sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

DEMOCRATAS AMERICANOS HUMILHAM O BRASIL E O STF AO PEDIR GARANTIAS A LULA


Caiu a máscara da perseguição ao ex-presidente Lula até nos Estados Unidos, país onde foi desenhado o golpe para que o petróleo brasileiro fosse entregue às petroleiras globais.
Na carta enviada ao embaixador Sergio Amaral e a todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, presidido por Cármen Lúcia, os deputados do campo progressista e democrático nos Estados Unidos dizem que Lula foi condenado sem provas por Sergio Moro e ainda denunciam o juiz paranaense por ter grampeado ilegalmente a presidente deposta Dilma Rousseff.
"A natureza claramente politizada dos processos judiciais contra Lula tem colocado em risco instituições democráticas vitais e a fé dos cidadãos nessas instituições", dizem os parlamentares americanos.
A perseguição a Lula na Banana Republic Brazil vira escândalo internacional. Leia a íntegra:
Caro Embaixador Sergio Silva Do Amaral:
Nós, respeitosamente, fazemos um chamado às autoridades do Brasil para que garantam que os direitos básicos do ex-presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva – em particular, seu direito a um tratamento justo, livre e imparcial perante a lei – sejam totalmente protegidos, de acordo com as obrigações dos tratados internacionais assinados pelo Brasil. Estamos profundamente preocupados com as crescentes evidências de flagrantes violações dos direitos de Lula ao devido processo legal e com o que parece ser uma campanha de perseguição judicial politicamente motivada, destinada a minar sua tentativa de reeleição no final deste ano.
Em julho de 2017, Lula foi condenado a uma sentença de quase 10 anos de prisão pelo juiz federal de primeira instância Sergio Moro, quem, sob o quadro legal atípico do Brasil, também exerceu o papel de procurador-chefe no caso de Lula. A principal acusação está baseada em uma “evidência” altamente questionável, que seria rejeitada em primeira mão pela maioria das cortes ao redor do mundo.
Lula é acusado de ter recebido propina na forma de reformas em um apartamento à beira-mar financiadas pela construtora brasileira Grupo OAS. Não há, entretanto, nenhuma evidência de que Lula ou sua falecida esposa tenham sido proprietários do imóvel ou que o tenham usado de nenhuma maneira. A única “evidência” produzida por Moro foi o depoimento de um gerente já condenado de OAS, que, em troca de seu testemunho contra Lula, teve sua sentença drasticamente reduzida.
Antes dessa sentença, o juiz Moro participou de ações antiéticas e, por vezes, ilegais, dirigidas a Lula que demonstraram claramente que ele não era capaz de desempenhar os deveres de um juiz imparcial no caso de Lula. Em uma ocasião, Moro ordenou a detenção de Lula e deu ordens para que ele fosse transportado sob uma pesada guarda para testemunhar, apesar do fato de Lula não ter demonstrado falta de vontade de testemunhar.
Moro vazou - em violação da lei brasileira –interceptações telefônicas para a mídia, que incluíam conversas privadas entre Lula, seus advogados e membros de sua família, bem como uma gravação obtida ilegalmente de uma conversa com a então Presidenta Dilma Rousseff.
Estas e outras ações contenciosas de Moro deixaram claro que Lula não tem nenhuma esperança de ver seus direitos básicos de devido processo legal - por exemplo, o direito a um julgamento justo e equitativo e o direito à presunção de inocência - respeitados pelo juiz.
Apesar das probabilidades contrárias enfrentadas por Lula, continua a existir uma oportunidade para que a justiça e o devido processo legal prevaleçam no caso de Lula. De acordo com a legislação brasileira, uma condenação e sentença proferidas por um juiz de um tribunal inferior não é totalmente válida até que seja confirmada por um tribunal superior. Em 24 de janeiro, o Tribunal Federal de Apelações do Distrito Sul, composta por três membros, realizará uma audiência para confirmar ou rejeitar a condenação de Lula.
Infelizmente, já há sinais que questionam a imparcialidade do Tribunal de Apelações. Entre outras coisas, o juiz que preside a Corte afirmou publicamente acreditar que o processo de Moro contra Lula seja "impecável" e sua chefe de gabinete publicou recentemente uma petição no Facebook exigindo que Lula fosse preso.
Frente a essas preocupantes circunstâncias, exortamos veementemente as autoridades do Brasil para que exerçam a máxima diligência em garantir a proteção dos direitos do processo legal que são prerrogativas de Lula. A natureza claramente politizada dos processos judiciais contra Lula tem colocado em risco instituições democráticas vitais e a fé dos cidadãos nessas instituições. A próxima eleição presidencial e a administração subsequente serão inexoravelmente afetadas se o sistema judicial for considerado incapaz de agir com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais.
É nossa esperança e expectativa que as autoridades judiciais que revisam a condenação de Lula não se deixem pressionar pelos setores políticos ou pela mídia e sejam guiados pelos princípios básicos que são a base de qualquer sociedade livre.(247).
Atenciosamente,

