quarta-feira, 27 de setembro de 2017

INFECÇÕES SEXUAIS. RESISTÊNCIA DE GONOCOCO NO RIO DE JANEIRO: ACHADOS PREOCUPANTES

Em parceria com Lé Figaro
 (photo: )

Segundo a OMS, a resistência do gonococo a diferentes classes de antibióticos como beta-lactâmicos, quinolonas e macrolídeos aumentou nos últimos anos. No Rio de Janeiro, pesquisas demonstram o incremento da resistência desses agentes infecciosos sexualmente transmissíveis à maior parte dos antibióticos conhecidos.



Entrevista: Dra. Silvia Figueiredo Costa
Fonte: Site Medscape.com

Estima-se que mais de um milhão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ocorram diariamente no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 357 milhões de novos casos de IST foram reportados em 2012 na população de 15 a 49 anos, dos quais 78 milhões foram casos de gonorreia. O tratamento das ISTs é geralmente empírico, pela dificuldade de identificação dos agentes etiológicos e pela morosidade do resultado do teste de sensibilidade. Portando, estudos de vigilância de infecções por Neisseria gonorrhoeae são fundamentais para nortear o tratamento empírico desse agente que pode cursar com complicações como artrite, bacteremia e endocardite.
Segundo a OMS, a resistência do gonococo a diferentes classes de antibióticos como beta-lactâmicos, quinolonas e macrolídeos aumentou nos últimos anos. Alguns países já reportam isolados de Neisseria gonorrhoeae multirresistentes. Diante desse cenário, o guia da OMS publicado em 2016 passou a recomendar que o tratamento da gonorreia seja realizado com duas drogas (exemplo ceftriaxona 250 mg intramuscular em dose única mais azitromicina 1 g oral em dose única). A OMS alerta, entretanto, que cada pais deve ajustar o tratamento empírico de acordo com o perfil local de resistência.
Dados brasileiros de prevalência e sensibilidade de Neisseria gonorrhoeae são escassos. A professora Raquel Regina Bonelli, do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizou um estudo de sequenciamento completo de genoma de isolados de gonococos identificados na cidade do Rio de Janeiro no período de 2006 a 2015, em colaboração com os Centers for Diseases Control and Prevention (CDC). Dados desse estudo publicados recentemente (Costa-Lourenço et al 2017) demonstraram sensibilidade reduzida a cefixima (cefalosporina de terceira geração oral) e não a ceftriaxona (cefalosporina de terceira geração endovenosa), alertando para a possibilidade de resistência às cefalosporinas nos isolados brasileiros. Outros achados interessantes como resistência às quinolonas e à azitromicina estão comentados a seguir na entrevista concedida pela professora Raquel.

