quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ANEEL AVISA: PRIVATIZAÇÃO DE TEMER VAI AUMENTAR SUA CONTA DE LUZ EM 16,7%


SÃO PAULO (Reuters) - A proposta do governo federal de permitir que a Eletrobras venda a valores de mercado a energia de hidrelétricas antigas que hoje operam em um chamado "regime de cotas", com baixos preços, poderá elevar as tarifas dos consumidores residenciais em mais de 10 por cento, segundo simulações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os planos do governo preveem que a Eletrobras pague um bônus à União em troca da "descotização" dessas usinas, que as tornará mais lucrativas, o que pode arrecadar cerca de 20 bilhões de reais, segundo o Ministério de Minas e Energia. O valor seria pago com uma emissão de ações da companhia que ainda reduziria a participação do governo na elétrica a uma fatia minoritária.
"Estabelecer um novo regime comercial, em que o preço será estabelecido livremente, tem um efeito perverso sobre o custo da energia suportado por esses consumidores... a eventual descontratação da energia proveniente das cotas causará impacto significativo às tarifas", afirma a agência em documento enviado ao governo e visto pela Reuters.
A Eletrobras tem 14 hidrelétricas que estariam aptas à mudança proposta pelo governo. Essas usinas renovaram os contratos de concessão sob regime de cotas em 2013, em meio a medidas do governo da então presidente Dilma Rousseff para baixar as tarifas de eletricidade.
A justificativa do governo anterior foi de que os empreendimentos, por serem antigos, já renderam ganhos aos acionistas e assim poderiam passar a gerar energia a um valor que cobre apenas custos de operação e manutenção.
Segundo a Aneel, as hidrelétricas da Eletrobras no regime de cotas têm custo de energia de cerca de 40 reais por megawatt-hora. Se considerados custos com uma menor geração em períodos de reservatórios baixos, o chamado "risco hidrológico", o custo para o consumidor chega a 75 reais.
Se todas hidrelétricas da estatal forem "descotizadas" de uma só vez e então negociarem a produção 150 reais por megawatt-hora, as tarifas poderiam subir de 2,3 por cento a 7,1 por cento, a depender da distribuidora.
Em uma venda a 200 reais, valor próximo do praticado hoje em contratos de energia para 2018, o efeito seria uma alta de 3,8 por cento a 11,9 por cento. Se o preço for 250 reais, o impacto pode variar de 5,3 a 16,7 por cento.
Na terça-feira, o diretor da agência Tiago de Barros disse que a descotização poderia ser gradual, em até três anos, para aliviar eventuais impactos para os consumidores.
Nas simulações da Aneel, uma recontratação de apenas 50 por cento das usinas de cotas --mais na linha do que sugere o diretor-- impactaria as tarifas em entre 1,9 por cento e 5,9 por cento, se fosse praticado um preço de 200 reais. A 250 reais, o impacto seria de 2,7 por cento a 8,3 por cento.
Uma transição ainda mais lenta, com descotização de apenas 30 por cento das usinas, impactaria a tarifa em entre 1,1 por cento e 3,6 por cento se o novo preço fosse 200 reais.
"A Aneel compreende os esforços que visam aumentar a arrecadação para a União, para alívio de seu déficit fiscal... porém, considera inadequada a utilização dos recursos dos consumidores de energia elétrica para tal política", afirma a agência.
O governo também prevê que uma parte da arrecadação com os bônus a serem pagos pela Eletrobras seja utilizada para custear a revitalização do rio São Francisco, uma proposta que também é criticada pela Aneel, que vê essa obrigação como "política pública", que não deveria ser custeada pelas tarifas.
TRANSMISSORAS
Em seus comentários sobre a reforma do setor, a Aneel também se posicionou contra uma proposta do governo de direcionar recursos de um fundo do setor elétrico, a Reserva Global de Reversão (RGR), sustentada por cobranças nas tarifas, para pagar parte de indenizações bilionárias devidas pela União a empresas de energia, como a própria Eletrobras e a privada Cteep.
A sugestão do governo veio após grupos de indústrias conseguirem derrubar na Justiça uma parte das indenizações às elétricas, que começaram a ser pagas no segundo semestre deste ano por meio de cobranças nas tarifas dos consumidores.
"Tal encaminhamento irá transferir recursos dos consumidores regulados aos acionistas minoritários das empresas estatais que passarão por processo de privatização", aponta a Aneel.
Essas indenizações, que ultrapassam 60 bilhões de reais, foram prometidas na época das medidas do governo Dilma para reduzir as contas de luz, mas o pagamento foi adiado por vários anos devido à falta de recursos do Tesouro. No ano passado, o governo decidiu repassar o custo das compensações às tarifas.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

PT PEDE REAÇÃO CONTRA A “VENDA DO BRASIL”