CC: Membros do Supremo Tribunal Federal do Brasil


Blog do BILL NOTICIAS

GAZETA DO POVO: MORO GEROU DESEMPREGO E DEIXOU ESCOMBROS NO PAÍS


Até a vetusta Gazeta do Povo, blog de extrema-direita, reconhece que o juiz Sérgio Moro e sua lava jato destruíram milhares de empregos e deixaram escombros em todo o país. Mas o ex-jornalão curitibano conta a desgraceira que a operação do magistrado causou na indústria naval brasileira. Somente no município de Rio Grande, no Sudeste do Rio Grande do Sul, o “combate à corrupção” custou ao menos 24 mil empregos de pais de famílias.
A operação do juiz Sérgio Moro deixou criou uma destruição no município e hoje restam apenas 1,5 mil metalúrgicos trabalhando no estaleiro quase fantasma.
A Gazeta do Povo — que não é nenhum blog de esquerda, frisa-se — teve um lampejo ao abrigar o bom jornalismo para denunciar que a lava jato gerou escombros e que plataformas de petróleo novinhas em folha foram vendidas como se fossem sucata.
“Escombros da Lava Jato: plataformas de petróleo novinhas são vendidas como sucata”, diz a manchete de um texto preciso de Lucio Vaz ao relatar a agonia do Estaleiro Rio Grande, vítima do ataque da operação de Sérgio Moro à indústria naval brasileira.
A reportagem de Vaz informa que as 152 mil toneladas de aço das plataformas P-71 e P-72 foram vendidas por R$ 70 milhões para a siderúrgica Gerdau.
“É uma lástima, um crime de lesa-pátria. Compraram o aço a preço de ouro e estão vendendo a preço de lixo”, afirmou o presidente do sindicato, Benito Gonçalves.
A empresa que estava responsável pela construção das plataformas era a Ecovix, braço naval da Engevix, que entrou em recuperação judicial após ser alvo da operação lava jato. Em virtude disso, a empresa não conseguiu entregar os cascos praticamente prontos que foram transformados em sucata.
Lucio Vaz explica que dois integrantes da cúpula da Engevix, Gerson Almada e Antunes Sobrinho, foram condenados pela Justiça Federal em primeira instância por envolvimento no escândalo do petrolão, que apurou o pagamento de propina a políticos a partir do superfaturamento de obras contratadas pela Petrobras.
Note o caro leitor que, além dos empregos perdidos, houve um prejuízo bilionário maior do que a lava jato diz ter recuperado em quase 4 anos de operação.
Enfim, a Gazeta do Povo reconhece que Sérgio Moro é responsável pelos milhares de desempregados e por destruir a economia do país.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

DEPUTADOS DOS EUA DIVULGAM CARTA DE APOIO A LULA


Um grupo de deputados dos Estados Unidos, do partido Democrata, vai divulgar nesta sexta-feira (19) uma carta denunciando as "violações flagrantes" do direito do ex-presidente Lula a um processo justo e a "campanha de perseguição judicial de motivação política", segundo apurou o jornal Folha de São Paulo.
O abaixo-assinado "Eleição sem Lula é fraude", organizado pelo ex-ministro Celso Amorim, já tem quase 200 mil assinaturas, entre elas a do ativista Daniel Ellsberg, dos cineastas Constantin Costa-Gavras e Oliver Stone, ex-ministro grego Yanis Varoufakis e o linguista Noam Chomsky. 
"O objetivo é mostrar que o mundo está de olho, vendo as injustiças que estão sendo cometidas no Brasil", diz Amorim. Também assinaram o manifesto os ex-presidentes Pepe Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina), Ernesto Samper (Colômbia) e o ex-primeiro ministro italiano Massimo D'Alema.
A carta a ser divulgada nesta sexta (19) é assinada pelos deputados democratas Mark Pocan, Keith Ellison e mais dez integrantes da bancada de centro-esquerda da Câmara. A Câmara tem um total de 435. A carta será enviada ao embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, aos ministros do Supremo Tribunal Federal e à imprensa.
Segundo Pocan, sindicatos, centros de pesquisas que estudam a América Latina e brasileiros vivendo nos Estados Unidos o alertaram para o caso de Lula. A AFL-CIO, maior central sindical dos EUA, tem uma ligação histórica com o PT.
"Espero que as autoridades judiciais analisando o caso de Lula não se deixem pressionar por setores políticos ou pela mídia e sejam guiados pelos princípios básicos de qualquer sociedade livre", disse Pocan à Folha.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

UM DOS MAIORES JURISTAS DO MUNDO ALERTA CONTRA PERSEGUIÇÃO A LULA


Um dos maiores juristas do mundo, o italiano Luigi Ferrajoli, integra a comunidade internacional no discurso de que o ex-presidente Lula vem sendo perseguido pela Justiça. Principal teórico do Garantismo, Ferrajoli faz um alerta ao mundo de que Lula não está tendo direito a um julgamento justo e imparcial.
"Quero expressar minhas preocupações sobre as formas com que o julgamento contra o ex-presidente foi criado e conduzido", anuncia o jurista, que aponta "uma ausência impressionante de imparcialidade por parte dos juízes e procuradores que o promoveram, dificilmente explicável senão com a finalidade política de pôr fim ao processo de reformas que foi realizado no Brasil".
Ele também cita a "campanha da mídia", "orquestrada desde o início do processo", como um dos elementos que confirmam a "ausência de parcialidade favorecida pelo singular braço do processo penal brasileiro, que é a confusão entre o papel julgador e o papel de instrução, que é papel próprio da acusação".(247).
Assista abaixo um vídeo divulgado pela defesa de Lula sobre a carta:



Blog do BILL NOTICIAS


Triplo homicídio ocorrido nessa terça-feira(16) é elucidado

Por volta das 01:50 dessa terça-feira(16), um triplo homicídio que chocou o distrito do Serrote do urubu, na zona rural de Petrolina, no Sertão pernambucano, vitimando EXPEDITO HENRIQUE SAMPAIO, de 42 anos, SEVERINA ANA DA CONCEIÇÃO, de 72 anos, e o adolescente EXPEDITO JAMERSON SILVA SAMPAIO, de 13 anos.
Após as  investigações concluídas no dia 18 de janeiro e  intensas diligências e oitivas de testemunhas, os autores foram identificados sendo eles: ANDRÉ LIUS FERREIRA DA SILVA, de 22 anos e o adolescente de iniciais E. F. S., de 17 anos. A motivação dos crimes seria vingança pessoal uma vez que os autores estavam sendo ameaçados pela vítima EXPEDITO. Após dois dias de diligências, o menor infrator foi apreendido após expedição de mandado pela justiça. Ele confessou sua participação e está recolhido na FUNASE.  Já ANDRÉ LUIS encontra-se foragido. Diligências estão sendo realizaras no intuito de prendê-lo. (O povo com a notícia).