Medscape: Qual foi o escopo do estudo?
Raquel Bonelli: Neste trabalho caracterizamos 116 amostras de Neisseria gonorrhoeae, que foram cedidas para nosso laboratório de pesquisa entre os anos de 2006 e 2015. Realizamos teste de concentração mínima inibitória para penicilina, tetraciclina, ciprofloxacina, azitromicina, cefixima e ceftriaxona e, em todas as amostras que apresentaram suscetibilidade reduzida ou resistência a estes antimicrobianos, pesquisamos os mecanismos moleculares associados. Também investigamos a diversidade clonal entre as amostras. Para tanto, realizamos, sequenciamento completo do genoma das 116 amostras, em uma parceria com os CDC.
Medscape: Quais são os prós e contras do sequenciamento completo?
Raquel Bonelli: A principal vantagem de realizar o sequenciamento do genoma destas amostras foi poder investigar vários aspectos de interesse simultaneamente. Os mecanismos de resistência a ciprofloxacina, azitromicina e cefalosporinas em N. gonorrhoeae são baseados em mutações em genes específicos, e não adquiridos por plasmídeos, como ocorre muitas vezes nas enterobactérias. Assim, seu estudo depende de dados de sequenciamento. Além disso, a partir do mesmo genoma podemos realizar tipificação das amostras por técnicas adequadas para monitoramento da diversidade entre as amostras, e também para comparação com linhagens internacionais, gerando informações de interesse regional e global. Se a proposta for fazer uma caracterização completa, o sequenciamento é mais barato e menos laborioso do que a utilização de técnicas mais convencionais. O ponto negativo de realizar tais análises por sequenciamento do genoma é a necessidade de formação de pessoal para trabalhar com o volume de dados gerados. São poucos os institutos de pesquisa que contam com bioinformáticos para dar suporte aos projetos. Uma alternativa é a aquisição softwares amigáveis, o que facilita a montagem e a análise dos genomas de tal forma que podem ser feitas por alunos de mestrado e doutorado.
Medscape: Quais foram os principais resultados deste trabalho?
Raquel Bonelli: Detectamos neste estudo taxas de resistência a penicilina, tetraciclina e ciprofloxacina acima de 40% desde 2006. Identificamos amostras resistentes a azitromicina ocorrendo de forma não clonal, e relacionada a diferentes mecanismos moleculares desde 2006, mas com concentrações mínimas inibitórias mais elevadas a partir de 2009. Também reconhecemos um conjunto de sete amostras pertencentes a um mesmo clone com suscetibilidade reduzida a cefixime, apresentando mecanismo de resistência compatível com a evolução de resistência para ceftriaxona. Duas destas amostras eram resistentes a todos os demais antibióticos testados. A tipificação por genoma completo evidenciou que as amostras resistentes aos antimicrobianos agrupavam-se em clones, ao contrário das amostras mais sensíveis, que apresentavam maior diversidade. Isto evidencia um risco de espalhamento de linhagens resistentes, o que pode ocorrer naturalmente mediante a pressão seletiva imposta pela antibioticoterapia.
Medscape: Qual o impacto destes resultados na saúde pública?
Raquel Bonelli: Nosso estudo chama a atenção para a necessidade de se implementar o uso de ceftriaxona combinada à azitromicina para o tratamento de gonorreia no Rio de Janeiro. Isto demandará investimento, uma vez que a ceftriaxona é um medicamento injetável. Mais que isso, os resultados que obtivemos evidenciam a necessidade de implantação de vigilância epidemiológica para este micro-organismo. Como nossas amostras foram provenientes de laboratórios de análises clínicas, e temos dados muito superficiais sobre os pacientes, não foi possível, por exemplo, reconhecer grupos de risco para infecção por linhagens resistentes. No entanto, é imprescindível que o Brasil passe a ter informações mais precisas sobre este cenário epidemiológico para a adoção de políticas públicas dirigidas. O risco da emergência de N. gonorrhoeae resistente a todos os antimicrobianos validados é real.
Medscape: Quais são os próximos passos do estudo?
Raquel Bonelli: Nossa coleção de amostras está sendo continuamente aumentada. Os próximos passos deste estudo estão focados no aprofundamento da caracterização de clones que se mostraram predominantes no Rio de Janeiro, bem como na caracterização de amostras coletadas nos anos de 2016 e 2017, principalmente no que diz respeito à resistência a azitromicina. Além disso, temos a expectativa de que o Rio de Janeiro venha a participar do SENGONO, um projeto de vigilância nacional, conduzido pelo Ministério da Saúde, em nova fase de implantação. Caso essa colaboração se concretize, teremos acesso a uma amostragem mais robusta do ponto de vista numérico, e acompanhada de dados mais úteis em estudos epidemiológicos.
Medscape: Quais os desafios para a implantação de estudos multicêntricos no Brasil?
Raquel Bonelli: O acesso dos programas de vigilância ao paciente com gonorreia é muito dificultado pela forma como a estrutura de saúde pública no Brasil é voltada para as ISTs, baseada em múltiplos postos de atendimento. Em geral, os pacientes são tratados de forma sindrômica, sem coleta de espécime para isolamento do micro-organismo. Mesmo na presença de tal coleta, o estudo de Neisseria gonorrhoeae depende de que a amostra seja semeada em meio de cultura apropriado dentro de, no máximo, seis horas. Isso, considerando a dinâmica das grandes cidades, é praticamente inviável na ausência de clínicas especializadas. Além disso, por ser tão sensível, N. gonorrhoeae demanda certa expertise na manipulação. Para a realização de estudos multicêntricos é necessário investimento em infraestrutura laboratorial, padronização e certificação de protocolos, e formação de pessoal em cada cidade sede, um esforço que deve ser contínuo. Neste sentido, considero relevante apoiar o programa de vigilância SENGONO, aumentando o número de cidades envolvidas, dando aporte financeiro e logístico para que a coleta de amostras seja possível, e fortalecendo a equipe de profissionais envolvidos. Só assim teremos a geração de resultados completos e abrangentes, que levantem de forma realista a situação da resistência em N. gonorrhoeae no Brasil.(Saúde247).



Blog do BILL NOTICIAS

GENGIVITE: CONHEÇA AS CAUSAS E FORMAS DE TRATAMENTO

Em parceria com Lé Figaro
 (photo: FOTO: Divulgação)

Inchaço, sensibilidade e sangramento da gengiva durante a escovação e o uso de fio dental são os principais sintomas do problema

