sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Guarda Civil Municipal prende pichador no centro de Petrolina


Jovem foi pego enquanto pichava parede do viaduto da avenida Cardoso de Sá.
(C.Geral)
 Durante patrulhamento de rotina pelo centro da cidade, o efetivo da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal de Petrolina avistou um jovem pichando as paredes do viaduto da ponte Presidente Dutra, na Avenida Cardoso de Sá, por volta das 17h30 desta quinta-feira (22).
Durante a abordagem, os guardas civis encontraram entre os pertences de Gabriel Gomes Duraes, de 19 anos, duas latas de tinta spray e um cigarro de maconha. Ele alegou que estava fazendo arte com o objetivo de deixar o local mais bonito. O detalhe é que para realizar qualquer intervenção, mesmo artística, é necessária uma autorização da Prefeitura.
Em seguida, o jovem foi conduzido pela GCM até a Delegacia da 213ª Circunscrição de Polícia Civil, localizada no bairro Ouro Preto. Naquela unidade, Gabriel foi apresentado para a autoridade policial de plantão para a tomada das providências cabíveis diante do caso. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

A TRAGÉDIA DO GOLPE: DESALENTO NO MERCADO DE TRABALHO BATE RECORDE


(Reuters) - O total de pessoas em desalento, que desistiram de procurar emprego no Brasil, bateu recorde no último trimestre de 2017, indicando que o mercado de trabalho tem reagido de forma muito tímida à recuperação da atividade econômica após dois anos de recessão.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,352 milhões de pessoas deixaram de ir atrás de emprego no final do ano passado, ou 3,9 por cento da força de trabalho em desalento, praticamente o dobro da fatia vista em 2012, início da pesquisa do IBGE, de 1,9 por cento.
"A causa disso pode ser o ambiente econômico, que coloca muita gente na rua desempregada e desestimula a procura por emprego", afirmou a jornalistas o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo.
No último trimestre de 2017, os maiores contingentes de desalentados foram observados nos Estados da Bahia (663 mil ) e Maranhão (410 mil). A região Nordeste concentrava entre outubro e dezembro do ano passado 2,6 milhões do total de desalentados do país, o equivalente a 59,7 por cento do total.
"Você tem concentração grande de desempregados no Nordeste. A falta de oportunidade é maior lá", afirmou Azeredo, acrescentando que, na região, há também os maiores índices de pobreza e analfabetismo.
Segundo o IBGE, o perfil dos desalentados no Brasil incluem pretos e pardos, jovens e pessoas no ensino fundamental e em locais menos favorecidos ou menos desenvolvidos do país.
No último trimestre de 2017, a taxa de desemprego calculada pela PNAD estava em desaceleração e atingiu 11,8 por cento, com 12,3 milhões de pessoas desempregadas, mas com a melhora sustentada pela informalidade.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Após denúncia de estupro, UPA da Imbiribeira afasta médico

Coordenação da unidade de saúde informou que repudia qualquer 
tipo de violência contra a mulher

UPA da Imbiribeira
UPA da ImbiribeiraFoto: Divulgação


(Folhape)

Após uma mulher de 18 anos denunciar ter sido estuprada por um médico traumatologista dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, por meio de nota, que o profissional foi afastado e que a coordenação da unidade de saúde "repudia qualquer tipo de violência contra a mulher".

Leia também
Jovem denuncia ter sido estuprada por médico na UPA da Imbiribeira


A direção da UPA informou que está à disposição dos órgãos competentes para apoiar as investigações do caso e que vai tomar as medidas cabíveis. A vítima foi encaminhada, na noite da última quarta-feira (21), do Instituto Médico Legal (IML) para o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife.

No local, ela foi acolhida, recebeu atendimento de uma equipe multiprofissional e tomou as medicações profiláticas contra infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez indesejada. Após receber apoio psicológico, ela recebeu alta e será acompanhada pelo serviço de referência. 

Entenda
Um atendimento médico na UPA da Imbiribeira terminou com uma grave denúncia de estupro. Após cair de uma escada dentro de casa, uma mulher de 18 anos procurou atendimento médico no local, na última quarta-feira (21), e afirmou ter sido estuprada por um profissional de saúde. A jovem identificou que o homem que cometeu o crime era um médico traumatologista.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra a Mulher. O crime, segundo a vítima, ocorreu dentro da sala em que ela foi atendida na UPA da Imbiribeira. As investigações foram iniciadas pelo delegado Jorge Ferreira e repassadas para a delegada Ana Elisa Sobreira. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) deve abrir sindicância.