Blog do BILL NOTICIAS

Corpo é encontrado em Casa Nova-BA


Corpo  foi encontrado por volta das 07:00 dessa sexta-feira(19), num esgoto vizinho ao clube de Casa Nova-BA, com marcas de espancamento. Trata-se Cleisson Rodrigues, de 18 anos.
Segundo informações, Cleisson é acusado de ter matado a facadas um homem, para roubar sua motocicleta. Aguardem novas informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

ATROPELADOR DE COPACABANA COM CNH CASSADA É FUNCIONÁRIO DA GLOBONEWS


O motorista Antonio Almeida de Anaquim, de 41 anos, é funcionário da Globonews, mas isso vem sendo omitido pela emissora. A informação foi confirmada ao 247 por telefone pela assessoria de imprensa do canal.
A própria Globo noticiou que Anaquim está com a carteira suspensa desde 2014 e que o Detran informou que o documento será cassado e que ele omitiu sofrer de epilepsia desde os 12 anos. Uma consulta no site do órgão mostra que ele tinha 62 pontos e 14 multas nos últimos 5 anos.
Depois do atropelamento em Copacabana, que deixou uma vítima de 8 meses e 16 pessoas feridas nesta quinta-feira 19, fotos do motorista nos estúdios da Globonews começaram a circular nas redes sociais, inclusive com a presença de jornalistas da emissora.
O apresentador Flávio Fachel chegou a negar a informação no Twitter: "Prezado amigo que prefere se informar somente por grupos de WhatsApp: o Antônio de Almeida Anaquim nunca foi funcionário da Globo News. As fotos que estão nas redes sociais dele são de uma visita antiga feita à emissora".
Leia mais na reportagem da Agência Brasil:
Motorista que feriu 16 e matou um bebê em acidente no Rio deixa a delegacia
Ana Cristina Campos – Dezenove horas após haver atropelado 17 pessoas na Praia de Copacabana, na noite de ontem (18), o motorista Antônio de Almeida Anaquim deixou a 12ª Delegacia de Polícia por volta das 15h30 de hoje (19) sem falar com a imprensa.
Um bebê de 8 meses morreu e 16 pessoas ficaram feridas no atropelamento. O motorista responderá pela morte do bebê e lesão corporal das outras pessoas.
Anaquim foi ouvido pelo delegado da 12ª DP Gabriel Ferrando, que disse mais cedo que um possível ataque epilético no motorista é a principal linha de investigação. Até o momento, a avaliação do delegado é que o crime foi um homicídio culposo, em que não há intenção de matar.
O delegado argumentou que a legislação não prevê prisão em flagrante para casos de atropelamento em que o motorista se mantém no local do incidente. A prisão também foi descartada porque os exames iniciais não apontaram ingestão de álcool e outras substâncias, e também porque o motorista não participava de um pega.
Ferrando também considera que a alta velocidade do carro, ao que tudo indica, foi causada pela disritmia, decorrente do problema epilético.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Não é só Lula: Collor de Melo anuncia que é pré-candidato à Presidência da República


O senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) anunciou nesta sexta-feira, 19, que pretende se candidatar novamente à Presidência da República nas eleições gerais deste ano.
Digo a vocês que esse é um dos momentos mais importantes da minha vida pessoal. Hoje, a minha decisão está tomada: sou, sim, pré-candidato à presidência da República”, afirmou o senador alagoano, que participou de um evento na cidade de Arapiraca, no interior do Estado, com a prefeita, Célia Rocha (PTB).
Apelidado de ‘caçador de marajás’, Collor venceu em 1989 a primeira eleição direta após a redemocratização do País, derrotando vários candidatos, entre eles Leonel Brizola (PDT), Ulysses Guimarães (PMDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem disputou o segundo turno. Ele comandou o país entre 1990 e 1992, quando sofreu impeachment, por suspeita de corrupção. (Fonte: Estadão/foto: Ed Ferreira).(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Discurso baseado nos fatos


