sábado, 24 de fevereiro de 2018

Julio Lóssio se filia a Rede e Marina Silva aprova sua candidatura ao Governo de Pernambuco



Com auditório lotado e a presença da estrela do partido, ex-senadora Marina Silva, o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio se filiou à Rede Sustentabilidade. Marina fez questão de comparecer ao ato solene  e abonou a ficha do novo filiado.
Júlio Lóssio  é o nome da Rede para concorrer ao governo de Pernambuco. Ex-prefeito de Petrolina por dois mandatos seguidos, bem avaliado no sertão, colocou seu nome a disposição dos pernambucanos e já está trabalhando para isso, com visitas permanentes a varias regiões do estado, apresentando o projeto: `Pernambuco pode mais`
Em sua fala, após o ato de  assinatura da ficha de filiação, abonada por Marina, Julio comentou: “Temos muitas pré-candidaturas colocadas. A do governador, pelo qual eu tenho muito respeito, mas acredito que o ciclo do PSB terminou. Alguns membros da oposição, mas que não são tão oposição assim e já estiveram no PSB. Eu passei oito anos em Petrolina como oposição ao governo do PSB e vamos mostrar a Pernambuco uma candidatura diferente”, disse.
Em relação a candidata a presidência do Brasil nas eleições deste ano,Marina Silva, Júlio disse em seu discurso:  “Nunca vi Marina tão animada para disputar uma eleição. Ela foi muito bem votada aqui em 2014 para presidente, sendo a primeira colocada no primeiro turno e com tantas pessoas envolvidas em corrupção, temos Marina sem problemas desse tipo”, afirmou.
Depois do ato, Júlio foi bastante cumprimentado pelos presentes e prometeu construir uma chapa competitiva com amplas chances de vencer as eleições ao governo  do estado e pediu o apoio de todos os diretórios e filiados da Rede de Sustentabilidade.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

O sindicato da toga ameaça o Supremo


Bernardo Mello Franco – O Globo
O sindicato da toga decidiu radicalizar na luta pelos supersalários. A associação dos juízes federais ameaça promover uma greve nacional no próximo dia 15. O objetivo é emparedar o Supremo, que deve julgar a farra do auxílio-moradia na semana seguinte.
O tribunal tem dado sinais de que vai restringir a benesse. Está atrasado. Já deve uma resposta desde setembro de 2014, quando Luiz Fux estendeu o penduricalho a todos os magistrados brasileiros. O ministro concedeu a liminar e levou mais de três anos até liberar o caso para julgamento.
O auxílio virou uma gambiarra para furar o teto do funcionalismo. Ao ser concedido de forma indiscriminada, deixou de ser uma ajuda de custo para se tornar um aumento disfarçado. Com a vantagem de não sofrer a mordida do Imposto de Renda, já que não é considerado parte dos subsídios.
Em 2015, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo admitiu que o penduricalho era “um disfarce para aumentar um pouquinho” os salários. “Não dá para ir toda hora a Miami comprar terno”, argumentou o desembargador José Renato Nalini. Hoje o doutor é secretário de Educação do tucano Geraldo Alckmin, que ensaia o discurso da austeridade para disputar a eleição presidencial.
Nas últimas semanas, outros magistrados ilustres escancararam a real natureza do auxílio. O juiz Sergio Moro reconheceu que o benefício é “discutível”, mas “compensa a falta de reajustes dos vencimentos”. O juiz Marcelo Bretas, que é casado com outra juíza e acumula dois penduricalhos sob o mesmo teto, julgou-se no direito de ironizar quem o criticou. Os casos não desmerecem a atuação deles na Lava-Jato, mas mostram como o espírito de casta prejudica a capacidade de autocrítica dos juízes.
Também há quem opte pelo deboche ao tratar do assunto. Ao ser perguntado sobre o valor do auxílio, o novo presidente do TJ paulista, Manoel Calças, declarou o seguinte: “Eu acho muito pouco”.
Em nota recente, a Ajufe alegou que o Judiciário seria vítima de uma “campanha desmoralizadora” porque combate a corrupção. O que desmoraliza o Poder é a defesa de privilégios injustificáveis. O Supremo já abriu a caixa-preta dos supersalários. Espera-se que não recue com medo da faca no pescoço.

Blog do BILL NOTICIAS

NEM VEJA ENGOLE A PRESEPADA DE TEMER

Reprodução | Marcos Corrêa/PR

(247)

A revista Veja desta semana resolveu bater pesado em Michel Temer e sua desastrada intervenção militar no Rio de Janeiro. 