Blog do BILL NOTICIAS

Casa Nova terá Dia ‘D’ de vacinação contra febre amarela neste sábado



  (C.Britto)


Listado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova (norte do Estado) terá seu Dia ‘D’ de Vacinação neste sábado (24).
A secretária municipal de Saúde, Maria de Lourdes, reforça que a vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias; e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram.
Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom“, destaca.
Maria de Lourdes faz um apelo à população sobre a importância da vacina. “Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação”. Ela frisou que a vacinação a ser disponibilizada pela Secretaria “não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos”.
Municípios
O Ministério da Saúde dividiu os municípios brasileiros em três categorias quando à necessidade de vacina contra a febre amarela: Área com recomendação de vacina (ACRV); Área sem recomendação da Vacina (ASRV) e Área com Recomendação Parcial de Vacinação (ACRP).
Na Bahia 160 municípios foram considerados ACRV – entre eles Casa Nova e Sento Sé, na região – e o restante ASRV. Não há municípios na Bahia com ACRP. “Estamos em área de fronteira e vulneráveis quanto à vinda de pessoas infectadas, por isso esse cuidado com a vacinação, mesmo que até agora não tenhamos nenhum caso detectado. Portanto, queremos insistir com a população para se prevenir“, alerta a secretária. As informações são da assessoria da PMCN.

Blog do BILL NOTICIAS

Denúncia de estupro: polícia solicita prontuários e imagens de câmeras de UPA

Delegada responsável pelo caso, Ana Elisa Sobreira, da Delegacia de Santo Amaro, já está coletando materiais

Secretaria da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro e a delegada Gleide Ângelo
Secretaria da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro e a delegada Gleide ÂngeloFoto: Thaynna Mendes, da editoria de cotidiano

(Folhape)

A Polícia Civil de Pernmbuco solicitou os prontuários e as imagens de câmeras de segurança da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, para auxiliar nas investigações da denúncia de um médico que teria estuprado uma jovem de 18 anos na manhã da última quarta-feira (21). Em nota divulgada no início da noite desta quinta-feira (22), a polícia também informou que está sendo investigado outro possível estupro pelo médico, mas que os dois casos se encontram sob sigilo.

A delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Polícia da Mulher, explicou que o inquérito foi instaurado nesta quinta-feira (22) e que as investigações começaram. “Em um crime de estupro, a palavra da vítima tem um valor probatório muito forte, mas é preciso outras provas e é isso que está sendo feito”, disse a delegada. 

Leia também:
Após denúncia de estupro, UPA da Imbiribeira afasta médico 
Jovem denuncia ter sido estuprada por médico na UPA da Imbiribeira


Gleide afirmou que, quando a vítima chegou à delegacia, estava muito nervosa e não conseguiu identificar detalhes do suposto agressor. “Vamos fechar o inquérito, tipificar os crimes provados e encaminhar ao Ministério Público, que vai fazer a denuncia para a Justiça vai julgar de acordo com a lei”, explicou. “O inquérito tem um prazo legal de até 30 dias para ser concluído e tudo indica que vai ser cumprido dentro do prazo”, disse. 

A delegada responsável pelo caso, Ana Elisa Sobreira, da Delegacia de Santo Amaro, no Recife, já está coletando as provas. “Precisamos do resultado das perícias, ouvir testemunhas e o suspeito. Precisamos de tempo para isso”. Ana Elisa ouvirá a vítima ainda nesta quinta. 

Entenda o caso
Um atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, terminou com uma denúncia de estupro. Após cair de uma escada dentro de casa, uma jovem de 18 anos procurou atendimento médico no local, na última quarta-feira (21), e afirmou ter sido estuprada por um profissional de saúde. A jovem identificou que o homem que cometeu o crime era um médico traumatologista. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra a Mulher. O crime, segundo a vítima, ocorreu dentro da sala em que ela foi atendida na UPA da Imbiribeira. 



Blog do BILL NOTICIAS

Homem morre em acidente de trânsito na PE-122, em Exu-PE

Foto meramente ilustrativa
(G1 Petrolina e Região)
Um homem de 70 anos morreu em um acidente de trânsito nesta sexta-feira (23) em Exu, Pernambuco. O acidente aconteceu na PE-122.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Francisco Moreira de Alencar estava em uma caminhonete que colidiu de frente com um caminhão. A vítima morreu no local do acidente.
As causas da colisão serão investigadas.