Saúde 247 – Além da cárie, existem outros problemas relativamente comuns que comprometem a saúde bucal. Entre eles está a gengivite, uma inflamação da gengiva causada geralmente pela placa bacteriana, uma película viscosa e incolor composta por bactérias e restos alimentares que se forma nos dentes. "A principal causa é a má higiene bucal e os sintomas são o inchaço, sensibilidade e sangramento da gengiva durante a escovação e a utilização de fio dental", afirma Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto. O uso de antidepressivos, antiepilépticos e algumas doenças como diabetes, epilepsia, AIDS, leucemia ou hipovitaminoses também podem levar à gengivite.
De acordo com a dentista, o diagnóstico do problema e é clínico. "O dentista avalia a qualidade da higienização dos dentes, pelo acúmulo de placa e depósito de tártaro e, em seguida, verifica a situação das gengivas", esclarece.
Rosane, da Caixa Seguradora Odonto, ainda alerta que se a enfermidade não for tratada da forma correta, ela pode evoluir para uma periodontite. "Neste caso, a inflamação passa a atingir não apenas o tecido gengival, mas também a estrutura óssea que dá suporte aos dentes. Em estágios avançados, pode levar à perda dentária." Porém, se descoberta ainda na fase inicial, a doença pode regredir com uma boa técnica de escovação, que deve ser feita com movimentos circulares e sem a aplicação de força, e o uso diário do fio dental. "A escova deve ter cerdas macias e um tamanho ideal para alcançar os dentes dos fundos, em áreas de difícil acesso. Além de acertar na compra, é preciso trocar a escova a cada três meses. O fio dental também é fundamental, pois ele penetra em espaços pequenos onde a escova não consegue entrar para remover a placa", orienta.
Por fim, segundo a dentista, no caso de avanço da gengivite, o tratamento para a remoção da placa bacteriana consiste na raspagem, que é feita acima e abaixo do contorno da gengiva com um instrumento específico. "Para evitar esse tipo de procedimento, é imprescindível que o indivíduo procure o dentista assim que notar algum sintoma característico do problema", conclui.
Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO
A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal. (Saúde247).



Blog do BILL NOTICIAS

UMA DAS MAIORES USINAS DA CEMIG AGORA É CHINESA

(Foto: Cemig/Divulgação)

 A chinesa State Power Investment Corp. (SPIC) venceu a disputa pelo lote A do leilão de hidrelétricas promovido pelo governo federal nesta quarta-feira, ao oferecer um pagamento de bônus de outorga de 7,18 bilhões de reais à União pela usina de São Simão, com um ágio de 6,5 por cento em relação ao bônus mínimo definido para a licitação.
A hidrelétrica de São Simão, a maior das oferecidas no certame, tem 1.710 megawatts em capacidade. A italiana Enel, a francesa Engie e a Aliança, joint venture entre Cemig e Vale, chegaram a se inscrever, mas não apresentaram proposta pelo ativo.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Lula é um projeto e uma esperança para o Brasil

Ricardo Stuckert

O fato de pessoas se surpreenderem de que Lula, apesar do massacre jurídico-midiático, diminui cada vez mais seus índices de rejeição nas pesquisas, é que é surpreendente. Como se nos acostumássemos que Lula teria sobre os ombros a carga das reiteradas acusações sem provas e fosse, assim, suspeito.
De repente, a curva da rejeição de Lula vai baixando e a dos seus algozes vai aumentando, na mesma medida. Qual o significado desses movimentos?
Lula tinha um grau de rejeição muito alto até 2002, mesmo porque sempre que aparecia era para denunciar a situação do país e anunciar que o país ia para o pior dos mundos possíveis. Tinha razão, mas ficou com uma marca pessimista, apocalíptica, negativa.
Na reta final da campanha de 2002, Lula apelou para o "Lulinha paz e amor". Passou a projetar otimismo, a dizer que o Brasil tinha jeito, que era só eleger um governo sintonizado com o povo e com a democracia. E se deu aquilo que muitos duvidavam: que um dia Lula seria eleito presidente do Brasil. E passou a irradiar esperança, otimismo, a convidar a todos para que acreditassem no Brasil.
Lula teve que seguir enfrentando o pessimismo dos que o criticavam, da direita e da ultra esquerda, que previam, ambos, que seu governo fracassaria. Lula enfrentou tudo com o otimismo e as políticas sociais do seu governo foram chave para que ele passasse a ser aceito por setores cada vez mais amplos da população, apesar das denúncias do mensalão.
O auge do prestígio de Lula foi ao final do seu governo, quando tinha mais de 80% de referências negativas na mídia e mais de 80% de apoio popular. Foi o momento em que as políticas do governo do PT conseguiram o máximo de hegemonia no país, impuseram um consenso nacional em torno de que o problema mais importante era a exclusão social, a pobreza, a miséria.
Como foi possível que, alguns anos depois, Lula passasse a ter uma altíssima rejeição? Como se deu a ação midiático-judicial, que avançou sobre sua imagem?
Derrotada sempre que se compararam os governos da direita e os do PT, a direita procurou mudar a agenda. Deixar de tentar disputar com o PT as políticas sociais, para se concentrar na desqualificação moral do PT e dos seus líderes, entre eles, sobretudo em Lula.
Dispondo do monopólio dos meios de comunicação e do controle do Judiciário, assim como da PF, a direita foi acumulando, ao longo dos anos, suspeitas para envolver o PT e Lula num manto de envolvimento com ações ilegais, que pudessem ser caracterizadas como de corrupção. Juízes até tiveram a pretensão de reescrever a história recente do Brasil. As imensas transformações sociais que o país viveu teriam sido uma farsa, o povo teria sido comprado com ações financiadas pela corrupção de empresas estatais e por propagandas enganosas. A corrupção seria o mecanismo de passar a limpo a historia do país, revertendo o significado do PT e do próprio Lula.
A acumulação de suspeitas, mesmo sem provas, foi a responsável pelo alto nível de rejeição que conseguiram impor à imagem de Lula, resultado da imposição do tema da corrupção como o central no país, o que permitiu a criação do clima político que levou ao golpe.
No fundo o que se dá no Brasil é uma disputa de agendas, entre a agenda social ou a da corrupção e do Estado. Enquanto a agenda social foi aceita como prioritária, a imagem de Lula e do PT foram altas. Quando a direita conseguiu deslocar essa agenda para um segundo plano e impor a da corrupção e dos gastos do Estado, as imagens do PT e de Lula foram muito desgastadas.
Conforme o governo surgido do golpe foi colocando em prática sua política econômica dura e pura, gerando uma depressão econômica, com alto nível de desemprego, enquanto avança selvagemente sobre as políticas sociais e os direitos dos trabalhadores, a agenda social voltou rapidamente a ser sentida como central pela grande maioria dos brasileiros. E, com ela, a imagem de Lula, que representou o momento mais virtuoso em termos de justiça social da nossa história, foi reaparecendo, com toda sua força. Os que não tinham consciência de que suas vidas tinham melhorado pelas ações de um governo que privilegiava os seus direitos, foram sentindo isso a partir da perda desses direitos, como resultado da mudança de governo.
Daí que a imagem de Lula tenha entrado, desde um ano, em uma espiral de ascensão e os seus algozes, os agentes das reiteradas acusações contra ele, concomitantemente foram perdendo prestígio e vendo seu nível de rejeição aumentar. Não há dúvida que os efeitos da campanha midiático-jurídica de promoção da Lava Jato tiveram um grande sucesso, se projetaram como a ação política de maior incidência na consciência das pessoas. Mas seus efeitos vão se desgastando, conforme a imagem de Lula reimpõe a centralidade das questões sociais no Brasil. Esse o significado da diminuição da rejeição de Lula e do aumento da rejeição do Moro.
Lula não é apenas um sujeito, que possa ser acusado e destruído por operações midiático-jurídicas. Ele representa um projeto para o Brasil e para a grande maioria da sua população, que traz consigo a possibilidade do resgate da esperança para todos.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Técnico invade luta e diz que irmão poderia ter morrido