Publicação da editora Abril acusa, em reportagem de capa, Temer de "desistir da agenda reformista e  jogar para a plateia com uma intervenção estabanada no Rio de Janeiro".
"Michel Temer espantou os meios políticos e econômicos na sexta-feira 16, ao dar uma guinada radical em sua agenda: abandonou o reformismo, tão impopular quanto necessário, e abraçou o populismo, tão popular quanto desnecessário, ao decretar intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. Com isso, começa um novo governo Temer — o terceiro em menos de dois anos.
A mudança de rumo deixou à mostra que o presidente, apesar de sua popularidade, nutre esperanças de ser influente na eleição presidencial ou, até mesmo, de ser ele próprio candidato à reeleição. Nesse projeto, a bandeira do combate à criminalidade é um empurrão e tanto, considerando que a sociedade brasileira, e não apenas a fluminense, está exausta de tanta violência", diz o texto.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

MANUELA: DILMA FOI GOLPEADA POR SUAS QUALIDADES, NÃO POR SEUS DEFEITOS

ALRS/Divulgação | ROBERTO STUCKERT FILHO/PR

Por Dayane Santos, no Portal Vermelho – Durante entrevista à Rádio Jornal, aos jornalistas Wagner Gomes, Fernando Castilho e Igor Maciel, do Jornal do Commercio, Manuela abordou o tema da segurança pública e a intervenção imposta pelo governo Michel Temer. Ela também falou sobre a conjuntura política e a judicialização da política que ameaça a democracia.

“Eu tenho compromisso com uma saída para a crise que passe pelo fortalecimento da democracia”, afirmou da deputada, que considera que o país enfrenta um momento grave.

“É preciso entender que a saída da turma do Temer para a crise é uma saída antidemocrática”, denunciou. Ela reforça que o golpe contra o mandato da presidenta Dilma foi por suas “qualidades, não pelos seus defeitos”.

“E o povo está vendo isso. Está vendo a reforma trabalhista, a reforma da Previdência. Está vendo a intervenção militar. Está vendo o corte de recursos para a universidades”, frisou a pré-candidata.

Segundo ela, o mercado financeiro trata a eleição como “um detalhe”. “Se o resultado de uma eleição não servir para o mercado, assim como não serviu as medidas de Dilma numa certa feita, cassa, mesmo sem crime de responsabilidade”, enfatizou.

Questionada sobre a crise na segurança pública do pais, Manuela enfatizou que é evidente que a situação financeira dos estados tem um impacto no conjunto de política públicas.

“Mas o tema da segurança no Brasil não pode ser tratado a partir de uma veiculação da crise fiscal dos estados”, disse ela, defendendo a necessidade de tratar o tema com mais centralidade. “É preciso debater soluções mais permanentes para o tema de segurança”, argumentou.

Segundo ela, ao optar por fazer uma intervenção militar, e não política como determina a lei, “Temer cria a ideia de uma Ministério de Segurança provisório. Como assim provisório, se o que o mundo nos mostra das experiências mais bem-sucedidas de combate à violência estruturaram medidas permanentes?”, indagou.

De acordo com a pré-candidata comunista, a questão da segurança pública passa pela necessidade de uma política nacional que promova as ações de inteligência e pela unificação dos procedimentos de polícia, entre outras coisas.

Judicialização

Manuela também abordou a judicialização da política e apontou o quanto essas ações promovidas por setores do Poder Judiciário tem ameaçado o estado democrático de direito.

“Eu sou contra a judicialização da política. Sou contra a judicialização da medicina. Sou contra a judicialização da psicologia, das artes. É isso que nós vivemos. E é muito grave”, asseverou.


Questionada sobre a condenação no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região (Porto Alegre) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Manuela foi enfática: “Nós não defendemos aquilo que nos convém enquanto partido. Defendemos aquilo que achamos justo. Achamos que o julgamento do presidente Lula é político porque não existem provas contra ele”. (247).




Blog do BILL NOTICIAS 

Fevereiro também é o mês de conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

(C.Geral).

Você sabia que o calendário da saúde é marcado por tonalidades que buscam chamar a atenção e conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde e qualidade de vida? Muitas dessas campanhas são amplamente divulgadas como o Janeiro Branco, sobre saúde mental, e o Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar sobre o câncer de mama. Agora em fevereiro a cor é roxa e faz referência ao Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer.
Para que a população entenda um pouco sobre essas três doenças, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) traz os conceitos básicos sobre cada uma.
Lúpus
O Lúpus é uma doença inflamatória, que se manifesta quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos, afetando articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Podem se agravar (crise) por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.
Embora não haja cura para o Lúpus, os tratamentos atuais procuram melhorar a qualidade de vida pelo controle dos sintomas e pela diminuição das crises. Isso começa com modificações no estilo de vida, incluindo dieta e proteção contra o sol. Outras medidas de controle da doença incluem medicamentos, como anti-inflamatórios e esteroides.
Mal de Alzheimer
Essa é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Nesse paciente, as conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem. Perda de memória, confusão, desorientação, redução da atenção e da linguagem são os principais sintomas.
Também conhecida por “esclerose” e “caduquice” é uma enfermidade incurável, que se agrava ao longo do tempo. Geralmente atinge pessoas idosas. Os medicamentos e as estratégias de controle podem melhorar os sintomas temporariamente.
Fibromialgia
Também chamada de Síndrome de Joanina Dognini, a Fibromialgia costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor. Dor muscular generalizada e sensibilidade exacerbada são os sintomas mais comuns. Pesquisadores acreditam que a síndrome é causada por um descontrole na forma como o cérebro processa os sinais de dor. Atinge mais mulheres, entre 20 e 50 anos, e é recorrente em membros de uma mesma família, indicando que talvez exista um fator genético envolvido nas suas causas.
Medicamentos, psicoterapia, fisioterapia, terapia cognitivo comportamental, acupuntura e redução do estresse podem ajudar no controle dos sintomas.