O Partido dos Trabalhadores divulgou nesta quinta-feira, 24, dura nota contra o anúncio do pacote de privatizações de 57 empresas e ativos públicos, para tentar fechar o rombo histórico de R$ 159 bilhões nas contas (leia mais). 
Segundo a Executiva Nacional do PT, o golpe parlamentar de 2016 contra a presidente legítima Dilma Rousseff foi feito para entregar o patrimônio nacional. "Essas novas medidas dão continuidade a um processo acelerado e irrestrito do governo golpista e antibrasileiro de vender o patrimônio do povo do Brasil a preços irrisórios e de destruir todos os mecanismos de que o Estado dispõe para alavancar o desenvolvimento nacional", diz o partido presidido pela senadora Gleisi Hoffmann. 
O PT chamou os brasileiros a reagirem contra as privatizações. "O PT conclama a população que ama o Brasil e a todas as forças nacionais a resistirem de todas as formas a esses crimes contra a Nação, que envergonham os brasileiros e condenam o país e as futuras gerações à desigualdade, à dependência, ao atraso e à submissão.
Leia, abaixo, a nota do PT na íntegra:
O Golpe foi para vender o Brasil
O Partido dos Trabalhadores recebe com indignação as anunciadas medidas que visam privatizar, a preços inteiramente aviltados, o patrimônio público do Brasil, inclusive a estratégica Eletrobras, uma das maiores geradoras de energia elétrica do mundo, e até mesmo a Casa da Moeda, responsável pela impressão das cédulas do real.
Essas novas medidas dão continuidade a um processo acelerado e irrestrito do governo golpista e antibrasileiro de vender o patrimônio do povo do Brasil a preços irrisórios e de destruir todos os mecanismos de que o Estado dispõe para alavancar o desenvolvimento nacional.
Nesse sentido, as novas medidas somam-se ao desmonte da Petrobras e de sua política de conteúdo local, ao asfixiamento do nosso único banco de desenvolvimento, o BNDES, à venda de terras a estrangeiros, à abertura da mineração ao capital internacional na Amazônia, à venda do único satélite nacional, à abertura do capital das empresas aéreas a firmas estrangeiras e a uma séria de outras iniciativas já em andamento ou em estudo.
As justificativas esfarrapadas para esses crimes contra o patrimônio público e a economia nacional são as mesmas apresentadas na época do ex-presidente FHC: reduzir déficits, diminuir custos para o consumidor e aumentar a eficiência econômica. Como na época, nenhuma delas se sustenta. Os déficits continuarão a aumentar, pois os preços das vendas dos ativos estratégicos mal pagam a conta da compra de parlamentares, os custos para o consumidor, especialmente os de energia elétrica, aumentarão muito e o Brasil perderá eficiência econômica e a capacidade de investir.
Na realidade, o verdadeiro motivo para a implantação dessas medidas antibrasileiras é a realização de grandes negociatas que enriquecerão golpistas e seus sócios, em detrimento dos interesses nacionais.
O golpe sempre teve com agenda principal fazer o país retroceder ao estágio de um Brasil colônia, país pequeno, dependente, tecnologicamente atrasado e submisso aos interesses do grande capital internacional. No país do golpe, as grandes decisões são tomadas em Washington e Wall Street. E a ordem é vender o Brasil. A ordem é pilhar o Brasil.
O PT conclama a população que ama o Brasil e a todas as forças nacionais a resistirem de todas as formas a esses crimes contra a Nação, que envergonham os brasileiros e condenam o país e as futuras gerações à desigualdade, à dependência, ao atraso e à submissão.
Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (247).

Blog do BILL NOTICIAS

RECURSO DE DILMA CONTRA O GOLPE FAZ ANIVERSÁRIO E CONTINUA NA GAVETA


O recurso apresentado pela defesa da presidente deposta Dilma Rousseff sobre a legalidade do processo de impeachment que a tirou do poder no ano passado está para completar um ano sem ser julgado.
Desde 29 de setembro de 2016, o Supremo Tribunal Federal mantém na gaveta o recurso que pede a anulação de sua condenação, determinada pelo Senado em 31 de agosto, por não haver "motivos jurídicos plausíveis ou de justa causa que amparem a condenação".
A peça, assinada pelo ex-ministro José Eduardo Cardozo, que defendeu Dilma no processo, está no gabinete do ministro Alexandre de Moraes e aguarda manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Leia abaixo nota publicada nesta quinta-feira 24 pela assessoria de Dilma:
Recurso sobre legalidade do impeachment de Dilma faz aniversário 
Desde 29 de setembro de 2016, STF mantém na gaveta o recurso da presidente eleita sobre a legalidade do processo de afastamento do poder. Processo está no gabinete do ministro Alexandre de Moraes