Dax Vinicius, irmão de Caio Paturi, explicou que não queria bater no rival, mas ficou preocupado com o irmão
Equipe invade o cage para salvar lutador
Equipe invade o cage para salvar lutadorFoto: Reprodução

Uma luta pelo Capanema Fight Combat no último final de semana acabou em confusão após o árbitro não paralisar o duelo depois de um dos lutadores desmaiar. O episódio aconteceu após Silmar 'Sombra' Nunes finalizar Caio 'Paturi'. O árbitro não perceber a inconsciência do atleta e o técnico de Paturi invadiu o cage para parar o combate.
Nunes explicou ao site norte-americano "MMA Fighting" que tinha percebido que seu rival estava apagado. "Eu dei uma guilhotina nele e falei para o árbitro que ele tinha dormido, mas o árbitro falou não e eu falei de novo. Todo mundo viu o que tinha acontecido e aí o irmão dele (o treinador) pulou lá e começou a bater em mim", recordou Silmar Nunes.
Dax Vinicius Silva, irmão de Caio Paturi, explicou que não queria bater no rival, mas que ficou preocupado com o irmão.
"Eu levei 24 segundos entre o momento que vi meu irmão desmaiado e o momento que entrei no cage. Se eu não tivesse entrado lá, o que poderia acontecer? Eu estava gritando com o árbitro e ele não parava a luta. Eu fui errado por atacar o Sombra, mas eu estava preocupado com meu irmão. Eu pedi desculpas, mas não acho que foi errado eu entrar no cage. Meu irmão poderia ter tido danos cerebrais ou até morrido. Meu irmão teve dores de cabeça e ficou tonto o dia todo", comentou. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura celebra os 22 anos de Santa Filomena-PE nesta sexta-feira(29)


A Prefeitura Municipal de Santa Filomena-PE, celebra nesta sexta-feira(29), os 22 anos de emancipação politica do município,  em clima de alegria e muita confraternização.
O Prefeito Cleomatso Coelho de Vasconcelos definiu com a sua equipe de trabalho uma programação rica em esporte, cultura, lazer, entretenimento e musica, para comemorar o aniversário de Santa Filomena com muita integração.

Veja a programação a festa



SENADO VAI AUTORIZAR PRISÃO DE AÉCIO OU VAI PEITAR O STF?