Blog do BILL NOTICIAS

ProRural abre seleção para supervisores de escritórios regionais; vagas para Sertão

  
   (C.Britto)

Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) abriu o processo de seleção para contratação de cinco novos supervisores territoriais. Os profissionais interessados podem concorrer as vagas de consultores individuais para atuação nas Unidades de Gestão Territorial (UGTs) da Região Metropolitana do Recife e Limoeiro, Palmares e Caruaru, Petrolândia e Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira ou ainda cobrir a região de Petrolina, Salgueiro e Ouricuri.
Os contratados darão suporte às Gerências de Inclusão Produtiva e Infraestrutura Social, no gerenciamento das atividades dos escritórios regionais e no acompanhamento da execução de projetos apresentados ao Programa pelas Organizações de Produtores Familiares (OPFs). Os valores das contratações serão negociados após a seleção dos currículos.
A contratação é temporária, pelo período de um ano, de acordo com as regras previstas na edição em vigor das políticas para seleção e contratação de consultores financiados pelo Banco Mundial (BIRD). Os interessados precisam comprovar em currículos que têm nível superior em qualquer área de atuação, com experiência profissional na área de gestão de equipes e/ou projetos de, no mínimo, 5 anos, entre outras exigências constante no edital.
Para participar da seleção os consultores interessados deverão apresentar portifólios demonstrando que possuem as qualificações necessárias ao pleito e experiências relevantes na área. Além disso é preciso ter domínio das ferramentas do pacote Office (word, excel e powerpoint) e disponibilidade para viajar por todo o Estado de Pernambuco.
A Manifestação de Interesse deverá ser endereçada à Comissão Permanente de Licitação (CPL) até as 16h, do dia 16 de março de 2018. A entrega pode ser feita pessoalmente, via Correio/Sedex (endereço no edital, disponível no site) e endereços eletrônicos: marta.araujo@prorural.pe.gov.br e jluis@prorural.pe.gov.br. Maiores informações pelo telefone: (81) 3181-3177 ou no site do ProRural.

Blog do BILL NOTICIAS

PARA MINISTROS DO STF, PRISÃO DE LULA SERIA ESTOPIM PARA CRISE

Ricardo Stuckert

Em conversas recentes, ministros do Supremo admitiram que a prisão do ex-presidente Lula pode ser o estopim para uma crise generalizada no país.

De perfil pouco incisivo, Rosa Weber tornou-se o centro das atenções. Ela votou contra a prisão após a condenação em segunda instância no ano passado e, neste ano, quando o assunto voltou, fez mistério.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Projeto beneficia produtores do entorno das Eólicas de Casa Nova


(C.Geral)