Blog do BILL NOTICIAS

NOS 38 ANOS DO PT, LULA MANDA RECADO SUTIL A CIRO


O ex-presidente Lula aproveitou seu discurso no ato de comemoração dos 38 anos de fundação do PT para mandar um recado sutil a Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência. 

Nos últimos meses, Ciro vem tentando afagar a direita com ataques a Lula e ao Partido dos Trabalhadores. 
"Tem gente disputando o espólio do Lula. E eu tô só olhando e matutando. Até achava que não queria ser candidato mais. Mas agora sei que se tem um partido que pode recuperar a auto estima do país é o PT", disse. 
O evento, que ocorreu em São Paulo, reuniu líderes de diversos movimentos sociais e demais partidos de esquerda. Lula lembrou a trajetória da sigla e reagiu à perseguição contra o partido. "Certamente não fizemos tudo o que tinha pra fazer. Mas certamente ninguém nunca fez mais do que o PT", declarou.
O ex-presidente iniciou sua fala com uma homenagem a diversos nomes de companheiros falecidos que marcaram a história da sigla. "Tá na hora da gente homenagear algumas pessoas que foram a razão da existência desse partido e já não estão entre nós. Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda, Paulo Freire, Perseu Abramo, Lélia Abramo, Hélio Pelegrino, Luiz Gushiken, minha companheira Dona Marisa [...]", pontuou Lula, ao relembrar uma longa lista de fundadores da legenda.
A singularidade do PT enquanto organização política de esquerda também foi destacada pelo ex-presidente. "Não existe nada similar ao PT. O PT nos deu cidadania para fazer política. Nós suportamos tudo e aprendemos a viver democraticamente", ressaltou. Lula também atacou aqueles que tentam, sistematicamente, destruir o partido desde sua fundação. "Esse partido não tem que ter medo de nada do que está acontecendo conosco. Não temos que temer, estamos sendo testados", salientou.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Governo da Bahia confirma implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal de Paulo Afonso

(foto/divulgação)
(C.Britto).
Até o fim do ano, os municípios da região norte da Bahia serão beneficiados com 10 leitos de Terapia Intensiva (UTI), que serão instalados no Hospital Municipal de Paulo Afonso. A iniciativa do Governo do Estado foi anunciada na quinta-feira (22), em Paulo Afonso, e atende a uma reivindicação antiga, mas que esbarrava na administração do Hospital Nair Alves – gerido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) – devido ao descumprimento do acordo assinado com o Estado.
O investimento será de R$ 4,1 milhões entre obras e aquisições de equipamentos, o que inclui um tomógrafo. “O governador Rui Costa está cumprindo o compromisso assumido de instalar leitos de UTI no norte do estado“, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que esteve reunido com o prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus.
De acordo com o secretário, o investimento incluirá recursos do tesouro estadual e emendas parlamentares. Além disso, mesmo após a habilitação do equipamento junto ao Ministério da Saúde, o Estado continuará investindo na manutenção dos 10 leitos de UTI, cujo valor alcança R$ 4,5 milhões por ano.
Expectativa
A expectativa é que seja assinado, nas próximas semanas, um convênio entre o Estado e a prefeitura de Paulo Afonso de modo que os recursos da obra sejam transferidos ao município. Isso significa que o ente municipal será o responsável pela licitação das intervenções estruturais no hospital. 

Blog do BILL NOTICIAS

UNICAMP SEGUE UNB E CRIA DISCIPLINA SOBRE GOLPE



(247).

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp acaba de criar uma disciplina com o mesmo nome daquela que será ministrada pelo professor Luís Felipe Miguel, da Universidade de Brasília (UnB).