Por Miguel Coelho*
As dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros não são mais novidade para ninguém. Exatamente em razão dessa dura realidade, os gestores públicos têm buscado novos caminhos para poder atender aos anseios da população com qualidade e dignidade. Se pararmos um pouco para observar a história de Petrolina, constataremos uma cidade que tem no seu DNA a luta incansável por superar os desafios e quebrar paradigmas. Estão aí para provar o aeroporto regional, os perímetros irrigados, a infraestrutura muito a frente com duplicações de avenidas e viadutos construídos bem antes do que se falava em desafios da mobilidade. Porém, com o passar do tempo, os desafios mudam, e aqui estamos mais uma vez na busca pioneira de ser um modelo de gestão não só para Pernambuco, mas sim para todo o Brasil.
Petrolina tem buscado a inovação. Nossa cidade instituiu uma parceria inédita com o Banco do Nordeste que limpou o nome de centenas de famílias da zona rural, modelo inclusive que foi replicado em todas as regiões do País. Também foi buscado na união com a iniciativa privada uma nova forma de relacionamento. Seja na revitalização e manutenção das nossas praças; No cuidado com a obesidade infantil, que com apoio de uma multinacional, estamos implementando hortas e conscientização nutricional em todas as unidades de educação infantil envolvendo mais de 30 mil pessoas.
Entretanto, nossa vontade de crescer e manter a dianteira no Estado na geração de emprego é gigantesca, por isso precisamos fazer ainda mais. Iniciamos 2018 com uma ousada ação. Instituímos o regulamento de todo o processo de PMI (Procedimento de Manifestação de interesse) para que possamos atender aos requisitos legais para os novos projetos e Parcerias Público-Privadas que levarão o nome de Petrolina para o topo da inovação e eficiência da gestão. Atitude essa que tem gerado um certo desconforto para algumas pessoas, e que nos leva a questionar quais as reais razões para tal.
Uma das áreas em que pretendemos instituir uma inovadora PPP é nos serviços abastecimento de água e saneamento básico. Desde 1975, a Compesa detém essa concessão. Em 2007, um novo acordo foi assinado para que o Governo do Estado realizasse um programa de metas, dentre as quais:
1) atingir 98% de água tratada de uma forma geral na cidade até 2011;
2) recuperar completamente o sistema existente de saneamento;
3) implantar a bacia central de tratamento de esgoto até 2008;
4) implantar o saneamento dos bairros Dom Avelar, Santa Luzia, Fernando Idalino, Jardim Petrópolis entre outros até 2009.
Depois de 10 anos, contudo, a Compesa não honrou essas metas. Chegamos ao começo de 2018 com Petrolina atendida em apenas 63% com esgotamento sanitário; Mais: pelos números fornecidos pela Compesa, 72% da cidade tem abastecimento, 72% da cidade, ou seja, bem distante dos 98% pactuados. Não bastasse isso, o próprio Estado, que detém a concessão, foi recentemente multado pela Agência de Meio Ambiente de Petrolina em mais de R$ 28 milhões por despejar detritos do presídio estadual direto no Rio São Francisco.
Apesar de na gestão passada a Compesa ter trabalhado por força de liminar, tentamos o caminho da conciliação por um ano. Mesmo com o STF decidindo derrubar essa liminar, e com o direito ao nosso lado, escolhemos em 2017 o caminho do diálogo para poder chegar a um novo contrato que fosse bom para os dois lados. Ocorre que a última proposta feita pela Prefeitura, no mês de setembro, só foi respondida agora, quatro meses depois. Isso de pronto já deixa uma mensagem muito clara, ou Petrolina não é prioridade para a empresa, ou esqueceram da cidade de setembro para cá.
A nossa gestão busca apenas um serviço de qualidade, um contrato que seja justo com a nossa população. Queremos que as pessoas possam ter confiança nos serviços de abastecimento e esgoto, e com isso, alcançar melhorias nas suas vidas. O chamamento que o município inicia é aberto para todos, queremos a melhor proposta com o melhor serviço, independente de quem seja o vencedor. Portanto, é, mínimo, controverso a Compesa querer criticar nossa posição inovadora e ainda falar em privatização, quando a mesma foi a primeira a firmar esse tipo de modelo no setor em Pernambuco através de uma PPP da região metropolitana no valor superior a R$ 4 bilhões em 2013. Mas esse jogo político não é o que interessa ao povo. Gestão se faz com compromisso e fatos, e não com palavras soltas, visando ludibriar a opinião pública. Por isso, vamos seguir em frente, buscando modernizar e melhorar o serviço público, doa a quem doer. (C.Geral).
*Prefeito de Petrolina

Blog do BILL NOTICIAS

MDB-PE consegue nova liminar contra processo de dissolução; diretório nacional reage


O diretório do MDB em Pernambuco conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), voltando a suspender o processo de dissolução da executiva estadual da sigla. A liminar foi concedida pelo desembargador Eduardo Sertorio Canto, que questiona os procedimentos adotados pela instância nacional do partido para promover a intervenção.
A liminar anula, neste caso, a decisão tomada no dia 17 pelo juiz José Alberto de Barros, da 26ª Vara Cível de Pernambuco, que determinou a retomada do processo de dissolução. O grupo liderado pelo deputado federal Jarbas Vasconcelos travou uma ‘guerra’ judicial contra o processo de intervenção, bancado pelo senador Romero Jucá.
Para viabilizar o plano de entregar o controle da sigla para o senador Fernando Bezerra Coelho, recém filiado ao partido, foi convocada uma convenção extraordinária para alterar o estatuto da agremiação. Assim, depois da mudança, ficou decidido que a direção nacional teria o poder para intervir no MDB-PE. Porém, segundo o advogado do diretório estadual, Carlos Neves, a justiça entendeu que a decisão da nacional não pode valer para atos anteriores. Assim, o processo foi mais uma vez anulado.
Depois de retificarem o estatuto para abrir caminho para a dissolução, eles (a direção nacional) pressionaram o juiz para derrubar a liminar que suspendia o processo, durante o recesso e conseguiram. Assim, foi decidido que o processo continuaria. Mas o desembargador Eduardo Sertório entendeu que a decisão tomada na convenção nacional do MDB não pode valer para atos tomados anteriormente. Ou seja, não pode ser retroativo. Então, foi concedida nova liminar para suspender o processo“, disse.
Ante o exposto, nos termos do art. 1.019, I, do CPC/2015, DEFIRO o pedido de tutela de urgência postulada pelo Diretório Estadual do PMDB, para imprimir efeito suspensivo ao seu agravo de instrumento e, consequentemente, determinar a suspensão dos efeitos da decisão recorrida, até o julgamento final do presente recurso“, diz a nova liminar.
Reação
A direção nacional da legenda emitiu uma nota expressando “surpresa” com a decisão do desembargador Eduardo Sertório Canto.
Acompanhem:
O MDB Nacional recebe com surpresa a decisão proferida hoje pelo Desembargador Substituto Eduardo Canto, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Primeiro, porque não foi ouvido o MDB Nacional, como ocorrera quando o recurso foi do Diretório Nacional. Estranhamente, portanto, não foi adotado o mesmo procedimento anterior de ouvir a parte contrária antes de decidir a liminar.
Segundo, porque não haveria urgência neste momento de recesso parlamentar. Conforme previsão estatutária, os prazos internos estão suspensos nesse período, o que significa dizer que ato algum seria praticado nos próximos dias a justificar a concessão da liminar sem a oitiva da parte contrária.
Terceiro, porque o fundamento da decisão é inusitado. Não houve qualquer alteração no Estatuto do PMDB que eventualmente não pudesse retroagir. Houve, isso sim, uma mera retificação de uma situação jurídica que existe desde a criação do Partido. Considerar que a Executiva Nacional não teria competência para tratar de pedidos de dissolução de Diretórios Estaduais, ainda que por determinado período se constitui como uma indevida interferência na estrutura interna do MDB.
Quarto, porque foi desrespeitada a decisão do TSE, órgão jurisdicional competente para tratar dessas questões, que deferiu a retificação do Estatuto do PMDB nos termos formulados, deixando claro que nunca, jamais, a Comissão Executiva Nacional perdeu sua competência para tratar de pedidos de dissolução de Diretórios Estaduais.
Ao final, o MDB Nacional espera que seja respeitada sua competência para tratar de assuntos internos, sem interferência de decisões judiciais inusitadas e aparentemente tendenciosas, com a invocação de fundamento jurídico que não se sustenta.(C.Britto).
Diretório Nacional do MDB