No próximo dia 29 de setembro comemora-se o primeiro aniversário do ingresso do mandado de segurança da presidenta eleita Dilma Rousseff sobre a legalidade do processo de impeachment. Na peça, assinada pelo ex-ministro José Eduardo Cardozo, Dilma pede a anulação de sua condenação, determinada pelo Senado Federal em 31 de agosto. O caso está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes e aguarda manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
A defesa alega que não há motivos jurídicos plausíveis ou de justa causa que amparem a condenação da presidente eleita por crime de responsabilidade. Cardozo quer a imediata reintegração de Dilma em seu mandato presidencial, apontando que o processo de impeachment nasceu do desvio de poder do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso por corrupção em decisão da Justiça Federal do Paraná.
“Em um Estado Democrático de Direito não pode ser admitida a invocação de falsos motivos jurídicos para a destituição de um Presidente da República”, sustenta José Eduardo Cardozo, no mandado de segurança. “Nele também não se admite um impeachment, sem que exista a ofensa formal. Uma cassação de mandato presidencial legitimamente outorgada pela maioria da população, com desatendimento ao disposto na lei maior do país, é uma ofensa profunda aos seus alicerces. É uma ruptura institucional. É uma violência profunda e uma histórica injustiça perpetrada contra o eleito e contra a sociedade que o elegeu”.
A íntegra do mandado de segurança está disponível aqui.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

ALEITAMENTO MATERNO. BOM PARA A SAÚDE DO BEBÊ E DA MÃE

Amamentar no peito é benéfico para a saúde da criança e da mãe. Seis meses é o período mínimo recomendado, sobretudo nos países mais pobres.

 Em parceria com Lé Figaro
 (photo: )

Por Anne Prigent – Le Figaro Santé
  
Para promover o aleitamento materno,  o milionário Michaël Bloomberg, três vezes prefeito de Nova York, decidiu tomar medidas drásticas. Em maternidades associadas ao seu projeto social, as mamadeiras com fórmulas infantis passaram a ser fornecidas às mães apenas com receita médica. E, nessas maternidades, as amostras de leite em pó agora permanecem trancadas, bem como todos os  medicamentos tóxicos…
Será necessário tomar decisões tão extremas para encorajar mais mulheres a amamentar seus filhos? Certamente, não. Mas esta política enérgica também lembra uma realidade que o mundo moderno tende a deixar de lado: o aleitamento materno é benéfico para a saúde da criança e da mãe.
Seis meses recomendados nos países mais pobres
Na França e em quase todo o resto da Europa, cerca de 65 % das mães continuam  amamentando ao ter alta da maternidade. Mas sete em cada dez param assim que retornam ao trabalho. Ou seja, dois meses e meio após o nascimento da criança. Muito antes, portanto, dos seis meses recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Como o próprio nome sugere, «a OMS é uma organização que leva a saúde mundial em consideração. Suas recomendações são principalmente destinadas aos países menos desenvolvidos», adverte o Prof. Jean Pierre Chouraqui, pediatra no Hospital Universitário de Grenoble.
Nos países mais pobres, a amamentação permite reduzir significativamente a mortalidade infantil por infecções. Na França, o estado de saúde dos recém-nascidos não exige as mesmas precauções, mas os benefícios reconhecidos do leite materno para a saúde futura da criança são muitos, e tanto maiores quanto maior for o tempo dedicado à sua amamentação. É por isso que os pediatras insistem sobre a necessidade de continuar a amamentação até pelo menos três meses.
Benéfico para a criança, e para a mãe
Em um relatório publicado em 2009, a Academia de Medicina da França lembrou que a amamentação evita, a curto e longo prazo, as diarreias, as otites agudas ou ainda, as infecções respiratórias graves. A Academia salienta também que a amamentação é benéfica para o desenvolvimento sensorial e intelectual dos lactentes, reduz o risco de eczema a curto e longo prazo. Além disso, ela previne riscos posteriores de obesidade, de certos tipos de diabete e de doenças cardiovasculares em adultos.
Amamentar o filho também traz benefícios para a mãe, salienta a Academia de Medicina: a perda de peso e a diminuição da gordura corporal é mais rápida nos seis primeiros meses após o parto. A longo prazo, a amamentação reduziria o risco do câncer de mama e do ovário. Outra vantagem: amamentar seu filho não custa nada. «O que, em período de crise econômica, não é coisa desprezível », diz Jean Pierre Chouraqui. Os custos adicionais ligados à alimentação com leite artificial é de fato estimado em 500 euros para um lactente, nos seis primeiros meses.
Devemos respeitar suas escolhas
Para os profissionais da saúde, os benefícios do leite materno não são mais discutidos. Mas também não é o caso de culpar as mulheres que fazem uma outra escolha ou param rapidamente. «Cabe às mulheres decidirem se elas amamentam ou não. Devemos respeitar suas escolhas », insiste Dominique Turck. Especialmente quando a amamentação não é realmente desejada pela mãe, isso pode dar errado.
Para Jean-Pierre Chouraqui, trata-se de uma escolha pessoal consciente, tomada «após informações por profissionais da saúde sobre os efeitos benéficos do aleitamento». «É importante abordar a questão da escolha nos primeiros meses de gravidez», acrescenta Marianne Truong, vice-presidente da Ordem das Parteiras. Os pais devem ter o tempo para fazer as perguntas que os atormentam, e de discuti-las para poder decidir com melhor conhecimento de causa.
Estender a licença maternidade?
Em seguida, é necessário acompanhar a mãe, especialmente quando se trata  do primeiro bebê. «As mulheres que estão amamentando precisam de ajuda porque isso não é tão simples, diz Marianne Truong. O período mais crítico é o da subida do leite em torno do terceiro dia, um momento em que a mãe sente o cansaço do parto.» Se ninguém ajudá-la neste momento crítico, ela pode desistir.
Em seguida, vem o momento da retomada do trabalho que muitas vezes, resulta na interrupção da amamentação. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo BVA em 2009, 58 % das mulheres que trabalham e tiveram filhos afirmam que teriam amamentado por mais tempo se a licença maternidade tivesse sido mais longa.(Saúde247).