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário do Senado ficou perplexo e os senadores tucanos, desnorteados, quando chegou à Casa a notícia sobre a decisão da primeira turma do STF, de afastar Aécio Neves do mandato e determinar sua prisão domiciliar noturna, que o tribunal chamou eufemisticamente de “recolhimento noturno”.   É a prisão Netflix,  disseram logo os piadistas da Casa.  Nesta quarta-feira, o Senado deverá decidir se autoriza ou não a aplicação das duas medidas, atendendo à exigência dos tucanos e ao mandamento da Constituição, que em seu artigo 53 exige a palavra do Senado quando se trata de prisão de parlamentar no exercício do mandato.   E assim, está colocada a possibilidade de um confronto entre os poderes, caso o plenário do  Senado resolva peitar o Supremo e não autorizar uma coisa ou outra.
Aécio Neves, um dos principais articuladores do impeachment, é mais um dos algozes de Dilma Rousseff que se vê castigado pela volta do cipó de aroeira.  Mas como seu partido tem a segunda maior bancada e ele tem muitos aliados em outros partidos,  a autorização de sua prisão domiciliar pode não ser tão pacífica como foi a de Delcídio do Amaral em 2015.  Contra a prisão domiciliar noturna, muitos senadores repetiam o argumento do ministro Marco Aurélio Melo ao negar, em junho,  a prisão preventiva de Aécio pedida pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot:  o de que a Constituição só admite a prisão de parlamentar em caso de flagrante por crimine inafiançável. Foi esta a premissa que justificou a autorização da prisão de Delcídio Amaral.  Alegavam também que só o Senado pode afastar um senador do exercício do mandato.   O imbróglio vai para o plenário e o resultado era ontem pouco previsível.
– Trata-se de um caso de prisão domiciliar, de restrição parcial de liberdade e o plenário do Senado tem que se manifestar. Não há também previsão constitucional de afastamento do mandato. No caso do pedido de prisão do senador Delcídio, o Senado decidiu em menos de 24 horas depois de notificado. O presidente Eunício aguardará a notificação oficial do STF para que possa aplicar o artigo 53 da Constituição — dizia e repetia no Salão Azul o senador tucano Cássio Cunha Lima.
Outra possibilidade é a de Aécio recorrer da decisão ao plenário do STF.
Esta é a terceira vez, no curso desta  interminável crise política, que o Senado se vê diante de uma decisão sem precedentes do STF.  Quando o ex-senador Delcidio foi preso, em  novembro de 2015, o Senado autorizou a prisão, embora tenha havido muitos votos divergentes e muito inconformismo.  Alegou-se, porém, que Delcídio fora preso em flagrante, situação em que a prisão de parlamentar é  prevista  na Constituição.  Em dezembro de 2016, o ministro Marco Aurelio Melo concedeu liminar pedida pela Rede Sustentabilidade e determinou que Renan Calheiros fosse afastado,  não do exercício do mandato, mas da condição de presidente do Senado, pois havia se tornado réu e como tal não poderia figurar na linha sucessória da Presidência da República. A tensão subiu, o Senado indignou-se e acabou prevalecendo um acordo tácito, pelo qual o STF derrubou, por seis votos a três, a liminar de Marco Aurélio, mas proibindo Renan de ocupar a Presidência em caso de ausência de Michel Temer e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

FORBES: NO BRASIL, TODOS SÃO PODRES, MENOS LULA

Ricardo Stuckert | Reprodução

Uma das principais publicações de economia do mundo, a revista americana Forbes mostra que já vê Luiz Inácio Lula da Silva como o próximo presidente do Brasil. 
Em um artigo assinado por Keneth Rapoza, intitulado "No Brasil todos são maus, exceto Lula", a publicação destaca as conquistas sociais e econômicas dos dois mandatos de Lula.
"O homem que um dia foi o presidente mais popular das Américas é feito de Teflon. Apesar das acusações e alegações feitas contra ele e seu antigo gabinete dia após dia, nada 'cola'. Lula permanece o homem mais popular do Brasil. (...) as pessoas o escolheriam para liderar o País de novo, por uma terceira vez, ao invés de qualquer outro candidato", sugerem as pesquisas. 
O texto fala ainda da possível parcialidade do juiz federal Sérgio Moro em relação a Lula.
O artigo ainda é bastante ácido quanto a Jair Bolsonaro:
"Um democrata cristão que é muito parecido com um republicano do chamado Cinturão da Bíblia [área conservadora dos EUA]. Adora Jesus, não gosta de gays. Está cansado de quem recebe de programas de assistência social, maconheiros e traficantes. Bolsonaro não se importaria se os brasileiros tivessem permissão para transportar armas. Bolsonaro tem uma taxa de desaprovação de 63%, acima de 47% do ano anterior".(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Senhor do Bonfim: Dois homens são presos com arma e explosivos em garimpo clandestino

(foto/divulgação)
Explosivos controlados pelo Exército foram apreendidos num garimpo clandestino na zona rural de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, ontem (26). A ação foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio de policias da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Foram presos dois homens, de 37 e 50 anos. Eles estavam com uma espingarda artesanal e espoletas. O material apreendido, juntamente com os homens, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil (DPC).(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS 

Programa Nenhuma Pernambucana sem Documento acontece nesta quinta-feira em Araripina