Blog do BILL NOTICIAS

Gerente da Compesa em Petrolina assegura: “90% do que arrecadamos ficam na cidade”



Alvo de reclamações de dez entre dez petrolinenses, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem um plano de investimentos que inclui, num prazo de 20 anos, tentar a universalização dos serviços de água e esgoto em Petrolina. A afirmação é do gerente regional João Raphael de Queiroz, em entrevista ao talk show do Blog nesta sexta-feira (19).
Em meio ao anúncio feito recentemente pelo prefeito Miguel Coelho, acerca de uma nova concessão no setor, João Raphael lembrou que o assunto ‘municipalização’ volta ao centro das discussões na cidade pela terceira vez. Mas preferiu não entrar nessa seara.
Voltando a citar os investimentos já feitos em Petrolina pela Companhia, o gerente assegurou que somente nos últimos dez anos, um total de 90% do volume arrecadado ficou na cidade. “A gente tem cerca de 60% com custos de operação e manutenção. Se você for buscar o que a gente investiu nos últimos dez anos, dá 30%. Somando 60% mais 30%, dá 90%. Então, 90% do que a gente arrecada está gastando aqui em Petrolina”, afirmou.
Sobre o polêmico subsídio cruzado, João Raphael explica que a prática é utilizada para que outras comunidades possam pagar a taxa de água, uma vez que a Compesa tem seus custos e precisa operar em locais considerados deficitários.
Furtos de água
O gerente revelou ainda que Petrolina conseguiu manter em 2017 um desperdício d’água de apenas 25% – abaixo da média nacional, de 40% -, graças aos esforços da Companhia. Esse número é um pouco maior do que 2016, que foi de 23%, mas João Raphael justifica que a empresa conseguiu intensificar o abastecimento no ano passado.
Segundo o gerente, o contrato da Compesa com o município prevê o combate aos furtos de água, o que pode reduzir ainda mais esse número. Ele explicou que a empresa em Petrolina possui 70% de “perdas aparentes”, ou seja, aquelas pelas quais a Compesa não fatura, mas a população está se beneficiando.
Pelo contrato, iniciado em agosto passado, a Compesa instalou hidrômetros e fez um estudo técnico junto à população para verificar se o consumo está adequado, e o resultado já causou surpresa porque essa ainda nem é a etapa em que a Companhia atuará no combate às ligações clandestinas.
Só na fase de instalação de hidrômetros, para fazer o diagnóstico, a gente encontrou 6% de fraudes. Para se ter uma ideia, essa empresa já trabalhou em cidades como Rio de Janeiro, no Mato Grosso, e não encontrou tantas fraudes como as que foram encontradas em Petrolina”, disse. O gerente informou ainda que a meta, ao fim do contrato de seis anos da terceirização desse serviço, é reduzir o desperdício d’água para 15%.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Lóssio se coloca como 3ª via para o governo do Estado

Negociando sua filiação à Rede, após se licenciar do MDB, Julio Lóssio se apresenta como mais um nome para a disputa ao governo do Estado

Do Diario de Pernambuco – Aline Moura
Ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio participou do primeiro encontro realizado pela Rede, ontem, para discutir sua filiação partidária e se apresentar como pré-candidato ao governo do estado. Ele será o primeiro postulante da legenda ao Palácio das Princesas e defenderá o palanque presidencial da ex-ministra Marina Silva. Após se licenciar do MDB, partido que recebeu em seus quadros o senador Fernando Bezerra Coelho, seu principal adversário político, Lóssio defendeu a apresentação de uma agenda pós-Eduardo Campos que seja capaz de discutir o futuro e as mudanças necessárias para o Estado.
Lóssio se colocou como terceira via na polarização aberta entre o governador Paulo Câmara (PSB) e Fernando Bezerra Coelho.
“Eu tenho até uma relação boa com o governador, ele é uma pessoa do bem, diferente de alguns adversários dele, mas penso que esse ciclo do PSB está se esgotando. Por outro lado, esse grupo de oposição que se uniu agora governou Pernambuco muitas vezes, esteve no poder e todos comiam na cartilha de Eduardo, o único que não fez isso fui eu. Então, penso que a gente pode olhar para frente e não ficar discutindo se o projeto de Eduardo acabou ou não. FBC agora quer ser filho de Eduardo, veja que coisa” provocou.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