Blog do BILL NOTICIAS 

PROCESSO CONTRA LULA NO TRF JÁ CORRE A JATO

Divulgação | Agência Brasil

O processo referente ao triplex no Guarujá, pelo qual o ex-presidente Lula foi condenado a 9 anos e meio de prisão em primeira instância, pelo juiz Sergio Moro, já corre a jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que fica em Porto Alegre.
Neste tribunal, a sentença de Moro deverá ser confirmada ou revisada, possibilitando inclusive a absolvição de pena do ex-presidente. A rapidez com que tramita o caso, no entanto, dá sinais de que a segunda opção já pode ser praticamente desconsiderada.
Segundo informou o jornalista Luís Nassif no Jornal GGN nesta quinta-feira 24, em apenas sete horas após o caso ter chegado ao tribunal, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do processo, deu um despacho.
"O processo de Lula no TRF4 já entrou na excepcionalidade de atuação do órgão", diz ele, destacando que o despacho em prazo tão curto já demonstra a "parcialidade" do tribunal sobre o caso. "O prazo de 7 horas é o menor já registrado no TRF4 dentre todos os prazos de processos analisados", lembra Nassif.(247).
Leia aqui a íntegra.

Blog do BILL NOTICIAS

LULA, RENAN E OUTRAS ALIANÇAS NECESSÁRIAS

Ricardo Stuckert

Uma nuvem tisnou o entusiasmo de petistas e eleitores de Lula com o sucesso de sua caravana pelo Nordeste, marcada por encontros calorosos com o povo pobre da região: o encontro amistoso com o senador Renan Calheiros, com quem dividiu o palanque em Alagoas. Será que ele está novamente disposto a fazer alianças com a “vanguarda do atraso” para conseguir se eleger e governar?, perguntaram-se nas redes sociais os lulistas, alguns com maior, outros com menor irritação. É verdade que o PMDB apunhalou o PT e Dilma, e que o próprio Renan votou a favor do impeachment no ano passado. Mas não menos certo é que Lula precisará, sim, de refazer alianças para além da esquerda, vale dizer, para além do PC do B, dos movimentos sociais organizados e quem sabe, do PDT e do PSB, pois é cedo para saber como marcharão eleitoralmente estes dois antigos aliados no pleito de 2018.
Se Lula conseguir ser candidato, não se elegerá apenas com o terço do eleitorado que nunca o abandonou, nem ao PT, mesmo nos piores momentos, como no chamado mensalão de 2005, ou na crise do governo Dilma, gestada para levar ao golpe. Terá que reconquistar setores perdidos da classe média, e não apenas nos grandes centros urbanos. Precisará de estruturas de campanha nos estados onde o PT existe precariamente, como é, inclusive, o caso de Alagoas. Terá que espantar novamente o “risco Lula”, que voltará agora com mais força do que em 2002, na esteira do discurso de Temer e aliados, que tentam colocar em Dilma toda a culpa pelo desastre econômico que se seguiu ao golpe. Para isso, Lula precisará de interlocução com setores do capital, especialmente do empresariado produtivo, restaurando uma base de confiança em favor do crescimento, como aquela cimentada em 2002 com a Carta ao Povo Brasileiro. As condições são outras, os compromissos também o serão, mas será preciso firmá-los: em favor da restauração democrática, da retomada do crescimento e da construção de uma sociedade inclusiva, sem o quê, não haverá mercado.
A pavimentação deste caminho exigirá alianças. Depois de ser derrotado em 1989, 1994 e 1998, Lula impôs ao PT algumas condições para ser candidato em 2002. Queria ampliar o leque das alianças partidárias para ter palanques firmes em todos os estados. Precisava de um vice que dialogasse com o empresariado. E a campanha teria que ser tocada de forma profissional, por um marqueteiro vitorioso, cujo nome ele já tinha, Duda Mendonça. José Dirceu, então presidente do PT, encarregou-se desta engenharia, começando por convencer o próprio PT. Depois apresentou José Alencar a Lula e trataram de viabilizar sua escolha como companheiro de chapa. E vieram as costuras de alianças. O PMDB ficou com Serra naquela disputa mas boa parte de seus líderes regionais apoiou Lula. E vieram, é claro, partidos menores, por cujo apoio o PT pagou caro, nos dois sentidos. Pagou em recursos, como a Valdemar Costa Neto, para garantir a aliança com o PL ao qual Alencar era filiado, e pagou moralmente depois, no caso mensalão, com a condenação do próprio Dirceu, Genoíno e Delúbio. O filho de Alencar, o empresário Josué Alencar, agora é lembrado como possível vice de Lula. 
Com os erros, o PT deve ter aprendido e não poderá mesmo repeti-los. Mas isso não implica em negar o acerto da tese da ampliação das alianças, que teve peso importante na vitória de 2002. Os alérgicos devem pensar nisso, quando virem novamente Lula no palanque com alguém como Renan Calheiros, disposto a alinhar-se ao PT para derrotar a grande aliança golpista que hoje sustenta Temer. Renan votou contra Dilma mas foi ele que articulou a fórmula que lhe garantiu a preservação dos direitos políticos. Apoiou Temer no inicio mas logo percebeu a inviabilidade de seu governo e começou a combater suas reformas, chegando logo ao rompimento. Tem problemas com a Justiça mas quem são hoje os puros do sistema político? Outras alianças virão.  Devem ser mais seletivas, devem ser baseadas em compromissos e não em cifrões para financiar campanhas, até porque dinheiro à farta não haverá, como em 2002. Não poderá o PT novamente terceirizar finanças seja para um Marcos Valério ou para uma Odebrecht.
Se Lula ganhar, será preciso ter maioria para governar, ou haverá novo golpe. Alianças continuarão sendo necessárias, embora os erros cometidos na montagem da base lulista não possam também ser repetidos. 
Muitos outros erros não poderão ser repetidos, especialmente o de ter deixado em segundo plano a politização e a mobilização permanente da sociedade. A base social que Lula conseguir rearticular não poderá novamente ser contentada apenas com a inclusão no consumo. Isso é uma coisa. Outro é o purismo ideológico, que levará ao isolamento, ameaçando a vitória eleitoral, se Lula conseguir ser candidato.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, mais um acidente de trânsito nesta manhã no bairro Dom Malan com Areia Branca