Na Unicamp, cada docente dará uma palestra no curso em solidariedade ao professor Miguel, que vem sendo perseguido pelo ministro da Educação do governo Michel Temer, Mendonça Filho. O MEC anunciou que acionará o Ministério Público Federal para apurar suposto "ato de improbidade" por parte de quem criou a disciplina na UnB.
A disciplina do IFCH da Unicamp terá basicamente o mesmo conteúdo da oferecida pela UnB, em solidariedade ao professor Luis Felipe Miguel e em desobediência coletiva contra o autoritarismo e agressão contra a autonomia universitária e liberdade de cátedra.
Confira a nota divulgada pelos docentes da Unicamp em solidariedade ao professor Luís Felipe Miguel. Confira:
NOTA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UNICAMP EM DEFESA DA LIBERDADE DE CÁTEDRA E DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA
O Departamento de Ciência Política da Unicamp vem a público manifestar irrestrita solidariedade ao professor e pesquisador Luís Felipe Miguel, da Universidade de Brasília, que ministrará neste semestre a disciplina "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil".
Repudiamos as declarações e ameaças do ministro da Educação do governo golpista contra nosso colega da UnB. Elas são a demonstração cabal de que vivemos em um contexto político autoritário, no qual a máxima autoridade federal no campo educacional infringe a liberdade de cátedra e a autonomia universitária contra um docente e cientista político que apenas cumpre seu dever de ofício: pesquisar, elaborar cursos sobre a realidade e ensinar.
Manifestamos nossa mais profunda indignação contra os ataques à Universidade Pública e aos seus membros que temos assistido nos últimos meses no Brasil. Não é esse o caminho pelo qual transformaremos o Brasil em um país soberano, justo e livre. Estamos e estaremos juntos na luta para mudar a atual situação política do país.
Docentes do Departamento de Ciência Política da Unicamp e demais apoiadores.

Blog do BILL NOTICIAS

Cemafauna retoma projeto First Friday no Museu de Fauna da Caatinga


O evento acontecerá no dia 02 de março no auditório do Museu de Fauna da Caatinga
(C.Geral).
O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em seu projeto científico-cultural ‘First Friday’, convida a comunidade local e acadêmica para sua segunda sessão de 2018 às 16h no dia 02 de março, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga. O tema proposto é “Participação de Animais Selvagens na Febre Maculosa Brasileira” a ser ministrado pelo professor permanente dos Cursos de Pós-graduação em Ciência Animal; e em Ciências Veterinárias no Semiárido (Univasf) e Professor colaborador do Curso de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical (UFRPE),  Maurício Claudio Horta.
A Febre Maculosa é conhecida no Brasil e no mundo há mais de um século. Trata-se de uma enfermidade causada pela bactéria Rickettsia spp. e transmitida aos seres humanos por carrapatos, pulgas, piolhos e ácaros vetores. Ocorre em todas as regiões do Brasil e em algumas regiões apresenta altos índices de letalidade. No estado de São Paulo,por exemplo, entre os anos 1998 e 2013, foram notificados 521 casos da doença e em 2016 foram confirmadas três mortes por febre maculosa até setembro. A participação de alguns animais selvagens como capivaras e gambás assume grande importância na manutenção do agente na natureza.
First Friday
Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até 18 horas para uma discussão científica emocionante seguida de happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 16 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail) no valor de R$ 15,00 até a quinta-feira que antecede o evento na recepção do CETAS Cemafauna.
A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento do Cemafauna até a Univasf centro após o encerramento da sessão.
Sobre o palestrante
Graduação em Medicina Veterinária. Residência em Medicina Veterinária Preventiva. Mestrado, doutorado e pós-doutorado em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses. Professor na Univasf desde 2009. Professor permanente dos Cursos de Pós-graduação em Ciência Animal; e em Ciências Veterinárias no Semiárido (UNIVASF); Professor colaborador do Curso de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical (UFRPE). (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Mulher tem ataque cardíaco e morre após ser assaltada no Agreste de PE

Caso aconteceu em frente à residência da vítima, em Santa Cruz do Capibaribe
Caso aconteceu na Rua Manoel Lucas de Araújo, em Santa Cruz do Capibaribe

Caso aconteceu na Rua Manoel Lucas de Araújo, em Santa Cruz do CapibaribeFoto: Reprodução/Google Street View
(Folhape).

Uma mulher de 42 anos morreu instantes após ser assaltada na frente da sua casa no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), na rua Manoel Lucas de Araújo, localizada no bairro de Santa Tereza. Identificada como Eliane Gomes da Silva, a vítima teve um infarto logo depois que os criminosos fugiram e morreu. Ela ainda foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, onde os médicos tentaram reanimá-la, sem sucesso.

Leia também:
Líder comunitário é assassinado no Cabo de Santo Agostinho
Morre, no HR, mototaxista que teve pescoço cortado por cerol

A Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe ficou responsável pela ocorrência. De acordo com o comissário da delegacia da cidade, os criminosos estavam em uma moto. Uma testemunha, em depoimento, disse que eles pareciam ser menores de idade.