O PODER ESTÁ NAS PESSOAS. EU SOU PRÓ POVO, POR ISSO SOU PRÓ LULA', DIZ ODAIR JOSÉ


Rede Brasil Atual - O cantor Odair José participou nesta quinta-feira (18) de ato em São Paulo em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Estou participando de um ato político pela primeira vez em 40 e tantos anos. A minha participação sempre foi pela música", disse o artista, pouco antes do início do evento.
Ele considera que não é certo impedir uma candidatura e que o povo deve ser livre para escolher. "Nós temos o direito de tirar os governantes nas urnas."
Odair vê o momento político com preocupação. "Corremos o risco de levar o futuro de volta ao passado", afirmou, fazendo menção à música Gatos e Ratos. Já no ato, ele cumprimentou Lula, que não conhecia pessoalmente, e disse que estava presente para ficar com a consciência tranquila. "Eu tenho certeza que o poder está nas pessoas. Eu sou pró povo, por isso sou pró Lula."(247).

Blog do BILL NOTICIAS

RENAN: O POVO NÃO ACEITARÁ UMA ELEIÇÃO SEM LULA


O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado sem provas pelo juiz Sergio Moro, na sentença a respeito do triplex da OAS, penhorado a credores da empreiteira, e diz que essa situação envergonha o Brasil diante do mundo civilizado, uma vez que a Justiça vive de provas.
Mais do que isso, Renan afirmou que Lula tem o direito de ser candidato a presidente em 2018 e afirma que qualquer outra solução não passará. "O povo não aceitará uma eleição sem Lula na urna", diz ele.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina amplia iluminação pública em dois bairros da cidade


Ação contemplou ruas do João de Deus e do Loteamento Bela Vista 3.
Quem mora no Loteamento Bela Vista 3, na zona oeste, e também no João de Deus, na zona norte, já pode aproveitar a novidade. É que a Prefeitura de Petrolina ampliou a iluminação pública em 10 ruas das comunidades. O trabalho foi realizado pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) entre os dias 15 e 17 deste mês. Além de atender à antigas reivindicações da população, a iniciativa ainda vai deixar as vias mais seguras no período da noite.
A preocupação com a segurança dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) foi fator decisivo para a instalação de 16 luminárias completas, com lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts de potência, no acesso da BR 407 até a instituição de ensino. Já havia inclusive uma indicação do vereador Gilberto Melo para a realização do serviço. A iniciativa foi comemorada pelo presidente da Associação Comunitária do João de Deus, Eugênio Alves. “A gente sempre ficava preocupado com as ocorrências de assaltos e até tentativas de estupros na região. Agora tanto a comunidade do João de Deus quanto os estudantes do IF Sertão-PE agradecem à prefeitura”, comentou Alves.
No Loteamento Bela Vista 3 a escuridão também ficou no passado. Os moradores de lá se queixavam do problema há cerca de 3 anos. Ao todo, 44 luminárias completas foram instaladas na localidade, sendo 31 com lâmpadas de vapor de sódio de 70 watts e 13 com lâmpadas de vapor de sódio de 150 watts de potência. Um alívio para o motorista Franksmar Oliveira, morador da rua 03 há pouco mais de um ano e meio. “A escuridão era muito grande, a pessoa nem podia ficar na porta de casa à noite pra pegar um ventinho. Agora está muito bom”, celebra Oliveira.
Liderada pelo secretário Eduardo Carvalho, a equipe que cuida dos serviços públicos na SEDURBS visitou os dois bairros na noite desta quarta-feira (17). Para Eduardo, esse tipo de trabalho reforça a atenção da Prefeitura para com as demandas da população. “Procuramos sempre estar perto das comunidades através do contato que temos com os vereadores, lideranças e pessoas que nos procuram para resolver um problema. Às vezes, a depender da situação, não conseguimos resolver de imediato, mas é gratificante poder cumprir o compromisso firmado pelo prefeito Miguel Coelho em atender o quanto antes as mais diversas reivindicações, seja de estudantes que pediam por uma via mais segura, seja de um trabalhador que apenas deseja descansar na frente de casa após um dia inteiro de trabalho”, destaca Carvalho. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Pesquisadores desenvolvem exame de sangue capaz de detectar oito cânceres

Testado em um mil pacientes, o método tem sensibilidade de 69% a 98%, conforme o tipo de tumor. Para especialistas, a ferramenta facilitará a descoberta precoce da doença.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas na oncologia é de detectar a presença de tumores precocemente, condição que aumenta as chances de cura. Focado em uma ferramenta com essa utilidade, um grupo internacional de pesquisadores desenvolveu um método computacional capaz de identificar oito tipos comuns de câncer por meio de amostras de sangue. A tecnologia, que utiliza uma análise genética minuciosa, foi apresentada na edição da revista Science, mas  precisa passar por mais testes. Para os criadores, o método poderá se tornar uma alternativa menos dispendiosa e mais prática de diagnóstico da doença.

Autor principal do estudo, Nickolas Papapdopoulos ressalta a importância de um exame com essas características. “A detecção precoce do cancro é fundamental para reduzir a mortalidade, pois os tumores são mais facilmente tratados quando ainda não se tornaram metástases”, diz o também professor de oncologia e patologia do Centro de Câncer Johns Hopkins (EUA). O exame criado foca em oito tipos comuns de tumores: ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.

Ter uma alternativa de diagnóstico menos invasiva também foi um fator motivador da equipe,  já que a maioria das tecnologias usadas com esse intuito, como a colonoscopia, tem procedimentos mais complexos. “Alguns exames de sangue têm sido desenvolvidos com esse objetivo, mas eles ainda passam por testes devido a dúvidas quanto a sua eficácia”, completa o pesquisador.