Por meio de uma parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), mais de mil produtores familiares do entorno dos parques eólicos de Casa Nova (BA) serão beneficiados, com ações que visam fortalecer a agropecuária na região.
De acordo com o coordenador do projeto Eólicas de Casa Nova, o pesquisador da Embrapa Semiárido Rebert Coelho Correia, as ações têm uma dinâmica participativa e original. “Nós construímos a proposta promovendo consultas a órgãos públicos acerca do potencial agropecuário, problemas produtivos e ambientais, e das carências técnicas no entorno da região. Nossa intenção é aproximar os processos de inovação e de participação, pois grande parte do projeto vai ser desenvolvido em pequenas áreas de demonstração ou de experimentação técnica, em propriedades de agricultores ou entidades com perfil agregador e multiplicador”, destaca.
As atividades do projeto tiveram início em janeiro desse ano, com a realização de entrevistas com 72 produtores da área do parque. A partir das entrevistas, estão sendo selecionadas propriedades para a instalação dos Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs). Eles funcionarão como salas de aula a céu aberto, servindo como locais de exposição e, ao mesmo tempo, de irradiação das inovações, por meio da realização de eventos de transferência de tecnologias, treinamentos e capacitações de agricultores e profissionais vinculados a órgãos públicos e privados de assistência técnica e extensão rural.
Essas entrevistas também serão utilizadas, posteriormente, para comparar a realidade dos agricultores antes e depois do projeto. “Nós temos duas expectativas: primeiro de recuperar o ambiente que foi mexido, uma vez que, para a construção ou recuperação de estradas dos parques eólicos foi retirada a vegetação e solo de algumas áreas denominadas jazidas e, segundo, de deixar os agricultores que estão naquela área com uma vida melhor do que têm hoje”, conta o pesquisador da Embrapa Semiárido José Nilton Moreira.
Com o início das chuvas na região, outras ações começaram a ser realizadas nesse mês de fevereiro, a exemplo da distribuição de sementes de culturas alimentares, como feijão, abóbora e milho, e também de material forrageiro, como mudas de gliricídia, raquetes de palmas e sementes de sorgo. Além disso, o gestor técnico do projeto por parte da Chesf, Nevio Cichelero Spadoa, esteve na região e visitou, juntamente com uma equipe de pesquisadores da Embrapa, a área de atuação do projeto, onde se localizam seis jazidas que foram utilizadas para construção das estradas que viabilizaram o transporte das torres eólicas dos parques.
Segundo Francisco Pinheiro Araújo, pesquisador da Embrapa Semiárido, durante a visita foi possível observar mudanças no cenário das jazidas, em comparação com o relatório elaborado em 2015, quando os parques ainda estavam terminando de ser instalados, como a ocorrência de plantas nativas nos locais onde já existia um pouco de matéria orgânica. “Ao longo do projeto, pretendemos construir poços artesianos, construir e/ou ampliar barreiros para fazer irrigação complementar, além de fazer um manejo de solo nessas jazidas, tentando dar uma condição mínima para o plantio de espécies nativas”, conta.
As atividades do projeto têm foco na sustentabilidade da agropecuária na região, envolvendo sistemas de produção de importância econômica, social e ecológica, como a fruticultura de sequeiro, a criação de abelhas e de caprinos, ovinos e bovinos para leite e corte e para a elaboração de produtos alimentares derivados, a exemplo do queijo.
As estratégias adotadas objetivam, ainda, mitigar o uso excessivo dos recursos naturais e de insumos agrícolas, sem prejuízo da produtividade agrícola e da segurança alimentar das famílias. Também será realizada uma avaliação do potencial agrícola dos solos do município, além de um estudo dos impactos das ações executadas ao longo dos três anos de duração projeto.
Responsabilidade Social – O projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários do entorno dos parques eólicos de Casa Nova-BA” (Eólicas de Casa Nova) é fruto de uma união de esforços institucionais no desenvolvimento de ações de Responsabilidade Social. Por um lado, a Embrapa Semiárido busca materializar métodos, meios e instrumentos de incorporação dos resultados da pesquisa aos sistemas de produção agropecuários, visando o incremento da produtividade, a redução dos custos de produção e a melhoria da qualidade de vida dos produtores familiares, sempre alinhados aos aspectos ambientais. Por outro lado, a Chesf se esforça em minimizar as dificuldades enfrentadas pela população impactada pela implantação dos parques eólicos no município e atender às condicionantes ambientais do licenciamento ambiental dos seus empreendimentos.
Assim, cabe à Embrapa Semiárido a coordenação do projeto, envolvendo parte significativa de sua equipe técnica e garantindo a interdisciplinaridade que o enfoque sistêmico e participativo, além do suporte administrativo e infraestrutura. A Chesf financia as ações do projeto. E a Prefeitura de Casa Nova também integra a parceria, disponibilizando profissional para condução dos trabalhos de campo e mediação das ações entre os pesquisadores e agricultores, além de ceder espaço para instalação do escritório do projeto no município.
A ação é continuidade de uma parceria iniciada em 2010, por meio do Projeto Lago de Sobradinho, que se estende até o ano de 2018. Esta ação, realizada nos municípios baianos de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, contou com a participação de mais de 13 mil produtores em cursos, palestras e dias de campo. Também instalou e monitorou cerca de 640 Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs) e distribuiu mais de 130 toneladas de material genético, como manivas de mandioca, sementes de feijão, milho, milheto, sorgo, mudas de espécies forrageiras (palma, leucena e gliricídia), além de umbu gigante, maracujá-do-mato e outras frutíferas de espécies nativas. O projeto gerou, ainda, diversos resultados de pesquisa, com a publicação de mais de 80 artigos técnico-científicos. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