O corpo da mulher foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em Caruaru, também no Agreste.



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitos podem ser punidos por lixões

Documento da procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, pede que o MPPE tome providências sobre lixo descartado irregularmente

Em Pernambuco, 4.403 toneladas de entulhos ainda têm destino inadequado todos os dias
Em Pernambuco, 4.403 toneladas de entulhos ainda têm destino inadequado todos os diasFoto: Henrique Genecy
(Folhape).
O Ministério Público de Contas (MPCO) encaminhou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o diagnóstico sobre a destinação do lixo no Estado, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na última terça-feira (20). Em ofício, foi pedido que a Procuradoria Geral de Justiça adote providências, como representar pedidos de punição criminal aos gestores que estiverem cometendo irregularidades. As sanções variam de detenção, que vai de um a três anos, determinada pela Justiça comum, ao pagamento de multa de até R$ 79.055, no âmbito do TCE.

O documento, enviado quarta-feira (21) e recebido pelo MPPE na quinta-feira (22), foi assinado pela procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano. “Tendo em vista que o despejo de grandes quantidades de lixo em locais inadequados contribui para que o chorume e os gases tóxicos produzidos pela decomposição do material contaminem o solo, os lençóis freáticos, as reservas de água potável e o ar que respiramos, implicando sérios riscos à saúde humana e provocando a morte de animais e a destruição da flora local, forçoso reconhecer que tal conduta se subsume ao tipo penal descrito no art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, a reclamar a ação persecutória desse órgão ministerial”, diz o ofício, encaminhado ao procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu.

O levantamento do TCE constatou que, em 2017, 133 municípios continuavam desrespeitando a Política Nacional de Resíduos Sólidos - 114 faziam o descarte em lixões, e 19 em aterros controlados. A lei prevê que aterros sanitários, públicos ou privados, sejam operados ou contratados pelas prefeituras para esse fim.

Só 51 municípios estão atendendo às determinações da lei, que vigora desde 2010 e dava 2 de agosto de 2014 como prazo para adequações. A situação mais grave é no Sertão: apenas Petrolina e Petrolândia estão regularizadas. Na Região Metropolitana do Recife, três cidades estão em processo de adequação: Ipojuca, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Os dados foram levantados pelo Tribunal entre janeiro e dezembro de 2017, mas também foram consideradas informações disponibilizadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) referentes a 2016. O estudo do TCE vem sendo feito anualmente desde 2014.

Apesar de ainda serem ruins, os números tiveram uma “discreta evolução”, segundo auditores. Há quatro anos, o número de cidades utilizando lixões era de 126. O quantitativo subiu para 129, em 2015, caiu novamente para 126, no ano seguinte, antes de chegar aos 114 da última pesquisa.

Atualmente, 72,3% dos municípios pernambucanos estão descumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo estudo do plano estadual do setor, 54 aterros sanitários são necessários para atender à demanda em todo o território. Por ora, só 13 estão em operação. O volume de lixo descartado incorretamente de 2 de agosto de 2014 a 20 de fevereiro de 2018, segundo o Tribunal, chega a 5,7 milhões de toneladas - o que preencheria mil campos de futebol com montões de três metros de altura. Por dia, 4.403 toneladas de entulhos têm destino inadequado.

Procurada pela reportagem, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) informou, via assessoria de imprensa, que o tema pode ser tratado, de maneira extraordinária, em uma reunião entre prefeitos na sede da instituição. O encontro está marcado para a próxima terça-feira (27).



Blog do BILL NOTICIAS

Chuva forte e densa em Petrolina


Desde o inicio da manha desta sexta-feira(23) que chove em Petrolina. Chuva forte, com densidade, trovoadas e ventos. A defesa civil já está a disposição de moradores da periferia e interior. Qualquer dificuldade, ligar para 3983.1773 – 3983.1044.(C.Geral).



Blog do BILL NOTICIAS

LULA: ATÉ O TEMER ACHA QUE PODE SER CANDIDATO SE EU NÃO FOR

Ricardo Stuckert

(247).