O método desenvolvido por Papapdopoulos e equipe, que contaram com ajuda de cientistas italianos e australianos, chama-se CancerSEEK e consiste em uma análise na qual um algoritmo avalia a presença de 16 genes de câncer e 10 níveis de proteínas circulantes, indícios biológicos de cancros, em amostras de sangues. O teste contou com 1.005 pacientes diagnosticados com um dos tumores em fase pré-metastática, além de 850 indivíduos saudáveis.

O exame detectou os tumores com sensibilidade de 69% a 98%, dependendo do tipo da doença. Em alguns casos, também forneceu informações sobre o tecido de origem do câncer, um dado dificilmente obtido em testes atuais. “O CancerSEEK analisa minuciosamente as partículas sanguíneas para alcançar essa alta sensibilidade, uma técnica avançada para minimizar o número de falsos positivos. Nosso exame determina com precisão a localização de um tumor devido à análise minuciosa feita, e isso é uma limitação atual dos testes de biópsia líquida”, compara Papapdopoulos.

Outros males

Os investigadores acreditam que a ferramenta poderá ser usada para a análise de outros tipos de tumor. “No entanto, a sensibilidade do teste para outros cancros precisa ser avaliada em estudos futuros”, ressalta o autor principal. Papapdopoulos destaca mais pontos a serem alcançados pela equipe. “Nosso estudo estabelece o fundamento conceitual e prático para um exame de sangue único e de múltipla análise. Mas, para realmente estabelecer a utilidade clínica do CancerSEEK e demonstrar que ele pode salvar vidas, serão necessários estudos prospectivos de todos os tipos de câncer incidentes em uma grande população. Esses estudos maiores são necessários para explorar ainda mais a especificidade, a sensibilidade e o refinamento do teste”, pondera.

Gerson Carvalho, consultor da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), avalia que o trabalho tem como base um método que tem se tornado uma tendência na área médica. “É um estudo ainda inicial, mas essa é uma pesquisa inovadora, que mostra a possibilidade de dar um diagnóstico precoce ao paciente com câncer que ainda não tem metástase, e de uma forma menos invasiva, utilizando a genética para o diagnóstico. Isso tem sido cada vez mais explorado no que chamamos de medicina personalizada”, justifica.

Carvalho também acredita que a tecnologia poderá ser ampliada para o enfrentamento de outras doenças. “É um tema que merece ser ampliado e que, além de testar outros tipos de cancro, poderia analisar doenças inflamatórias e imunológicas, pois o paciente não chega ao médico com suspeita de câncer. Geralmente, ele apresenta alguma enfermidade que pode estar relacionada ao tumor”, explica.(DP).


Blog do BILL NOTICIAS

Presidente do TRF-4 relata ameaças e preocupação com conflitos

Segundo ele, o tribunal, com sede em Porto Alegre, tem detectado pressões de todos os lados, especialmente em manifestações em redes sociais.
Carro do exército passa em frente ao prédio do TRF-4, em Porto Alegre
Carro do exército passa em frente ao prédio do TRF-4, em Porto AlegreFoto: Agência Freelancer/Folhapress
O presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Carlos Eduardo Thompson Flores, afirmou a congressistas petistas, nesta sexta-feira (12), que está preocupado com as ameaças de conflitos durante julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 24.

À delegação de petistas ele afirmou ter relatado sua apreensão à presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, e à procuradora-geral, Raquel Dodge. Segundo ele, o tribunal, com sede em Porto Alegre, tem detectado pressões de todos os lados, especialmente em manifestações em redes sociais.

Os petistas entregaram ao desembargador uma carta com críticas a ele próprio, além do juiz Sérgio Moro, que condenou Lula na primeira instância. Sem citar nominalmente Thompson Flores, os petistas afirmam, no documento, que recentes elogios à decisão de Moro "lançam preocupação sobre o caráter do julgamento".

Ameaças
O presidente do TRF-4 disse que os juízes estão recebendo ameaças e que alguns deles tiraram suas famílias do Estado. Ele citou o caso de uma pessoa do Mato Grosso do Sul que tem ameaçado atacar fisicamente o prédio do TRF-4. O desembargador contou também ter recebido um telefonema do presidente da associação de magistrados com relatos de ameaças a juízes.

Em resposta, os petistas alegaram não haver orientação neste sentido e que as ameaças devem ser acompanhadas caso a caso. "Não há nos movimentos sociais qualquer disposição para conflitos, não há orientação nesse sentido", diz o deputado Marco Maia, admitindo haver "radicalismo" de todos os lados.

Segundo o tribunal, o presidente da corte disse que aceita "prontamente a colaboração para assegurar a segurança de todos os envolvidos". "Pedimos que divulguem a mensagem por manifestações pacíficas", disse ele. Autoridades que quiserem acompanhar o julgamento terão acesso ao tribunal e assistirão à sessão em um telão. A sala de julgamentos ficará restrita a advogados e partes.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Corpo de homem é encontrado dentro de esgoto em Casa Nova


O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado dentro de um esgoto, próximo ao clube recreativo da cidade de Casa Nova, no norte da Bahia, na manhã de hoje (19).  De acordo com informações, a vítima apresentava sinais de violência, principalmente na altura da cabeça.
Ainda não há maiores informações sobre o ocorrido. A Polícia local foi acionada, bem como o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro, para fazer a remoção do cadáver. Exames deverão revelar as causas da morte. A foto foi encaminhada ao WhatsApp do Blog.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: 'NÃO CONHEÇO A PALAVRA DESISTIR E NÃO FAÇO USO DELA'