Mais um acidente de trânsito foi registrado no bairro Dom Malan na Avenida  do Cajueiro com a Avenida Paraíba na Areia Branca na manhã desta terça-feira(24). O local é palco de vários acidentes por semana. A sinalização das ruas é a melhor possível, mas falta por parte dos motoristas atenção e respeito aos sinais postos. Dezenas de acidentes somente  neste ano de 2017 já foram registrados no local.



Nesta terça feira(24), por volta das 07.40 hs,  um carro da marca Fox bateu em um Pollo e terminou causando um grave acidente sem vítimas. O Pollo virou no meio do asfalto e o Fox ficou avariado com o impacto da colisão.
Guardas de Trânsito chegaram ao local para fazer os procedimentos necessários e libera o transito no local.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA VENDE ESPERANÇA E DIZ QUE URNA NÃO É LUGAR PARA DEPOSITAR ÓDIO

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula deu nesta manhã uma declaração contra o ódio e pela paz na sociedade brasileira, para que o País resolva suas crises.
Em entrevista à rádio Gazeta AM, de Alagoas, ele defendeu que "temos que trabalhar para distensionar a sociedade brasileira, porque com ódio você não faz nada". "Em vez de xingar os outros, trabalhar", ressaltou.
Lula fez duras críticas ao governo de Michel Temer e disse que "não é explicável o Brasil na situação que está". "Hoje o Brasil não tem mais governo, tem apenas um governo que está lá tentando mostrar sua incapacidade de gerir este país", descreveu. "Se a pessoa não tem credibilidade na sociedade nem com os investidores e acha que a culpa é da previdência social, dos direitos trabalhistas", alfinetou.
Em sua avaliação, "lamentavelmente a campanha de 2014 não foi política, foi um show de ódio que está durando até hoje", e que este Congresso é resultado "dessa campanha de xingamentos". "É preciso criar uma harmonia, mudar o humor, criar um clima de entendimento na sociedade", reforçou.
"Diziam que a Dilma era responsável por tudo de ruim neste país, agora estão vendo que a desgraça mesmo é o que está aí", completou Lula. Confira abaixo a íntegra da entrevista:(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Embarcação vira durante travessia Mar Grande-Salvador e deixa vários mortos


Cinco pessoas morreram e 21 foram resgatadas com vida após uma lancha virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela Marinha.
Segundo a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), apontam que a embarcação tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129 no momento do acidente. A Marinha ressalta que embarcações particulares também fizeram resgates e, por isso, ainda não é possível afirmar precisamente o número de pessoas retiradas do mar.
Segundo informações da assessoria da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, o acidente ocorreu a cerca de 200 metros do terminal marítimo do município, que fica na praia de Mar Grande. A embarcação seguia para Salvador e virou por volta das 6h30. De acordo com a Capitania dos Portos, três equipes em três navios foram encaminhadas para o local do acidente.
Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer) está no local colaborando com os trabalhos de busca. A corporação diz que transportou um dos sobreviventes para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
Além disso, a 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) também prestou socorro a algumas vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande, como também para o Hospital Geral de Itaparica. O Corpo de Bombeiros da Bahia também enviou equipes para a localidade.
Suspensão
Durante essa semana, a travessia Salvador-Mar Grande realizou paradas por conta do período de maré baixa prolongado, já que o terminal de Vera Cruz, que é utilizado pela travessia, fica inoperante. Na quarta-feira (23), por conta dos fortes ventos e mar agitado, a Astramab chegou a suspender a operação das escunas de turismo, o que já tinha ocorrido na terça-feira (22). (fonte: G1-BA/foto: reprodução),(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS

Racismo e violência na universidade foi destaque em seminário na UnB


O debate sobre “Estado, Racismo e Violência” foi o tema que ganhou destaque neste mês da Juventude. Representantes dos jovens do quilombo do Espaço Cultural de Resistência, da Universidade de Brasília (UnB), representantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e da Universidade de Brasília debateram questões voltadas à população afro-descendente.