O ex-presidente Lula participou na noite desta quinta-feira (22) da comemoração dos 38 anos de fundação do PT. O evento em São Paulo reuniu líderes de diversos movimentos sociais e demais partidos de esquerda. Lula lembrou a trajetória da sigla e reagiu à perseguição contra o partido. "Certamente não fizemos tudo o que tinha pra fazer. Mas certamente ninguém nunca fez mais do que o PT", declarou.
Líder absoluto em todos os cenários nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência nas próximas eleições, Lula destacou ainda a perseguição que vem sofrendo. 
Lula destacou que a medida que os resultados das pesquisas eleitorais demonstram sua liderança isolada, cresce a tentativa de barrá-lo na disputa. "Nenhum banqueiro quer que eu dispute as eleições. Nenhum jornal quer que eu dispute. Eles sabem que se eu for candidato não vai sobrar uma vaga pro segundo turno", resumiu.
Lula falou ainda sobre a tentativa de outros partidos de capturarem o legado dos governos petistas. 
"Tem gente disputando o espólio do Lula. E eu tô só olhando e matutando. Até achava que não queria ser candidato mais. Mas agora sei que se tem um partido que pode recuperar a auto estima do país é o PT".
"O Temer trocou uma proposta que tinha 80% de rejeição que era a reforma de Previdência pra colocar uma pauta que era aprovada pela população. Até o Temer acha que pode ser candidato se eu não for", diz. 
O ex-presidente falou ainda do viés político que as investigações contra ele vêm tendo no Judiciário.
"É engraçado que contra mim o Moro leva todo mundo pra fazer depoimento. Mas o Tacla Duran, que tá acusando o Moro, ele não pode chamar pra depor porque "é bandido"", disse.
"Não estou acima da lei, mas estou acima da mentira. E sei que meu julgamento é político", disse o petista.

Blog do BILL NOTICIAS

LANÇADO CANDIDATO, TEMER É FICHA-SUJA NO TRE-SP

REUTERS/Adriano Machado

 Embora o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo tenha incluído o nome de Michel Temer em uma lista de políticos inelegíveis em 2016, a situação dele é controversa. Caso leve adiante uma candidatura à Presidência, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ter que examinar se concede ou não o registro. Temer foi condenado pelo TRE paulista ao pagamento de multa por doação ilegal ao PMDB. Para dois ex-ministros do TSE, não está claro se o caso se insere na Lei da Ficha Limpa.

Temer foi condenado pela Justiça Eleitoral em primeira instância a pagar multa de R$ 80 mil. O Ministério Público recorreu para aumentar o valor. Alegou que o crime deveria ser considerado mais grave por se tratar de vice-presidente da República. O recurso foi negado em 2016. Para o TRE a “multa imposta no mínimo legal é suficiente para repreender a conduta ilícita em atenção aos princípios da proporcionalidade, razoabilidade e isonomia”.

Em seguida, o tribunal paulista enviou à Zona Eleitoral de Temer uma certidão para incluir no sistema da Justiça Eleitoral que o então vice-presidente não era mais um “candidato ficha-limpa”. Esse cadastro, no entanto, não tem eficácia automática. Os tribunais costumam consultá-lo como fonte de informação.

O artigo da Lei da Ficha Limpa no qual o TRE inseriu Temer impede por oito anos a candidatura de pessoas condenadas por doação eleitoral ilegal, desde que o ilícito tenha implicado em abuso do poder político e econômico. O tribunal interpretou que era o caso do presidente, mesmo que o acórdão da própria corte não tenha mencionado verbalmente que houve abuso por parte do presidente. No processo, os advogados de Temer alegaram equívoco, e não má-fé na doação do valor.
As informações são de reportagem de Carolina Brígido em O Globo.

Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, Compesa avisa interrupção do abastecimento de água nesta sexta(23)


  (C.Geral).





Blog do BILL NOTICIAS

“O QUE OS SOLDADOS DESCOBRIRAM REVISTANDO CRIANÇAS A CAMINHO DA ESCOLA?”


DDCM - Dom Mauro Morelli está fazendo novos comentários sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro em seu Twitter.

Escreve ele: “O que será que os soldados descobriram revistando as crianças a caminho da escola?! Devem ter notado as olheiras de quem não dorme bem e se alimentam muito mal. Te espero na esquina antigamente era briga de moleques, na temeridade em que vivemos no seculo 21 é parada militar!” (247).



