipação.
Portanto, se a nota meta fiscal de 2017 vier a ser de um rombo de R$ 159 bilhões, como quer a equipe econômica, ou de R$ 170 bilhões negativos, como defende o senador Romero Jucá (PMDB-RO), não faz a menor diferença. Temer e seu ministro Henrique Meirelles continuarão dizendo que estão ajustando as contas públicas enquanto produzem o maior desastre fiscal da história do País. E o mercado fingirá que nada está acontecendo até o inevitável estouro da boiada – que provavelmente será atribuído ao "risco Lula".
Nunca é demais lembrar que Temer chegou ao poder depois da construção de uma farsa: a de que a presidente Dilma Rousseff havia quebrado o País com as suas "pedaladas fiscais". Pois no primeiro mandato de Dilma os resultados das contas públicas foram quase sempre positivos, com ganhos de R$ 128,7 bilhões em 2011, R$ 105 bilhões em 2012, R$ 91,3 bilhões em 2013 e um pequeno déficit de R$ 32,5 bilhões em 2014. Saldo final: R$ 292,5 bilhões, no azul.
Depois disso, ela não mais governou. Em 2015, o Brasil foi comandado pela política do "quanto pior, melhor", fruto da aliança entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que cavou um rombo fiscal de R$ 111,2 bilhões. Em 2016 e 2017, os dois anos da gestão Temer-Meirelles, os rombos acumulados serão de R$ 315 bilhões ou R$ 335 bilhões, a depender do tamanho da meta. Ou seja: ambos terão jogado fora tudo aquilo que Dilma conseguiu economizar. E se isso não bastasse ainda estão programando para 2018 um rombo na casa de R$ 159 bilhões.
Por mais que os números provem que a política fiscal de Dilma foi muito mais consistente e responsável do que a de Temer, o discurso hegemônico será o de que a "nova matriz econômica", dos ex-ministros Guido Mantega e Nelson Barbosa, quebrou o Brasil. Com Dilma, no entanto, a arrecadação federal era de 22% do PIB. Com Temer e Meirelles, ela caiu para 20% justamente porque se produziu uma depressão econômica inédita na história do País. Isso significa que o governo federal está arrecadando R$ 130 bilhões a menos por ano, com impostos e contribuições.
Por mais que tenha ampliado desonerações, Dilma governava com o objetivo de manter a economia aquecida, garantindo empregos, investimentos e programas sociais. Com Temer, o investimento público foi reduzido a praticamente zero e o pequeno colchão de proteção social vai sendo liquidado. O Brasil perde de 7 a 1, mas finge estar vencendo o jogo. Paradoxalmente, a mudança de poder provocada pelo rentismo poderá levar ao estouro da dívida interna. A ver. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Presos dois homens após carro roubado capotar em Olinda

Dupla dirigia um Mitsubishi ASX branco que tinha sido roubado no bairro da Encruzilhada, na última sexta-feira (11). Ninguém ficou ferido


Carro capota em Olinda
Carro capota em OlindaFoto: Cortesia/ Whatsapp


Dois homens foram presos após o carro roubado que dirigiam capotar durante fuga da polícia em Olinda, neste domingo (13). De acordo com a Polícia Civil, a dupla dirigia um Mitsubishi ASX branco, com placa PGF-0707, que tinha sido roubado no bairro da Encruzilhada, na última sexta-feira (11).

O acidente aconteceu na avenida Olinda, na altura de um posto de gasolina, no bairro de Santa Tereza, na entrada do município, por volta das 15h40. Não houve vítimas. Um segundo carro, também roubado na Encruzilhada, um Fiat Siena branco, com outros dois suspeitos dentro, conseguiu fugir da equipe da Polícia Militar.

A dupla detida foi levada para a Delegacia do Varadouro, que está verificando de quem será a responsabilidade pela investigação do caso, já que o roubo ocorreu no Recife e o acidente em Olinda. A apuração inicial é que os quatro suspeitos roubaram os dois carros na sexta-feira para praticar assaltos durante o final de semana.

Neste domingo, um policial militar que transitava em sua motocicleta percebeu a atitude suspeita dos dois homens no Mitsubishi ASX e seguiu o carro solicitando apoio do 1º Batalhão de Polícia Militar. O reforço identificou os carros roubados e iniciou a perseguição. Há a informação de que os veículos bateram em outros oito durante a fuga. Em um deles, estariam duas crianças, que saíram ilesas. Em outro, estava uma idosa, que também não se feriu, mas ficou bastante nervosa com a situação.

Há ainda a informação que um Celta ficou completamente destruído. A guarda municipal de trânsito de Olinda só confirmou uma batida, na rua do Sol, no bairro do Carmo. Não há detalhes sobre esse acidente.

Até as 17h30, o veículo ainda não havia sido removido do local. Guardas de trânsito estavam orientando o tráfego na via. (Folhape).

Carro capota em Olinda
Carro capota em OlindaFoto: Cortesia/ Whatsapp



Carro capota em Olinda

Carro capota em OlindaFoto: Cortesia/ Whatsapp
Carro capota em Olinda
Carro capota em OlindaFoto: Priscilla Aguiar/ Portal FolhaPE



Blog do BILL NOTICIAS







Sobradinho: Seca no Velho Chico deixa balneário com paisagem irreconhecível



Como este Blog já mostrou, as ilhas da região estão sendo modificadas assustadoramente por conta da baixa no Rio São Francisco. Um dos principais pontos turístico de Sobradinho, no norte da Bahia, o Balneário de Chico Periquito também está com sua paisagem irreconhecível.

Onde era água há pouco tempo, agora os moradores improvisaram um campinho de futebol. Muitas pedras, antes submersas, agora estão à vista, e os pescadores encontram dificuldades de conseguir tirar do rio o seu sustento – o peixe, prato principal servido nas barracas. O cenário é de preocupação. (fotos/Marco Aurélio). (C.Britto).


Blog do BILL NOTICIAS

Mulher de Cunha negocia delação para salvar marido


Acusada pelo Ministério Público Federal (MPF) de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas, mas absolvida pelo juiz Sérgio Moro, a mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, jornalista Cláudia Cruz, se ofereceu para fazer delação premiada e complementar as informações que estão sendo dadas pelo marido à Procuradoria-Geral da República. A informação é da revista Veja deste fim de semana.
Além de reforçar os argumentos de Cunha, com o objetivo de que o MPF não volte atrás em eventuais benefícios que serão concedidos ao ex-presidente da Câmara, preso desde novembro do ano passado, a defesa do casal quer também blindar a jornalista contra outras investigações que ainda estão em andamento. Uma delas apura esquema criminoso para receber recursos por meio de um contrato de empréstimo simulado com uma igreja evangélica pertencente a um ex-deputado aliado de Cunha.
Outra investigação contra Cláudia Cruz apura o recebimento de forma suspeita de dinheiro de uma empresa do grupo Lira, que doou recursos para o PMDB e operou um terminal no Porto de Santos. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...