A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Executiva da Mulher em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, promove nesta quinta-feira (28), a partir das 8h, na biblioteca da Fafopa, mais uma ação do Programa Nenhuma Pernambucana sem Documento.
Nesta etapa, as mulheres poderão emitir, prioritariamente, a segunda via do documento de identidade (RG) e da certidão de nascimento ou de casamento. O prazo para a entrega dos documentos é de 45 dias após a emissão.
Fique atenta para a documentação exigida para a emissão da segunda via. A ordem de atendimento das mulheres será pela chegada ao local e o funcionamento será até as 13h.
Identidade* (RG)
Certidão de nascimento ou casamento original + cópia simples além de 02 (duas) fotos 3×4.
*As emissões da segunda via do RG são apenas para identidades emitidas no Estado de Pernambuco.
Certidão de Casamento ou Nascimento
Algum documento que tenha o número do Livro e da Folha da Certidão, tais como a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho ou Registro de Nascimento ou Casamento antigo. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina abre inscrições para 3ª fase das Olimpíadas Estudantis



Depois de uma segunda fase emocionante, que reuniu mais de 5 mil pessoas nas disputas finais, a 47ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina continuam. Os estudantes de escolas públicas e particulares da cidade já podem se inscrever para a terceira etapa da competição que acontecerá entre os dias 16 de outubro e 10 de novembro.
Podem participar desta última fase, os alunos da categoria pré-mirim (de 10 a 12 anos) que irão disputar em cinco modalidades: vôlei, futsal, basquete, handebol e futebol society. A 47ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina tiveram início em maio com competições da fase mirim (de 12 a 14 anos), já na segunda fase – realizada de 21 de agosto a 13 de setembro – as disputas contemplaram as categorias infantil (de 15 a 17 anos) e juvenil (de 17 a 19 anos).
Para definir os últimos ajustes do evento, a prefeitura realizará um congresso técnico no dia 5 de outubro, a partir das 9h, no auditório da Diretoria de Esportes onde os representantes das equipes escolares poderão conhecer as regras da disputa esportiva.
As inscrições para as novas disputas podem ser feitas até o próximo dia 30 de setembro das 8h às 17h  na sede da Diretoria de Esportes, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho. Os jogos Olímpicos são realizados pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.  Quem deseja Informações sobre as inscrições pode ligar para o número: 3862-2113. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Justiça rejeita ação de Romário contra Dunga

Ex-volante da seleção brasileira alegou que estava sendo alvo de ofensas por parte do ex-atacante

Romário x Dunga

Ex-jogador e hoje senador, Romário
Ex-jogador e hoje senador, RomárioFoto: Roque de Sá/Agência Senado

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal considerou improcedente a ação movida por Romário contra o técnico Dunga.

A briga jurídica envolvendo os dois tetracampeões mundiais começou quando Dunga acionou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Senado alegando que estava sendo alvo de ofensas por parte de Romário não abarcadas pela imunidade parlamentar. Em 2015, Romário colocou em dúvida as convocações da seleção, apontando interesses comerciais.

Romário entrou com ação por reprovar o procedimento adotado por Dunga na Comissão de Ética. O senador pediu R$ 500 mil por danos morais.

Além de negar o pedido do ex-atacante, a Justiça determinou que Romário arque com 10% do valor (R$ 50 mil), referentes a custos processuais e honorários advocatícios. Cabe recurso.

"Diante do conjunto probatório, não vislumbro animus ofendendi [intenção de ofender] na conduta do Requerido [Dunga], pois ausente a intenção de denegrir a reputação ou ofender a dignidade, maculando a honra objetiva da parte Autora [Romário], pois as medidas tomadas em decorrência das declarações prestadas nas redes sociais e na mídia envolvendo as partes, e sua respectiva repercussão não tiveram o condão de violar os direitos da personalidade", escreveu na sentença o juiz Flavio Augusto Martins Leite.

"Não restou comprovado o abuso ou má-fé na conduta do Réu, não há que se falar na condenação do mesmo na reparação dos danos causados", complementou.

ROMÁRIO X DUNGA
A amizade dos tempos de Copa do Mundo 1994 se esvaiu Romário e Dunga. O Baixinho foi um crítico do trabalho de Dunga na seleção brasileira. Em 2015, o senador declarou ao jornal "Gazzetta dello Sport" que havia interesses escusos nas convocações da seleção, então comandada por Dunga.

"Os problemas são refletidos nas convocações. Dunga é meu amigo, mas não é a sua hora. Não convoca-se mais os melhores, há interesses por trás. O diretor é Gilmar Rinaldi, que, até um dia antes de sua nomeação, era um agente de jogadores. Uma provocação! Você viu a convocação? Todos pertencem aos empresários que lucram com convocações. É evidente para todos".

Na época, Dunga criticou o posicionamento de Romário. "O Senador Romário tem o direito de criticar as convocações para a Seleção Brasileira. Todavia, não tem o direito de pôr em dúvida a honestidade e a credibilidade dos critérios que norteiam a escolha dos jogadores, principalmente quando afirma, sem qualquer elemento de prova que possa amparar tais afirmações, que os responsáveis pelas convocações atenderam a outros critérios que não o técnico".