HUMILHAÇÃO AOS POBRES CONSOLIDA DITADURA TEMER

ABR

Circularam nesta sexta-feira 23 imagens de pobres fichados pelo Exército nas comunidades carentes do Rio de Janeiro. Moradores - qualquer um que passasse - tiveram que mostrar o documento e registrar foto para os soldados.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro informou que vai requerer às Forças Armadas informações pelas fotos de moradores da Vila Kennedy, na zona oeste, feitas por militares. "Tem de haver transparência. Para onde estão sendo mandadas essas imagens? Isto remonta a práticas antigas, da ditadura", afirmou o defensor Daniel Lozoya. Em texto assinado por outro defensor, o órgão também manifestou "sua veemente discordância com o 'fichamento' de moradores de comunidades fluminenses".
O fato arruína de vez a imagem do Brasil, que vem sendo pisoteada desde o golpe de 2016. Depois do golpe dos políticos corruptos contra a presidente honesta Dilma Rousseff e da condenação sem provas do ex-presidente Lula, para retirá-lo das eleições de 2018, o Brasil, antes admirado, passa a ser o País em que um usurpador da presidência, denunciado por corrupção e comando de quadrilha, coloca o Exército nos morros para humilhar os pobres. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

MDB-PE. Imbróglio jurídico trava articulações do partido no estado

Resultado de imagem para raul, fernando e jarbas


Blog da Folha
Com a proximidade do fim da janela para troca de partido, no início de abril, a dissolução do MDB de Pernambuco se tornou um verdadeiro abacaxi nas mãos da Executiva Nacional da sigla. A disputa entre o atual presidente da sigla, Raul Henry (MDB), e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) vem travando as negociações para entrada de novos filiados e atrapalhando as articulações políticas dos dois grupos. Anteontem, um novo pedido de dissolução da legenda foi feito por advogado Golbery Lopes, aliado de Bezerra Coelho, estendendo a queda-de-braço entre as lideranças. Na reunião da Executiva, realizada no mesmo dia, o clima já era de menor tensão, diferentemente do enfrentamento presenciado nos últimos encontros que tratarão a intervenção.
Enquanto isso, o MDB não conquistou nenhum ganho com o imbróglio interno. Na reunião, Raul Henry chegou a colocar que parlamentares querem entrar na sigla, mas hesitam pela indefinição interna. Um deles é o deputado federal Fernando Monteiro que estaria de malas prontas para deixar o PP. “Temos candidatos a senador (Jarbas Vasconcelos), três estaduais com mandato (Tony Gel, Gustavo Negromonte e Ricardo Costa) e dois federais (ele e Kaio Maniçoba)”, calcula Henry.
Já o senador Fernando Bezerra Coelho fica cada vez mais impossibilidado de cumprir a promessa de fazer o partido crescer no Estado. Até o momento, o único deputado federal que declarou publicamente que se filiará na legenda caso o parlamentar assuma o comando partidário é o seu filho e ministro de Minas e Energia, Fernando Filho. Outros que cogitavam ingressar na legenda tomam rumos distintos. João Fernando Coutinho se reaproximou do PSB, Marinaldo Rosendo ingressou no PP e Cadoca se aproximou dos partidos que compõem uma chapinha na Frente Popular. Procurado pela reportagem, o vice-governador Raul Henry afirmou que não há fato novo no processo e que continuará na briga pelo comando da sigla. “Vamos continuar a lutar até o fim”, repetiu o emedebista. O parlamentar recebeu diversos convites de partidos da Frente Popular caso perca a disputa interna com o grupo de Bezerra Coelho. PSD, PPS e PSL foram algumas das legendas que ofereceram abrigo. Nos bastidores, a sigla pessedista do deputado federal André de Paula é tida como a opção mais provável. “Agradecemos a todos pelos convites, mas temos confiança na Justiça”, afirma Henry.
Já o PR chegou a ser cogitado como destino do grupo dos Coelho, caso a intervenção não se concretizasse. Da mesma forma que o grupo de Henry e Jarbas, eles também negam a existência de um plano B.

Blog do BILL NOTICIAS



Foragido da Justiça morre em confronto com equipe da Cipe-Caatinga em Juazeiro

(foto/reprodução)

Um criminoso foragido da Justiça morreu durante um confronto com uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado na Caatinga (Cipe-Caatinga), próximo ao distrito de Juremal, zona rural de Juazeiro (BA), ontem (23).
Edvânio da Silva Santos, conhecido popularmente como “Negro Edir”, de 26 anos, estava escondido numa fazenda e recebeu a equipe da Cipe com disparos de arma de fogo. Os policiais revidaram e o atingiram, sendo o mesmo encaminhado a uma unidade de saúde do distrito de Pilar, já no município de Jaguarari, no norte da Bahia, sua cidade-natal.
De acordo com a Cipe-Caatinga, Negro Edir estava com um revólver cal.38, com seis cartuchos, sendo três deflagrados, dois pinados e um intacto. Ele estava foragido e era investigado por roubo de animais na região e era suspeito de possuir plantio de maconha. O corpo dele foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro, enquanto a arma foi entregue na delegacia. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

JUSTIÇA GLOBAL DENUNCIA BRASIL À ONU E OEA POR INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO

Tânia Rêgo/Agência Brasil | Marcos Corrêa/PR

 A organização de Direitos Humanos Justiça Global enviou um informe à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciando a intervenção militar decretada pelo Governo Federal no Estado do Rio de Janeiro.