Um dos assuntos mais discutidos durante o seminário foi a permanência do estudante negro nas universidades federais, pelo sistema de cotas raciais.(EBC).


Blog do BILL NOTICIAS




FILHO DE ZÉ ALENCAR PODE SER VICE DE LULA

Ricardo Stuckert | Paulo Liebert/Fotos Públicas

Pré-candidato  ao Palácio do Planalto em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter como vice em sua chapa o empresário mineiro Josué Gomes da Silva, de 53 anos. Presidente da Coteminas, Josué é filho do ex-vice-presidente José Alencar, eleito numa dobradinha com Lula em 2002 e 2006 e que morreu em março de 2011.
“O Josué vai ser o vice do Lula em 2018. Estive com os dois recentemente”, afirmou ao Estadão/Broadcast o deputado federal Reginaldo Lopes, ex-presidente do PT mineiro. Segundo o parlamentar, o ex-presidente e o empresário têm conversado sobre o assunto.
Josué – que adotou o sobrenome Alencar na eleição de 2014, quando concorreu ao Senado por Minas Gerais – é filiado ao PMDB desde 2013. Para viabilizar uma eventual candidatura a vice de Lula em 2018, ele teria de deixar o partido. O destino seria o PR, antigo PL, sigla à qual seu pai foi filiado quando se candidatou a vice-presidente e na qual se manteve durante todo o governo do petista.
No PT, a avaliação é de que Josué como candidato a vice pode ajudar Lula a reconquistar o apoio do empresariado. “O nome do Josué sempre foi lembrado e admirado por nós para ser alguém que nos ajude na nova política que o Brasil precisa. São pessoas como ele que o PT precisa trazer para perto”, disse o senador Jorge Viana (PT-AC), um dos parlamentares mais próximos do ex-presidente.
As informações são de reportagem de Igor Gadelha no Estado de S.Paulo.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Após assaltar PM, três adolescentes ficam feridos em acidente no Recife

Duas meninas e um rapaz estavam em um táxi quando abordaram o PM. Após a ação criminosa, o trio tentou fugir no veículo
Acidente aconteceu na Estrada do Passarinho
Acidente aconteceu na Estrada do PassarinhoFoto: Cortesia/WhatsApp



Três adolescentes ficaram feridos em acidente após assaltar um policial militar na rua Dois Irmãos, no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife, na madrugada desta quarta-feira (23). Duas meninas e um rapaz estavam em um táxi quando abordaram o PM. Após a ação criminosa, que aconteceu nas imediações do 11º Batalhão da Polícia Militar, o trio tentou fugir no veículo.

No entanto, uma viatura da PM iniciou uma perseguição, que foi encerrada após os suspeitos baterem em um muro na Estrada do Passarinho, na Zona Oeste do Recife. O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro. O rapaz foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta. Ele se queixava de dores nas pernas e na cabeça.

As duas meninas também foram levadas para a UPA e passam bem. Após a alta hospitalar dos três infratores, a ocorrência será encaminhada para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).(Folhape).


Colisão entre um caminhão e um táxi roubado na Estrada de Passarinho
Colisão entre um caminhão e um táxi roubado na Estrada de PassarinhoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Colisão entre um caminhão e um táxi roubado na Estrada de Passarinho
Colisão entre um caminhão e um táxi roubado na Estrada de PassarinhoFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco




Blog do BILL NOTICIAS

DELATOR DIZ TER PROVAS DE PROPINAS LIGADAS A SERRA E ALOYSIO

Agência Brasil

O empresário Adir Assad, que assinou na segunda-feira (21) acordo de delação premiada com o MPF, entregará aos investigadores extratos que, segundo ele, comprovam transações feitas para "gerar" dinheiro para empreiteiras pagarem propina em obras do PSDB em São Paulo.
Entre essas obras estão o Rodoanel e a ampliação da marginal Tietê, na capital, projetos administrados pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), ligada ao governo de São Paulo.
Assad admitiu que usou mais de uma dezena de empresas de fachada para fazer contratos fictícios com grandes empreiteiras. As construtoras pagavam às empresas dele por serviços inexistentes, como de terraplenagem –Assad chegava a simular a prestação dos serviços, colocando máquinas no canteiro de obras.
Segundo o delator, quem indicou a ele as empreiteiras para efetuar as transações foi Paulo Vieira da Silva, conhecido como Paulo Preto, ex-diretor da Dersa no governo do tucano José Serra, hoje senador da República.
Assad disse nas tratativas do acordo de delação que Paulo Preto relatou a ele que operava para tucanos paulistas, como Serra e o ministro Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores). Eles negam.
O delator não relatou encontros diretos com esses políticos, que têm foro privilegiado no STF (Supremo Tribunal Federal), somente com Paulo Preto, o suposto intermediário. Por isso, seu acordo foi costurado com integrantes do Ministério Público Federal de São Paulo, Rio e Curitiba que atuam na primeira instância.
O delator ofereceu aos procuradores mais de 50 anexos, documentos que trazem os temas que ele pretende abordar em seus depoimentos. Ao menos um deles tem o ex-diretor da Dersa como alvo principal, apurou a Folha.
As informações são de reportagem de na reportagem de Reynaldo Turollo Jr Folha de S.Paulo. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