"Repudio as declarações de quem se disse meu amigo, mas não é. Amizade pressupõe respeito, lealdade e estrita confiança na integridade de quem dedicamos aquele sentimento. Por isso, o Senador Romário nunca esteve no meu rol de amigos e ele fica na obrigação, sobre o que disse, de apresentar fatos". (Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

CHEFE DO EXÉRCITO REÚNE OFICIAIS DA ATIVA E DA RESERVA

Reprodução Twitter/Agência Brasil

Em meio à apreensão causada pelas declarações de vários generais, que defendem uma intervenção militar no Brasil, o Comandante do Exército, general Villas Boas, fez uma reunião com generais da ativa e da reserva. 
Segundo palavras do próprio Villas Boas, em seu Twitter, o objetivo do encontro era "orientar" os generais. 
A necessidade da reunião —e de sua ampla divulgação nas redes sociais— mostra que há uma divisão no Exército. 
O general Hamilton Mourão,  que defendeu abertamente um golpe militar na semana passada, não será punido pela corporação.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

PRF prende em Cabrobó dupla que vinha de São Paulo com arma, munições e drogas

(foto/divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens, de 37 e 51 anos, com um revólver calibre 38, além de munições, porções de maconha e cocaína, mais a quantia de R$ 7.950,00 em espécie. A ação ocorreu na madrugada desta quarta-feira (27), na BR-428, em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco.
Agentes do Núcleo de Operações Especiais e do Grupo de Operações com Cães da PRF realizavam uma ação próximo ao Trevo do Ibó, quando deram ordem de parada a um carro na rodovia. Durante uma verificação no interior do veículo, foram encontrados os produtos ilícitos.
A dupla vinha de São Paulo com destino a Caxias, no Maranhão. Após consulta, foi descoberto que o mais velho já havia cumprido pena de quatro anos e meio por homicídio, no município paulista de Guarulhos. A dupla foi encaminhada, junto com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Cabrobó. (C.BRITTO).
Blog do BILL NOTICIAS

RÚSSIA AFIRMA TER DESTRUÍDO ÚLTIMO LOTE DE ARMAS QUÍMICAS

REUTERS

A Rússia destruiu nesta quarta-feira (27) seu último lote de armas químicas em uma cerimônia que foi acompanhada por uma delegação da Organização Internacional para a Proibição das Armas Químicas (Opaq). As informações são da EFE.
"Se pode dizer, sem criar alarde, que é realmente um acontecimento histórico, levando em conta os arsenais de armas químicas que herdamos dos tempos soviéticos, com os quais poderíamos destruir várias vezes toda a vida da Terra", disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em vídeo conferência com a usina Kizner, na região russa de Udmurtia.
O chefe do Kremlin destacou que a Rússia cumpriu com os seus compromissos para a destruição de todas suas armas químicas três anos antes do previsto.
Inicialmente, o governo russo tinha previsto destruir todo seu arsenal químico em 2012, mas devido à falta de financiamento, teve de adiar o plano até este ano.
Putin lembrou que a Rússia foi um dos primeiros países a assinar a Convenção sobre Armas Químicas, em vigor desde 1997, e sublinhou o esforço econômico que custou a destruição de todos os arsenais.
A Convenção sobre Armas Químicas previa que os 188 países signatários (entre os quais não figura a Coreia do Norte) destruiriam todo seu armamento químico antes de abril de 2012. (Agencia Brasil).

Blog do BILL NOTICIAS

Liquidação geral no governo Temer


* Aristóteles Cardona Júnior
Algumas semanas atrás escrevi aqui nesta coluna do Brasil de Fato sobre o que chamei de doença da privatização. Uma doença terrível que acaba com as forças e a riqueza de um país entregando setores estratégicos para empresas nacionais e estrangeiras que terão como interesse principal o lucro. E, antes que alguém se pergunte, é preciso sempre reafirmar que ter o lucro como principal interesse é, sim, um grave problema. Principalmente quando estamos falando de setores que são essenciais para o progresso de um povo e de um país, como saúde, educação, comunicação, energia elétrica, assim como vários outros.
Naquele texto, citei que esta doença, que esteve praticamente erradicada em nosso país, estava ressurgindo com o ilegítimo governo de Michel Temer. A proposta do momento foi o anúncio do interesse em privatizar a Eletrobrás. E para o nosso desgosto, exposta pelo ministro de minas e energia, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho Filho, cria do senador Fernando Bezerra Coelho.
Os defensores das privatizações sempre nos vêm com discursos e justificativas que parecem atraentes. Dizem que o serviço vai melhorar e até que vai ficar mais barato. Mas a verdade é que tudo isso não passa de enganação. E, para chegar a esta afirmação, nem precisamos ir muito longe: basta olhar para a situação das telecomunicações, privatizadas ainda no Governo de FHC. Possuímos uma das mais caras tarifas de telefonia do mundo. E, o que chega a ser pior ainda, tendo um péssimo serviço. É ou não é? Ou alguém está muito satisfeito com serviços oferecidos pela sua operadora? Em consulta a qualquer ranking de reclamações, as empresas de telefonia estão sempre entre as primeiras que mais trazem problemas aos seus usuários.
A Eletrobrás representa um grande patrimônio do povo brasileiro. Ela é gigante, respondendo por mais de 30% da energia gerada em nosso país e por quase 50% das linhas de transmissão. Hoje já é uma empresa que possui ações negociadas em bolsas de valores, mas o controle é do governo. Com a proposta, a empresa deixa de ser patrimônio do povo e poderá ser comandada por qualquer um.
Como se não bastasse abrir mão de controlar algo tão importante para o desenvolvimento de um país, o governo pretende entregar quase de graça a Eletrobrás. Anunciaram um preço de venda por volta de R$ 20 bilhões quando alguns especialistas avaliam em mais de R$ 350 bilhões todo o seu parque gerador.
Por tantas questões é que este anúncio de privatização da Eletrobrás não interessa à população brasileira. E se não interessa ao nosso povo, a quem interessa? Quem vai se beneficiar de fato com esta perda de patrimônio público? Michel Temer e Fernando Bezerra Coelho Filho têm a obrigação de responder esta pergunta a todo país.
Aristóteles Cardona Júnior é Médico de Família no Sertão pernambucano, Professor da Univasf e militante da Frente Brasil Popular de Pernambuco. (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