O documento aponta diversas irregularidades no decreto que instituiu a intervenção, além de sinalizar sua absoluta incompatibilidade com os tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário. Em face da gravidade da medida e de suas prováveis consequências, a denúncia pede a criação de um canal de diálogo permanente dos organismos internacionais com a sociedade civil brasileira que está dedicada à crítica, ao monitoramento e denúncia desta medida de exceção, assim como uma manifestação pública dos organismos internacionais sobre as violações de direitos no país.
Para a Justiça Global, a ruptura institucional instaurada pela medida de intervenção insere-se em um contexto mais amplo de afrouxamento das garantias constitucionais, dos princípios democráticos e das políticas sociais no país, levado a cabo por um governo com déficit de apoio popular e de legitimidade política. A gravidade desta medida ameaça, assim, os direitos e garantias individuais de toda a população do Rio de Janeiro, sobretudo as populações negras e pobres, moradoras de favelas e periferias urbanas.
A denúncia internacional insere-se em um contexto de ampla mobilização da sociedade civil contra a intervenção militar. A preocupação crescente com as violações que ela pode desencadear amplifica-se ainda mais à luz de episódios anteriores de utilização das Forças Armadas como agentes de segurança pública na cidade e no estado do Rio de Janeiro. O documento enviado aos organismos internacionais recupera alguns exemplos deste trágico desvirtuamento das funções constitucionais das tropas militares, como a invasão à favela da Rocinha em setembro de 2017, e a operação militar em novembro do mesmo ano na favela do Salgueiro, em São Gonçalo.
“A utilização das Forças Armadas na segurança pública na cidade do Rio de Janeiro tem se tornado uma constante durante o período de redemocratização. Esta prática tem promovido um verdadeiro festival de violações de direitos humanos, sobretudo para a população negra e pobre”, afirma Sandra Carvalho, coordenadora da Justiça Global. “Um dos pontos de maior relevo em nossa denúncia é o fato de que a Constituição não autoriza que a autoridade política dos estados seja transferida da esfera civil para a esfera militar, mas tão somente da esfera estadual para a esfera federal. Ao definir que ‘o cargo de Interventor é de natureza militar’, o decreto de intervenção afronta a ordem constitucional”, conclui Sandra.
A denúncia destaca dois episódios que evidenciam a gravidade e necessidade de alerta quanto à transferência de poder para um comando militar. O primeiro se trata da declaração do Comandante do Exército brasileiro de que “[os] militares precisam ter garantia para agir sem o risco de surgir uma nova Comissão da Verdade”, referindo-se à Comissão Nacional da Verdade, que foi responsável pela investigação e documentação dos crimes cometidos pelos agentes do Estado brasileiro durante os anos da ditadura militar no país. O outro episódio, igualmente grave, consiste na mensagem do chefe do centro de comunicação social do Exército Brasileiro sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro, direcionada a todas as organizações militares do país, que transmitiu o seguinte recado do Comandante do Exército às suas tropas: “O Comandante do Exército entende que a solução exigirá comprometimento, sinergia e sacrifício dos poderes constitucionais, das instituições e, eventualmente, da população”.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

UPA 24hs de Petrolina implantará exame de alta sensibilidade para infarto


   (C.Britto)

Os médicos da urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hs) de Petrolina participaram esta semana de um treinamento sobre o exame Troponina Cardíaca T, através do método de eletroquimioluminescência, utilizado para o diagnóstico avançado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que passará a ser utilizado pela Unidade.
Para tirar dúvidas sobre a nova tecnologia de alta sensibilidade para o infarto, foi convidado o Diretor da Unidade de Emergência do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), Múcio Tavares de Oliveira Júnior. A oportunidade surgiu através de uma parceria com o Laboratório Lacesp, que presta serviço à UPA 24hs, entre outros hospitais e serviços de saúde da região.
Nós resolvemos promover esse encontro para atualizar os médicos clínicos quanto ao uso dos novos marcadores cardíacos. Desse modo, eles poderão analisar melhor os resultados da Troponina Cardíaca T, agilizando o diagnóstico do IAM, angina instável, miocardite e contusão cardíaca”, explica a gerente administrativa do Lacesp, Márcia Mangabeira.
Ganhos
De acordo com o diretor médico da Unidade, Elson Viana, os ganhos são muitos. “O perfil da nossa urgência e emergência é clínica, portanto, não dispomos de especialistas na UPA 24hs. Entretanto, nós recebemos muitos pacientes com queixa de dor torácica e precisamos prestar esse primeiro atendimento. Por isso, quanto mais suporte diagnóstico nós tivermos melhor. O momento é de comemorar a chegada da nova tecnologia que beneficiará, em primeira instância, o nosso usuário”, ressalta. (fonte/foto: Ascom UPA 24h).