Em Salgueiro, depois de muitos anos de espera, ambulâncias são entregues aos Distritos de Campinhos, Conceição das Crioulas, Pau Ferro, Umãs e Sede


Desde o dia 12 de agosto, o sonho de mais de 20 anos da população salgueirense em ter ambulância foi realizado, quando a gestão do prefeito Clebel Cordeiro entregou a população cinco novas ambulâncias. E nessa terça-feira (22), os Distritos de Campinhos, Conceição das Crioulas, Pau Ferro e Umãs, receberam as suas ambulâncias.
Além dos distritos, a sede contará com os serviços de uma ambulância. “A população estava carente deste tipo de assistência e dependendo muito desse serviço, principalmente o povo dos Distritos, nas emergências de saúde. É muito importante para a população a realização desse sonho, destacou Felype Sampaio, Secretário de Saúde da Prefeitura de Salgueiro. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Começa júri de acusado de matar modelo, em Olinda

Tatuador Emerson Du Vernay Brandão responde pelo homicídio duplamente qualificado de Danielle Fazanaro

Júri acontece nesta quinta
Júri acontece nesta quintaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Começou, na manhã desta quinta-feira (24), o julgamento do acusado de assassinar a modelo Danielle Solino Fazanaro, em 2013. O tatuador Emerson Du Vernay Brandão responde pelo homicídio duplamente qualificado de Dani, como era conhecida, e pela tentativa de homicídio contra o filho da modelo, que tinha, na época, 9 anos. 

O julgamento acontece na Vara do Tribunal do Júri de Olinda e é presidido pela juíza Flávia Fabiane Nascimento Figueira. O acusado também responde pelo crime de constrangimento ilegal pelo emprego do uso de arma e por uso de documento de identidade alheio (uma vez que o mesmo tinha em seu poder arma de fogo, sem a devida autorização legal e em desacordo com a autorização legal ou regulamentar).

O júri teve início com o sorteio de sete jurados, entre os 25 presentes. No início, haverá o interrogatório do réu. Em seguida, o debate entre o promotor e a defesa. Cada um tem até 1h30 para expor seus argumentos. Depois, poderá haver a réplica para o promotor, que dura até 1h, e a tréplica para a defesa, com a mesma duração.

Entenda o caso - Emerson Du Vernay Brandão é acusado de ter mantido Danielle Solino Fazanaro, 35 anos, e o filho de 9 anos (Luigi Fazanaro, do primeiro casamento dela) em cárcere privado por quase três horas. Durante o cárcere, Emerson é acusado de ter assassinado a modelo. 

O crime ocorreu em 19 de junho de 2013, no Edifício Estrela do Mar, onde a família morava. O sequestro terminou por volta das 13h30, no momento em que Emerson foi preso com um revolver de calibre 38 pela Polícia Militar, que tentava negociar com o rapaz.(Folhape).




Blog do BILL NOTICIAS

Campanha IPTU dá Sorte vai sortear mais R$ 10 mil neste sábado


A Prefeitura de Juazeiro vai sortear, neste sábado (26), mais R$ 10 mil pela campanha IPTU dá sorte. Concorrem ao prêmio os contribuintes que pagaram a cota única ou que parcelaram o Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU), desde que estejam em dia com o pagamento das parcelas. Os sorteios acontecem pela Lotéria Federal e até dezembro a campanha vai distribuir R$ 200 mil em prêmios.
“O objetivo da campanha é estimular o pagamento do tributo. Assim o município pode investir cada vem mais na realização de obras e quem ganha com isso é a população”, disse o secretário da Fazenda, Oswaldo Silberschmidt Junior. O gestor explicou ainda que o contribuinte vai concorrer aos prêmios com o número de inscrição do imóvel registrado no Cadastro Imobiliário do Município e deve ficar atento ao regulamento da campanha, disponível no site da Prefeitura.
Premiada no primeiro sorteio, a dona de casa Mirian Maria dos Santos Muniz, moradora do bairro Alto da Maravilha, ressaltou a importância de manter o pagamento dos impostos em dia. “Eu aconselho a todos que continuem pagando os seus impostos na data certa, mesmo que não seja sorteado, porque é nossa obrigação e o retorno é certo. Aqui no bairro eu já vejo muitas melhorias realizadas pela Prefeitura”, contou a contribuinte.
Entre as obras realizadas no bairro Alto da Maravilha estão a reforma da Unidade Básica de Saúde, da Feira Livre e do canteiro central da Rua 1, recapeamento asfáltico da Travessa da Maravilha, pavimentação da área da Feira e reforma na Praça das Palmeiras. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: PRENDAM QUEM ROUBOU, MAS NÃO DESTRUAM A INDÚSTRIA NACIONAL