TEMER ARTICULA COM JUCÁ OPERAÇÃO PARA SALVAR AÉCIO NO SENADO

Beto Barata/PR | Lula Marques/Agência PT

Michel Temer pediu ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), nesta quarta-feira (27), para articular uma operação para que o Senado salve Aécio Neves do afastamento de seu mandato.
Temer discute o tema com seus auxiliares desde cedo e disse a interlocutores que o plenário do Senado delibere sobre o assunto, informa em seu blog a repórter Andréia Sadi, da GloboNews.
Temer convocou senadores e aliados nesta quarta, além de Jucá. Foram convidados para um almoço João Alberto (PMDB-MA), Elmano Ferrer (PMDB-PI) e até o deputado Paulo Maluf (PP-SP). No entanto, o STF não prevê essa medida e a ação de Temer poderia abrir uma crise entre Executivo e Judiciário.
O artigo 53 da Constituição diz que prisão de parlamentar precisa ser submetida ao plenário. Mas o artigo 319 do Código de Processo Penal é claro: recolhimento domiciliar é medida diferente de prisão. Assim, não cabe deliberação do Senado sobre a decisão do STF sobre Aécio.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Adolescente é torturada e baleada na cabeça em Caruaru

"Judiaram muito com minha filha", disse a mãe da jovem, de 16 anos

Mãe da adolescente agredida em Caruaru
Mãe da adolescente agredida em CaruaruFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Uma adolescente de 16 anos foi internada no Hospital da Restauração (HR) às 4h da madrugada desta quarta-feira (27) após levar um tiro de raspão na cabeça, cortes nos seios e ter os cabelos cortados em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o HR, ela já consegue andar, está tomando soro e começando a se alimentar. A jovem chegou acompanhada da mãe, uma mulher de 51 anos. "Judiaram muito com minha filha", disse a mulher. 

Leia também:
Presas cinco pessoas suspeitas de homicídios em Caruaru
Em carta ao governador, prefeita de Caruaru pede reforço na segurança
Apresentador de TV é atingido por bala perdida na cabeça em Caruaru
Casal e duas crianças são feitos reféns em Caruaru
Inaldo Sampaio: Cobra-se da prefeita Raquel Lyra além do que ela pode dar


A adolescente mora em Toritama, também no Agreste, mas o crime aconteceu em Caruaru, na Vila Canaã. A mãe contou que a menina foi para a Vila Canaã e venderam dois pedaços de crack a ela. "Quando ela já vinha no caminho, o dono da casa mandou ela voltar e perguntou: 'tu tás entregando as bocas de fumo daqui, é? A Polícia fica esperando por tu no caminho?'. Ela disse que não, mas ele chamou o amigo, cortaram o cabelo da minha filha e deram um tiro de raspão na cabeça dela", conta a mãe da jovem. 

A jovem também tem marcas de machucados no rosto, de acordo com a mãe. "Ele ameaçou eu e meus outros filhos", disse a mulher.  Ela disse à mãe que foram dois os autores da violência, mas não quis informar os nomes por ter sido ameaçada.

Segunda vez
De acordo com a mãe, essa é a segunda vez que a filha passa por episódios violentos. Em outra ocasião, no dia 24 de dezembro, chamaram ela para dentro de uma casa para usar drogas, mas no caminho doparam a moça, ligaram o rádio e a violentaram. "Ela tem muita cicatriz nos seios, nos braços. Cortaram a orelha dela, furaram a língua dela, na cabeça ela tem dois cortes", conta. A mãe afirma que foram outros os agressores da primeira vez. Na ocasião, a moça também foi atendida no HR. (Folhape).


Mãe da adolescente agredida em Caruaru
Mãe da adolescente agredida em CaruaruFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco



Mãe da adolescente agredida em Caruaru
Mãe da adolescente agredida em CaruaruFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco




Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...