Blog do BILL NOTICIAS

CIRO: TODO MUNDO SABE QUE LULA NÃO SERÁ CANDIDATO

Divulgação | Ricardo Stuckert
(247)

Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, o pré-candidato afirmou que “é mais fácil um boi voar do que o PT apoiar alguém”. Ciro comentava o encontro que teve com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), no início da semana.
O pré-candidato pedetista disse que “Lula e o PT” precisam entender o momento nacional em relação à condenação em segunda instância do ex-presidente no caso do triplex no Guarujá (SP). “Todo mundo sabe que os tribunais não vão deixar o Lula registrar a candidatura por causa da Ficha Limpa”, disse Ciro, acrescentando que, mesmo assim “Lula vai registrar e aí começa com o negócio que a gente sabe: liminar de juiz acolá, puxadinho jurídico pra acolá”.
Ele, no entanto, disse "sofrer" com a ideia de ver Lula preso, embora não tenha feito uma defesa explícita da inocência do petista:
“Sofro com a ideia de um presidente, a quem tanta gente quer bem, merecidamente, mesmo repudiado e odiado, ser preso porque teria feito besteira ao redor de um triplex cafona numa praia de São Paulo”, disse Ciro.


Blog do BILL NOTICIAS

Durante o “Fevereiro Laranja”, o HDM/IMIP lembra que a Leucemia é o câncer mais comum em crianças

(C.Geral)


No mês de alerta para a Leucemia, conhecido como “Fevereiro Laranja”, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina lembra que esse é o tipo de câncer mais comum em crianças, chegando a doença a ser conhecida como Leucemia Infantil.
Cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são registrados no Brasil a cada ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No mundo, 3% do total de casos de neoplasias malignas acometem jovens de 0 a 15 anos e a maioria deles acontece na primeira infância.
A boa notícia é que a taxa média de cura do câncer pediátrico no Brasil é de cerca de 80% – alguns tipos da doença chegam a ter índices ainda mais elevados. No entanto, para obter esses números, é essencial que o diagnóstico seja feito precocemente, com um tratamento realizado em centros especializados.
Para facilitar esse diagnóstico é preciso que os pais e equipes de saúde estejam atentos aos sintomas e sinais que, geralmente, se confundem com outros males na infância e não desaparecem uma semana após a visita ao pediatra. Podem ser sintomas da Leucemia: febre acima de 38º; dor nos ossos ou articulações; manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele; cansaço frequente e perda de peso sem razão aparente; ínguas no pescoço, axilas ou virilha; infecções frequentes, como candidíase ou infecção urinária.
Após o diagnóstico da doença, o médico discute com a família as opções de tratamento. O fator mais importante nessa escolha é o tipo de leucemia, mas outros também desempenham papel importante. O principal tratamento para a leucemia em crianças é a quimioterapia. Para algumas crianças com leucemias de alto risco, a quimioterapia em altas doses pode ser administrada junto com o transplante de medula óssea. Outros tipos de tratamentos, como terapia alvo, cirurgia e radioterapia são utilizados em circunstâncias especiais. Quanto o tratamento termina, os médicos acompanham de perto a criança por alguns anos.
Em Petrolina a APAMI é a referência na assistência à saúde dos pacientes com câncer, e o Hospital Dom Malan/IMIP a referência hospitalar para mulheres e crianças em tratamento de alguns tipos de câncer. Informe-se. APAMI (87) 3862-8650/8654. HDM/IMIP (87) 3202-7000. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

MPF MANDA PF INVESTIGAR DONO DA JOVEN PAN POR SONEGAÇÃO E LAVAGEM

Divulgação

Por Joaquim de Carvalho, no DCM – O Ministério Público Federal determinou à Polícia Federal que abra inquérito para apurar a denúncia contra Antônio Augusto do Amaral Filho, o Tutinha, dono da Jovem Pan e do Pânico, pelos crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A denúncia envolve também três filhos adultos de Tutinha e a prima dele, Maria Alice Carvalho Monteiro de Gouvêa, que seria responsável pelo envio de recursos ao exterior de maneira a dissimular o nome de Tutinha.
A denúncia integra a Notícia de Fato número 1.34.001.0063220/2016-03, assinada pelo procurador da república Sílvio Luís Martins de Oliveira. Na notícia, a partir de uma representação da ex-mulher de Tutinha, Flávia Eluf Lufty, ele afirma:
—Ressalte-se, por oportuno, que a remessa significativa de divisas para o exterior, sem a comprovação nos autos, indica possível envio de recursos de forma ilegal ou para o fim de promover lavagem de capitais.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Tentativa de latrocínio deixa jovem ferido em frente à Catedral-Santuário de Juazeiro

(foto/reprodução WhatsApp)