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina convoca classificados em processo seletivo da Educação a partir desta sexta(23)


Convocação segue até a próxima quarta – feira (28), inclusive com plantão neste sábado (24) e domingo (25)
Após o chamamento dos aprovados para atender uma demanda da administração municipal, a Secretaria de Educação de Petrolina (SEDU) anuncia uma boa notícia: a convocação de novos classificados no processo seletivo para professor temporário. A relação dos novos convocados e cargos está disponível no edital 011/2018 na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (22), no site www.petrolina.pe.gov.br.
 Os convocados devem comparecer ao auditório da SEDU, situado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, Centro, entre os dias 23 e 28/02/2018 no horário de 8h às 16h. Nos dias 24 e 25/02/2018, sábado e domingo, respectivamente, o atendimento será em caráter de plantão, das 8h às 13h.
A Secretaria ressalta que a convocação também será feita por e-mail, como preconizado no edital, sendo do candidato a responsabilidade de ter informado o endereço virtual correto no momento da inscrição. Os convocados devem comparecer munidos de toda a documentação (original e cópia), como relacionado no anexo II, para tratar da referida contratação e localização nas unidades escolares.
 A coordenação da seleção adverte que o não comparecimento nas datas previstas da convocação acarretará na desclassificação e eliminação do candidato no certame. Todos serão contratados em regime temporário, pelo período de um ano, podendo ser renovado por igual período, de acordo com a Lei vigente.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, participe do curso de arbitragem em Futebol Americano a partir deste sábado(24)



(C.Geral).


A FEPEFA (Federação Pernambucana De Futebol Americano) em parceria com o Carrancas FA, realizarão o primeiro curso de arbitragem para Futebol Americano em Petrolina-PE.
 Com o intuito de formar árbitros que possam atuar na região, o curso será ministrado por Josias Moção árbitro e vice-presidente da FEPEFA e contará com aulas teóricas e práticas e acontecerá nos dias 24 e 25 fevereiro em dois locais: Campus Petrolina da UNINASSAU e no Estádio Municipal Paulo Coelho, em Petrolina-PE.



Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco é destaque nacional no Índice da Atividade Turística


O crescimento do Estado rendeu o primeiro lugar nacional na receita das atividades turísticas e o segundo no ranking nacional da oferta de serviços  
O Índice da Atividade Turística da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgado pelo IBGE nesta semana, colocou Pernambuco na posição de destaque no Brasil. Mesmo diante de um cenário nacional de retração econômica, em 2017, Pernambuco foi destaque no Índice da atividade Turística nos índices de volume de serviços e receita nominal. No acumulado de janeiro a dezembro de 2017, Pernambuco lidera o ranking da receita nominal e foi 2º no volume de serviço da atividade. A colocação do Estado é significativa e representa na prática mais empregos, mais dinheiro circulando na economia, mais desenvolvimento e mais crescimento para todos.
A receita gerada com os serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas cresceu 18%, em relação ao mesmo período de 2016. Pernambuco também segue à frente na receita no comparativo com os outros estados do Nordeste. Estados como Ceará e Bahia fecharam o ano de 2017 com crescimento de 13% e 9%, respectivamente. No volume de serviços, Pernambuco cresceu 8 pontos percentuais em relação à 2016. O crescimento da oferta de serviços ligados ao turismo de Pernambuco segue na contramão do país. Enquanto Pernambuco cresceu, o Brasil registrou queda de 7%.
“Pernambuco vem apresentando resultados expressivos no turismo. O setor é responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, um percentual superior, inclusive, ao de atividades como agricultura e agropecuária. O turismo vem sendo fortalecido através de ações promocionais diferenciadas na divulgação dos atrativos locais, captação de novos voos e capacitação profissional. O trabalho é diferenciado e o foco é sempre conquistar o turista”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
A pesquisa do IBGE considera os componentes para formação do Índice de Atividades Turísticas as atividades como serviços de alojamento e alimentação, transportes terrestre, aquaviário e aéreo, além de serviços de agenciamento turístico, agência de viagens e operadoras. Com base no crescimento geral de Pernambuco no índice, as empresas que trabalham nesses segmentos no Estado vêm oferecendo mais serviços na área de turismo. Além disso, novas empresas que atuam no setor estão surgindo no mercado. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

União Brasil vai pedir expulsão de Chiquinho Brazão, preso como mandante da morte de Marielle

  Presidente do União Brasil, Antonio Rueda, irá pedir a expulsão imediata e o cancelamento da filiação do deputado federal Chiquinho Brazão...