Ricardo Stuckert

 A poucos dias de ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevistas a jornalistas estrangeiros que uma possível impugnação de sua candidatura, caso venha a ser condenado pela corte no caso do tríplex do Guarujá, seria "uma fraude". Lula também afirmou que não irá desistir de disputar a eleição presidencial de outubro. "Na minha vida eu não conheço a palavra desistir e não faço uso dela", afirmou.
"Se o Lula for proibido de ser candidato por uma decisão política do judiciário, obviamente está se montando uma fraude", disse o ex-presidente a correspondentes dos jornais La Nación, Die Zeit, Liberátion, El País, The New York Times e The Guardian. Lula voltou a dizer que sua condenação – 9,6 anos de reclusão - em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, foi fruto de um "processo político". "A aceitação (da denúncia) tal como ela foi me faz supor que estamos diante de um processo mais político do que jurídico", afirmou.
Sobre o julgamento da próxima semana, Lula disse esperar que os juízes sigam as leis. "Eu não posso julgar o que vai decidir o tribunal porque eu não conheço nenhum juiz. A única coisa que eu espero é que eles tenham lido o processo e com base nisso eles decidam respeitando o Código Penal e a Constituição", observou. Ele disse, ainda, que mesmo que venha a ser condenado irá continuar lutando.
"Vou continuar lutando porque eu quero viver até os 120 anos... para estar forte, para estar bem de saúde, para estar de bom humor... O dia 24 para mim não é o dia D, é o dia 24, é um julgamento. Eu tenho mais nove ou dez processos", comentou.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Abono Salarial 2016 ainda tem R$ 9,84 bilhões para 13 milhões de trabalhadores


Maiores fatias vão para as regiões Sudeste e Nordeste. Sétimo lote será liberado para saque nesta quinta-feira (18)
Os recursos do Abono Salarial do PIS/Pasep ano-base 2016 que ainda não foram sacados chegam a mais de R$ 9,84 bilhões, beneficiando 13,4 milhões de trabalhadores em todo o país. Nesta quinta-feira (18), o Ministério do Trabalho libera o sétimo lote do benefício a trabalhadores da iniciativa privada nascidos nos meses de janeiro e fevereiro e servidores com inscrição de final 5 (veja aqui: http://trabalho.gov.br/noticias/5394-setimo-lote-do-abono-salarial-2016-comeca-a-ser-pago-nesta-quinta-18).
“O Abono Salarial é um direito do trabalhador e pode ser um reforço no orçamento de muitas famílias, além de ajudar a movimentar a economia do Brasil”, afirma o ministro do Trabalho substituto, Helton Yomura.
Do total de recursos que ainda podem ser retirados, quase metade (46,8%) é para a Região Sudeste, segundo levantamento preliminar do Ministério do Trabalho. São R$ 4,61 bilhões para 6,34 milhões de trabalhadores. A maior parte está no estado de São Paulo, que ainda tem R$ 2,33 bilhões para 3,23 milhões de beneficiários.
Minas Gerais é o estado com o segundo maior valor – R$ 1,14 bilhão para 1,55 milhão de pessoas. Depois vem o Rio de Janeiro, com 1,24 milhão de trabalhadores que têm um total de R$ 908,08 milhões a receber.
Até o final de 2017, os saques na Região Sudeste beneficiaram 5,16 milhões de pessoas – ou 44,87% dos participantes identificados – com um total de R$ 3,75 bilhões, considerando os valores pagos de julho a dezembro do ano passado.
Nordeste – A Região Nordeste tem a segunda maior fatia, com R$ 2,25 bilhões para 2,97 milhões de trabalhadores. Os saques no Nordeste já atingiram R$ 1,93 bilhão para 2,55 milhões de pessoas, o equivalente a 46,20% dos beneficiários no período.
A maior parte dos recursos no Nordeste vai para a Bahia, onde 791,64 mil pessoas poderão sacar R$ 598,75 milhões. Os baianos têm o quinto maior volume do país. Ficam atrás dos paranaenses, que ainda poderão retirar R$ 607,59 milhões para 842,89 mil trabalhadores.
Ao todo, a Região Sul tem R$ 1,6 bilhão que poderá ser retirado por 2,22 milhões de pessoas. Até o final de 2017, os saques na Região Sul alcançaram 1,85 milhão de pessoas e chegaram a R$ 1,33 bilhão.
Já para as Regiões Centro-Oeste e Norte os valores ainda não sacados são inferiores a R$ 1 bilhão. No Centro-Oeste, 1,12 milhão de trabalhadores poderá retirar mais R$ 808,02 milhões do Abono Salarial 2016, enquanto no Norte ainda restam R$ 574,62 milhões para 774,47 mil trabalhadores. Os saques até dezembro de 2017 foram de R$ 627,77 milhões no Centro-Oeste e R$ 471,96 milhões no Norte.
Direito ao saque – O Abono Salarial Ano-Base 2016 é pago a quem estava inscrito há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep e trabalhou formalmente por pelo menos um mês naquele ano com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do benefício vai de R$ 80 a R$ 954, de acordo com o tempo trabalhado no ano-base. Recebe o valor cheio quem trabalhou formalmente durante todo o ano de 2016 com rendimento médio de até dois salários mínimos. Quem trabalhou um mês, por exemplo, com esses mesmos pré-requisitos, recebe 1/12 do valor, e assim sucessivamente.
Depois do sétimo lote, o Ministério do Trabalho ainda vai liberar mais duas parcelas do Abono Salarial 2016 – em 22 de fevereiro e em 15 de março. Os recursos de qualquer um dos lotes podem ser sacados até 29 de junho deste ano. “É importante que o trabalhador fique atento, para não perder o prazo, porque depois esses recursos voltam para a conta do Fundo e Amparo ao Trabalhador (FAT)”, alerta Helton Yomura.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...