Uma abordagem criminosa ocorrida na noite de ontem (23) por pouco não deixou um jovem de 18 anos morto, em frente à Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, centro de Juazeiro (BA). De acordo com informações, a vítima estava na Praça da Bandeira quando dois homens em uma motocicleta teriam anunciado o assalto e pedido o seu celular.
No momento em que o jovem se preparava para entregar o aparelho, o jovem foi alvejado, caindo no local. Testemunhas acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar (PM), que compareceram ao local. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima, nem se a PM conseguiu capturar os bandidos. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS 

Em PE, Secretaria de Segurança diz que tráfico é responsável por 60% dos homicídios no estado

Resultado de imagem para mapa do crime em pernambuco

A respeito da manchete de ontem do Jornal do Commercio, “Litoral Sul refém do medo”, a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) afirmou que o aumento do tráfico de drogas é responsável por 60% dos homicídios em Pernambuco e que ele está sendo combatido de forma intensa pelas forças de segurança, com investimentos, inteligência policial, repressão e prevenção, a partir de reforço no policiamento ostensivo das cidades do Litoral Sul.
A SDS ressaltou que, em dezembro do ano passado, foi inaugurada a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Tamandaré, que, além do município-sede, também recobriu os territórios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e São José da Coroa Grande. Com esse reforço, prisões foram efetuadas e pontos de drogas, debelados.
De acordo com a secretaria, o reforço da segurança no Litoral Sul se reflete nos números de janeiro de 2018, que teriam diminuído em comparação com o mesmo mês de 2017. Segundo a pasta, somando as cidades de Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré, foram registrados, em janeiro deste ano, 365 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), contra 547 no mesmo período de 2017, uma queda de 33,3%.
A SDS ainda disse que duas novas delegacias de Repressão ao Narcotráfico, recentemente implantadas no Cabo de Santo Agostinho e em Vitória de Santo Antão, estão dando apoio às investigações dos homicídios tanto em Enseada dos Corais, como em São José da Coroa Grande.
HOMICÍDIOS: Em 48 horas, cinco pessoas foram assassinadas na praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, na última semana. Ainda não se sabe se os crimes têm ligação, mas quatro deles estariam relacionados ao tráfico de drogas. Este ano, outras onze pessoas foram vítimas de homicídios na praia de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado. Uma delegacia móvel foi instalada no local, na última terça-feira (20), para ajudar nas investigações. (Via: Jc Online).

Blog do BILL NOTICIAS

Sebrae inspira mulheres empreendedoras


Evento aberto ao público será realizado no auditório do Banco Central na próxima quinta-feira, 1º de março, dando início ao Mês da Mulher
(C.Geral). 
Nos últimos 14 anos o número de empresárias cresceu 34% no Brasil, somando mais de 7,9 milhões de mulheres que comandam micro e pequenas empresas. Além disso, mais de 43% dos cargos de gerência dessas empresas também já são ocupados por elas. Com histórias de garra e superação, enfrentando quase sempre mais de dois turnos de trabalho, muitas mulheres vêm se destacando no campo do empreendedorismo. Para contar histórias de sucesso de algumas dessas mulheres, será realizado o evento Inspiração Sebrae, dando início à programação do Mês da Mulher.
Mais do que um seminário, o encontro empresarial promoverá o compartilhamento de experiências e vivências, na tentativa de ajudar outras pessoas. O Inspiração Sebrae terá início às 8h30, com palestras de mulheres de sucesso. Ana Fontes, sócia-fundadora do Natheia Coworking e Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e Mércia Moura – empresária à frente da Marie Mercié e fundadora da MM Special – darão início às atividades, falando sobre empreendedorismo como uma vida de propósitos, e compartilhando suas experiências na trilha do sucesso. Na sequência, juntam-se às palestrantes as empresárias Gabriela Fiuza, da marca Calma Monga, e Marcelle Sultano, da Rishon Cosméticos, para debate sob mediação de Roseana Faneco, analista do Sebrae.
“O evento abre as comemorações do Sebrae do mês da mulher. Estamos dando voz exclusiva às mulheres empreendedoras. Elas vão apresentar suas histórias e colocar em debate os seus pontos de vista sobre o tema Empreendedorismo, Propósito e Resiliência. A ideia é inspirar outras empreendedoras e empreendedores e ajudar a refletir os papeis de liderança e gestão”, explica Lívia Moura, analista do Centro de Educação Empresarial do Sebrae em Pernambuco. O foco do evento são as mulheres, mas a instituição vem incentivando que todas as pessoas participem para refletir e crescer com o encontro.
O evento terá a correalização da Rede Mulher Empreendedora (RME), da Rede Global de Empreendedorismo (RGE) e da Sala do Empreendedor do Recife. E apoio do Banco Central, da Secretaria Estadual da Mulher, da Secretaria da Mulher da Cidade do Recife, da Rede Ela Empreendedora e do Clube Negócios Femininos. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...