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula foi recepcionado em um ato nesta quarta-feira 23 no Clube Fênix Alagoana, na capital de Alagoas, terceiro estado de sua caravana pelo Nordeste.
Em novo discurso, ele fez um apelo para que o combate à corrupção no Brasil não destrua as nossas empresas. "Combatam a corrupção, prendam quem roubou, mas não destruam a indústria nacional. Se vamos comprar tudo de fora, onde vamos trabalhar?", pediu.
"Para acabar com a corrupção você não pode acabar com as empresas, você prende o empresário e deixa os trabalhadores que precisam de salário", destacou Lula.
"Eles acabaram com o Farmácia Popular, querem vender a Eletrobras e querem destruir a engenharia brasileira a pretexto de combater corrupção", afirmou ainda, em referência ao governo de Michel Temer.
Lula destacou os feitos de seu governo na região e disse não se conformar com o retrocesso após o golpe que tirou Dilma Rousseff do poder.
"Depois do que fizemos no Brasil, depois das conquistas, do emprego, das cisternas, da compra garantida da agricultura familiar, eu não me conformo com a destruição que esse governo golpista está fazendo no Brasil", lamentou.
Assista abaixo à íntegra do discurso:(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Juá Garden Shopping recebe 4º encontro de fuscas e carros antigos



Os amantes de carros antigos vão ficar encantados com o encontro que vai acontecer no Juá Garden Shopping nesta sexta-feira (25) e no sábado (26). Mais de 100 automóveis estarão expostos no estacionamento do shopping para que o público possa apreciar e conferir cada detalhe das relíquias.
O Encontro faz parte do calendário nordestino de Antigomobilismo e vai contar colecionadores dos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Paraíba e Piauí. Os visitantes poderão conhecer as raridades de Fuscas e carros como a Brasília, Kombi, Variante, Gurgel, Opalas, Maveriks, Landau, Puma, Caravan e outros.
O evento é gratuito e também tem um caráter beneficente. As pessoas que participarem, caso desejem, podem contribuir com doações como alimentos, donativos e materiais de higiene pessoal que serão doados para instituições de caridade.
O encontro começa na sexta-feira às 18h. Já no sábado, o evento acontece a partir das 10h. O evento é uma realização dos Fusketeiros do Vale, em parceria com o Juá Garden Shopping, e conta com o apoio do Clube de Carros Antigos do Vale do São Francisco.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Caravana pelo Nordeste: Lula chega nesta quinta-feira(24) a Pernambuco. Recife é sua primeira parada


Do Diario de Pernambuco – Cláudia Eloi
Após passar pela Bahia, Sergipe, Alagoas, o ex-presidente Lula desembarca hoje no Recife para uma visita de três dias em Pernambuco dentro de sua “Caravana pelo Nordeste”. De toda a programação montada para o líder petista marcar posição contra as ações do governo Temer e fortalecer seu projeto presidencial para 2018, uma parada está sendo montada para não ter holofotes. Na agenda do líder petista não há evento oficial para as noites de hoje e a de amanhã. A expectativa é que Lula aproveite o “tempo livre” para visitar a ex-primeira-dama do estado, Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos.
A visita, segundo interlocutores do PT e PSB, deve ter um caráter pessoal. Será uma espécie de agradecimento pelos gestos de solidariedade de Renata Campos e do governador Paulo Câmara (PSB), que visitaram a ex-primeira-dama Marisa Letícia, em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês. A esposa de Lula faleceu no início de fevereiro deste ano. No meio político, o encontro de Lula com a viúva do ex-governador Eduardo Campos está sendo avaliado como um passo para reaproximação e futura aliança entre PT e PSB. As duas legendas romperam em 2013, no governo Dilma, ocasião em que os socialistas entregaram os cargos que ocupavam no governo federal do PT.
Lula chega hoje à tarde e segue para visitar o Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, às 15h. Na sexta-feira, o petista terá duas agendas. Pela manhã, o ex-presidente participa de um ato em defesa da indústria petrolífera e naval, em Ipojuca. A direção estadual do PT e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) estão trabalhando com duas possibilidades: caso tudo ocorra dentro do roteiro, o encontro com os trabalhadores será na Faculdade de Ipojuca. Mas, diante da popularidade de Lula no Nordeste, o evento poderá se transformar num grande ato de rua com previsão do petista discursar em cima de um trio elétrico. A tarde foi reservada para a realização de um ato, às 16h, no Pátio da Igreja do Carmo, no Centro do Recife. No sábado pela manhã haverá visita de Lula a Brasília Teimosa, no Pina. Ele vai se encontrar com associação de pescadores e marisqueiros do bairro.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...